BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Wednesday, September 26, 2012

NECESSIDADES DA CRIANÇA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR




NECESSIDADES DA CRIANÇA EM IDADE PRÉ-ESCOLAR – Analisando "Necessidades da criança em idade pré-escolar", com as ideias de do professor Vitor da Fonseca, encontrou-se inicialmente que a criança é o pai do adulto, por isso é importante sua educação e formação, prevenindo o insucesso escolar e o insucesso experiencial. Com essa afirmação, ele norteia que se deve buscar uma uma perspectiva biopsicosocial que permita desenhar um curriculo psicoeducacional abrangente e de qualidade para educação pré-escolar. E que essa perspectiva sistêmica e holística das necessidades de desenvolveimento com uma visão multicomponencial, multiexperencial e multicontextual da criança.
A partir disso ele passa a explicar que, multicomponencial porque centrada na própria criança como ser complexo em desenvolvimento, envolvendo a simultânea contiguidade de compoennetes em co-interação, desde as psicomotores, às psicolingüísticas, desde as cognitivas às sócio-emocionais; multiexperiencial, porque decorrente da qualidade das oportunidades de desnevolvimento encaradas sobre a freqüência da sua habituação ou generalização; e multicontextual, porque resultantes da adpatadbilidade e adequabilidade dos contextos às características únicas, totais e evolutivas da criança em idade pré-escolar, período crítico de maturação neurológica e de transição de processos de aprendizagem pré-simbólicos para os simbólicos. Com isso ele traça que a leitura, a escrita, o cálculo e a resolução de problemas, as tarefas complexas. Passam por necessidades explicitadas no desenvolvimento cognitivo, psicomotor, psicolingüístico e sócio-emocional da criança. Disso, observa que o desenvolvimento cognitivo como agente de assimilação dinâmica, mais do que um receptor, ela é um gerador e um criador de conhecimentos, de atitudes e competências e não um reprodutor de modelos adultos. Por isso a necessidade de um currículo cognitivo para que elas possam integrar as condições de processamento de informação.
Já o desenvolvimento psicomotor porque se trata de um processo que encerra a questão das relações recóiprocas entre motricidade e psiquismo, e a fenomenonologia das emoções.
O desenvolvimento tônico-sinergético porque consubstanciado numa mais perfeita modulação e maturação tônico-postual e tônico-emocional verificada por uma redução da hipotonia, por uma diminuição das paratonias e das sincinésias em todas as expressões corporais globais, finas e emocionais da criança; segurança gravitacional, visível num melhor controle postural, numa equilibração estática mais economica quer unipedal quer dinâmica, e essencialmente numa integração vestibular mais plástica, conferida à expressão da criança não só graciosidade e exuberãncia, mas também, maior poder de inivição e regulação da ação; reconhecimento posicional pessoa e espacial, demonstrando não apenas por uma inequóivoca dominância sensocial e motores, mas igualmente por uma melhor organização intra e interhemisférica que ilustra a especialização cerebral e a potencialidade corporal necessárias para a criança pré-escolar dispor dos instrumentos neuropsicológicos de locação e navegação espácio-temporal obviamente implicados nas aprendizagens simbólicas da leitura, da escrita e do cálculo; somatognósia, revelada numa melhor representação mental do corpo e do eu, confirmada num desenho do corpo mais pormenorizado e articulado no todo e nas partes, exibindo componentres grofomotores mais precisos, poideres miméticos impressionantes, ecocinésias diferidas e projecionais mais perfeitas e melódicas; e planificação e organização práxica, enunciada numa organização construtiva e elaborativa do gesto intecional,permitindo à criança descobrir e transformar o mundo exterior, e por analogia, integrar a ontogenese da sua aprendizagem singular e plural.
No desenvolvimento psicolinguistico porque é o paralelo com um extraoprdinário avanço e complexidade no vocabulário, com uma produção articulatória inteligível e quase perfeita em termos semântico-sintáticos, com amrcadores, tempos de verbos corretos, pronomes, adjetivação crsscente, adverbitização perspicaz, dentre outras, entiqwuecimento simbólico receptivo, integfrativo, elaborativo e expressivo. E o desenvolvimento socio-emocional, porque tem de revelar uma conduta e uma reciprocidade agetiva constantes, uma auto-estima equilibrada e uma auto-suficiencia acrescida, uma sociabilização com os parceiros e com os adultos, uma competência lúdica inexcedível, com respeito por regras e normas, etc. tem de manejar impulsos, de modular frustrações, de produzir iniciativas sociais, de resolver conflitos, de controlar e administrar emoções, numa palavra tem de exibir uma inteligência emocional antes de pilotar a inteligência simbólica.
Fica, portanto, a partir de tais pressupostos muito claro que as dificuldades de aquisição das competêencias podem redundar em dificuldades de aprendizagens, muitas delas indutores de bloqueios emocionais e congnitivos que pode ser obsevado em muitas crianças. Para tanto, ele chama atenção para o caso da implicação sensório-motora no desenvolvimento psíquico da criança, onde tais condições do sentir entendidas como pré-requisitos da organização neurológica da aprendizagem, verdadeiras pré-aptidões que permitem depois ler, escrever e contar, e torná-la agradável e prazeiroza, vão gerar a significação da experiência na criança. Assim, ele propõe mudar os currículos, a integração educadora-criança, os processos de ensino-aprendizagem, para mobilizar as sete inteligências da criança, para otimizar as condições de desenvolvimento e de aprendizagem, nomeadamente; a integração postural, a integração sensorial, integração motora, somatognósia, espacial e simbólica. Esclarecendo melhor, ele destaca que as sete inteligências estão especificadas como sendo quinestésico corporal, intra-pessoal, interpessoal, lingüistica, lógico-matemática, visuo-espacial, e musical. E disso, passa para as pré-aptidões cognitivas, psicomotoras, psicolingüísticas e sócio-emocional.

FONTE:
FONSECA, Vítor - Necessidades da criança em idade pré-escolar. Saber(e)Educar.N.º5 (2000), p.7-37.

Veja mais nas áreas de Psicologia e Educação.


Monday, September 24, 2012

TODO DIA É DIA DE SER CRIANÇA – PEDRINHO, O MENINO SAPECA


PEDRINHO, O MENINO SAPECA – Pedrinho, ou melhor, como ele mesmodiz de forma explicada, José Pedro da Silva Neto, de 4 anos, estuda na escola Cristo Redentor, em Maceió, e é filho de Jacson e Luciana.

Veja mais a garota Isis Correa Naves e a meninada da campanha Todo dia édia da Criança. E muito mais no YouTube e no Facebook.


Thursday, September 20, 2012

TODO DIA É DIA DE SER CRIANÇA – ÍSIS CORRÊA NAVES



A ARTE DA ÍSIS CORRÊA NAVES


AMOR DE PRIMAVERA
(Isis Corrêa Naves)

Eu conheci um amor que era o meu sonho de primavera
conto os minutos pra te ver
vamos comigo sonhas a nossa paixão
entrar no nosso lindo coração
que ele nos espera pra ter uma primavera repleta de carinho
passo todas as estações com você se você quiser me amar
o amor não se acaba
todo dia é dia de amar
não perca as esperanças...

A PÉROLA DO AMOR
(poema para o dia dos namorados)
(Ísis Corrêa Naves)

eu fico fingindo que não gosto de você
mas ta tão na cara que eu gosto de você
você roubou meu coração
quando estou triste é você que me alegra
seu sorriso seu perfume me deixaram apaixonada
eu te amo mais do que tudo
não importa o que acontecer sempre te amarei.



ELA POR ELA MESMA: Tenho 9 anos, estudo na Escola José Augusto de Mesquita, no quarto ano da Dona Amelia. Minha cidade natal é Campos Gerais – MG. Quando crescer eu quero ser cantora; estilista; modelo; pintora e outros. Adoro moda fashion gosto muito de flores e sou muito bonita e vaidosa. Meu signo capricórnio.



Veja mais no YouTube e no Facebook.




Tuesday, September 18, 2012

TODO DIA É DIA DE SER CRIANÇA




TODO DIA É DIA DA CRIANÇA

Música & Letra de Luiz Alberto Machado

Ser criança é viver o amor
é viver seja onde for
com sorriso em suas mãos
e se encantar com a beleza
de tudo da natureza
sem temor e inibição

Ser criança é toda hora
dar valor aqui e agora
começando a brincadeira
e reinando a vida inteira
com pureza de ação
e calor no coração

Vamos então contar história
pros meninos, pras meninas
do raio da silibrina
e coisa do caritó
debulhar todo pencó
toda rima, toda prosa
todo mote, toda glosa
cantoria trololó

Toda moça mais bonita
vai ficar fazendo fita
e mesura pra vovó
os meninos mais festeiros
vão pular de cambiteiros
até desatar o nó
e eu não vou só
e eu não vou só
por que?

ser criança é ser feliz
ser criança é ser feliz

Todo dia é dia de ser criança
e de ter a esperança
no meu Brasil melhor
o meu país melhor
pras crianças e todos nós


Veja mais no YouTube e no Facebook.



Monday, September 17, 2012

NITOLINO E A MÚSICA




Nitolino é muito sapeca, vive se requebrando com os frevos de Pai Lula e arrmedando as cantigas da Tia Conça, solfejando melodias ao solo de uma guitarra imaginária no bucho.

Não é que ele está aprendendo a tocar violão? É, de verdade. Agora vai.

A maior alegria dele é se apresentar no Circo Itinerante Brincarte e nas Escolas.

Ô cabra amostrado esse.



Veja mais Livros Infantis, Cordel Tataritaritatá, 30 Anos de Arte Cidadã, Agenda e a respeito das consultas presenciais e online para TCC.


Monday, September 03, 2012

APOIO ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES



CRIANÇAS E ADOLESCENTESNitolino & toda Turma do Brincarte estão felizes por encontrarem uma voz que fala das crianças, dos adolescentes e um futuro melhor para todas as pessoas. Aqui os nossos parabéns para a poeta e radialista Meimei Correa, desejando sucesso na sua caminhada.

E veja mais sobre Livros Infantis, Cordel Tataritaritatá, 30 Anos de Arte Cidadã, Agenda e a respeito das consultas presenciais e online para TCC.