PSICOLOGIA ESCOLAR – O livro Introdução
à psicologia escolar, organizado por Maria Helena Souza Patto, reúne
diversos autores tais como Paulo Freire, Aparecida Joly Gouveia, David Swartz, Magda Becker Soares, J.
Mc Vicker Hunt, Basil Bernstein, Susan H. Houston, Luiz Carlos Cagliari, Maria
Aparecida A. Moysés, Cecília Azevedo L. Collares, Dante Moreira Leite, Elba Siqueira de Sá
Barreto, Rodolfo H. Bohosi jwsky, Guilhermo
García, Sara Delamonte David
Hamilton, Sylvia Leser de Mello, Marcos C. Silva Loureiro, que abordam temas
como a articulação entre a sociedade e a educação e psicologia escolar, o sistema escolar brasileiro, a escola como objeto de controvérsia, Pierre Bourdieu e a transmissão cultural da
desigualdade social, a avaliação educacional e
clientela escolar, a educação "bancária" e educação libertadora, pobreza e escolarização, o conceito de privação e de desvantagem, o uso de programas
pré-escolares de enriquecimento como um antídoto para a privação cultural e
suas bases psicológicas, a estrutura social diante da linguagem e aprendizagem,
reexame de algumas afirmações sobre a linguagem da criança de baixo nível
socioeconômico, desnutrição, fracasso escolar e merenda, psicologia
escolar, da psicologia do "desprivilegiado " à psicologia do oprimido,
a família pobre e a escola pública com anotações sobre um desencontro, a interação
professor – aluno, educação e relações interpessoais, professores de periferia
e as soluções simples para problemas complexos, a psicopatologia do vínculo professor-aluno: o professor como
agente de socialização, a relação pedagógica como vínculo libertador, formação
docente, a pesquisa em sala de aula: uma crítica e uma nova abordagem, a observação
antropológica da interação professor-aluno: resumo de uma proposta, repensando
a psicologia escolar, a formação profissional dos psicólogos: apontamentos para
um estudo, o papel social e a formação do psicólogo: contribuição para um
debate necessário, entre outros assuntos.
REFERÊNCIAS
PATTO, Maria
Helena. Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.