BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Friday, January 30, 2015

AS TAGARELAS CALOPSITAS


O dia mal amanhecera e a maior algazarra já reinava no ambiente. É que se deu a chegada de uns pássaros muito inquietos, alegres e barulhentos que Pai Lula falou tratar-se de calopsitas – a gente aqui ficou chamando mesmo de periquito. E eram muitas e de todas as cores: calopsita lutina, prata, canela, silvestre, fulva, opalina, branca, arlequim, pérola, albinas, cara branca, pastel, prata recessivo e dominante, enfim, plumagem de todo tipo e, de toda cor. Na sua buliçosa forma de ser emitem gritos, assoviar e chegam a falar algumas coisas incompreensíveis. 


Foi aí que ele explicou que o outro nome dela é caturra e é considerado um papagaio de crista e até uma pequena cacatua. Pra gente mesmo, repito, continuam sendo periquitos. E elas são nativas da Austrália, são muito dóceis, adequadas para serem conservadas como animais de estimação e vivem cerca de 25 anos.



Pai Lula estava organizando o cardápio da dieta delas: sementes, rações, frutos, verduras, mistura de alpista com painço, arroz com casca, aveia, sementes de girassol ou de linhaça, maçã e peras sem sementes, espinafre, chicória, osso de siba, pedra de cálcio. E elas também são achegadas a insetos. Nada de alface, abacate, cafeína, chocolate, gorduras, nem folha de batata, tomate, feijão e sementes e caroços em geral: podem matá-la, é preciso ter cuidado -, avisou enfaticamente Pai Lula.


Ele explicou pra gente que precisam e adoram tomar banho, mesmo não sabendo nadar. As brincadeiras principais delas são esses gritinhos, assovios e até falar chamando o nome da gente ou palavras que aprendam. Já deu pra ver que elas adoram brincar e quando estão com sono, abrem o bico e bocejam várias vezes seguidas, adorando um carinho atrás da cabeça e nas bochechas.


Esses periquitos trouxeram uma alegria maravilhosa pra casa da gente!

Veja mais aqui.