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PSIQUE INFANTIL – Para Alexis Leontiev, a infância pré-escolar é o período da
vida em que o mundo da realidade humana que cerca a criança abre-se cada vez
mais para ela. Durante esse período da sua vida, o mundo a seu redor se
decompõe em dois grupos: o primeiro, com pessoas inteiramente relacionadas com
ela; o segundo, formado por todas as demais pessoas mediadas pelas relações do
primeiro círculo. Os vínculos que as crianças de três a cinco anos estabelecem
entre si, constituem, em grande parte, o elemento pessoal privado em seu
desenvolvimento. Já com seis anos ela pode ler muito bem e seu conhecimento
pode ser relativamente grande.A transição do período pré-escolar da infância
para o estagio subsequente do desenvolvimento da vida psíquica ocorre em
conexão com a presença da criança na escola. A transição para um novo estágio
ocorre seguindo o mesmo padrão interior. Do ponto de vista da consciência, essa
transição para a idade da escola secundária é marcada pelo crescimento de uma
atividade critica em face das exigências, do comportamento e das qualidades
pessoais dos adultos, e pelo nascimento de novos interesses que são, pela
primeira vez, verdadeiramente teóricos. Ao estudar o desenvolvimento da psique
infantil deve-se começar analisando o desenvolvimento da atividade da criança,
como ela é constituída nas condições concretas de vida. O critério da transição
de um estágio para outro é precisamente a mudança do tipo principal de
atividade na relação dominante da criança com a realidade. Essa atividade é
efetuada pelo desenvolvimento que governa as mudanças mais importantes nos
processos psíquicos e nos traços psicológicos da personalidade da criança, em
um certo estágio de seu desenvolvimento. Esses estágios não apenas possuem um
conteúdo preciso em sua atividade principal, mas também uma certa sequencia no
tempo – um liame preciso com a idade da criança. O seu conhecimento e a sua
interpretação da realidade ocorre em conexão com sua atividade. Em cada estágio
de seu desenvolvimento, ela é limitada pelo circulo de suas atividades, o qual,
por sua vez, depende da relação principal da atividade principal, que é
precisamente porque esta atividade também caracteriza esse estágio como um
todo. O desenvolvimento das funções psicofisiológicas da criança está assim
também ligado com o curso geral do desenvolvimento de sua atividade. No estágio
pré-escolar da infância uma mudança que ocorre na memória é a formação da
lembrança e recordação voluntárias. No começo da sua vida escolar, elas
frequentemente se esquecem daquilo que se propuseram a fazer, tornando-se
incapazes voluntariamente de se recordar do que deviam fazer no mento
necessário. Cada uma das atividades não expressa simplesmente sua relação com a
realidade objetiva. As relações sociais existentes expressam-se também
objetivamente em cada uma de suas atividades. Ao se desenvolver, uma criança
finalmente transforma-se em um membro da sociedade, suportando todas as
obrigações que a sociedade impõe. Os estágios sucessivos de seus
desenvolvimento nada mais são do que os estágios separados dessa transformação.
Todavia, a criança não se limita, na realidade, a mudar de lugar no sistema das
relações sociais. Ela se torna também consciente dessas relações e as
interpreta.
REFERÊNCIA
VIGOTSKI,
L.; LURIA, A.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São
Paulo: ícone, 2012.