BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Friday, July 11, 2014

A LITERATURA INFANTIL DE ROBERT HENRYSSON



ROBERT HENRYSON - O poeta escocês Robert Henrysson (1460-1500) destacou-se pela narratina macabra, humor extravagante e espírito autenticamente esconces. As suas Fabilis revivem conhecidas fábulas de Esopo (publicando Moral fabilis of Esope) e dando continuidade à obra de Chaucer, incluindo versões desconhecidas e trabalhos originais, tornando-se um recriador mais que tradutor. 


Fez uso do antropomorfismo em suas fábulas morais, onde a mistura de características humanas e animais é particularmente sutil e ambígua. O livro índio Panchatantra e os contos Jataka empregam animais antropomórficos para ilustrar vários princípios de vida. Sua escrita é constituída principalmente de obras narrativas altamente inventivas em seu desenvolvimento de técnicas de contação de histórias, demonstrando um equilíbrio de humor sagaz e de alta seriedade que muitas vezes é multicamadas em seus efeitos, a exemplo do seu Morall Fabillis, um longo poema estruturado de treze histórias fábula em um ciclo que é executado pouco menos de 3000 linhas, no qual ele expressa uma visão de mundo consistente, mas complexa, que parece normal contenhando elementos críticos e questionadores.

Aparece, então com uma visão mais trágica no seu Testamento de Cresseid, que é um conto de sutileza moral e psicológica de um modo trágico fundada sobre o conceito literário de "completar" a história de arco para um personagem em um poema de Chaucer. O seu Testamento de Creseid e a pastorela Robene and Makyne, são caracterizadas por uma narrativa carregada de comicidade e dramaticidade, superando o tradicional estilo retórico pela nobreza e profundidade de sentimentos e apurado sentido da forma. Entre as suas fábulas destacam-se A ovelha e o cão, O leão e o rato, A pregação da andorinha, O lobo e o cordeiro, entre outras.

REFERÊNCIA
FERRER, Juan José Prat. Historia del cuento tradicional. Urueña: Fundación Joaquín Díaz, 2013.