BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Friday, January 23, 2015

A LITERATURA INFANTIL DE VIRIATO CORREIA



A MINHA COLEÇÃO DE VIRIATO CORREIA – Quando saía das aulas do primário – à época, quase meados dos anos 1960, eu estudava com a saudosa professora Hilda Galindo Correia, na Escola da Maçonaria -, eu me esgueirava pela Rua Nova, contornava a Rua do Ginásio Municipal, entrava na Rua Fausto Figueiredo e, na esquina da Cooperativa, entrava na Rua Estácio Coimbra, e lá estava o que mais vidrava meus olhos: a banca do Zal. Lá eu enchia as mãos de sair bem carregado. Era que meu pai havia liberado para que eu pegasse qualquer publicação que estivesse chegado: livros, revistas, gibis. Foi aí que comecei a minha primeira coleção: a de Viriato Correia. Saía correndo pra casa e me sentava no chão num canto da casa, passava horas brincando sozinho reinventando cada situação de suas histórias. Ah, como eu adorava criar meu universo a partir das histórias que lia. Eu e o meu amigo invisível com todos os amigos invisíveis que eu inventava a torto e a direito, para reinventar as estórias lidas e criando as minhas próprias.






VIRIATO CORREIA – Manuel Viriato Correia Baima do Lago Filho (1884-1967) foi jornalista, escritor e dramaturgo, autor de diversos livros para crianças, bem como de romances, peças teatrais, crônicas e novelas, sendo, também, membro da Academia Brasileira de Letras.

Veja mais aqui.