BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Thursday, January 29, 2015

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, DE LEWIS CARROL


Naquela ribanceira, já podíamos ver que Alice estava um pouco inquieta, sem entender como sua irmã podia gostar de ler um livro sem figuras ou diálogos. Afinal, de que serve um livro sem figuras nem diálogos? De repente, Alice vê um Coelho Branco passar correndo. Inicialmente, ela não deu importância a isso. Mas, quando ele tirou um relógio do bolso do colete e começou a reclamar "Ai,ai! Ai,ai! Vou chegar atrasado demais!" a garotinha percebeu que havia algo estranho naquilo e então resolveu seguir o bichinho. Mas foi quando Alice, tentando acompanhá-lo, caiu dentro da toca do coelho é que realmente chegou ao País das Maravilhas. Alice caiu e caiu numa queda 'interminável'... 


ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS – Tudo começou com a história As aventuras de Alice embaixo da Terra que na hora da publicação virou Alice no país das maravilhas (1865) e Alice no país do espelho (1872), contando a história da menina Alice que entra em na toca de um coelho falante e descobre um mundo fantástico. A viagem ao universo criado por Lewis Carroll para o mundo de Alice no qual tudo se agiganta ou se encolhe, tudo se torna inalcançável à medida que se desenrola do imprevisível povoado por um chapeleiro maluco, o caxinguelê dorminhoco, a gatinha Dinhah, o lagarto Bill, o Rato, Aves, a casa da Lebre de Março, a Rainha de Copas, tudo que faz o país das maravilhas. No país do espelho, ela atravessa para o mundo fantasioso no espelho com regras do jogo de xadrez que vai dar na colina de onde se vê a panorâmica realidade da Rainha Vermelha no jardim das flores falantes. Ao ajudá-la, vai dar no terreno do tabuleiro de xadrez onde criaturas esquisitas e interessantes vão proporcionar um momento de conversas loucaus e canções malucas e longas até encontrar a saída.

REFERÊNCIA
CARROLL, Lewis. Alice no país das maravilhas; através do espelho e o que Alice encontrou por lá. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

Veja mais aqui.