DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E EDUCAÇÃO – A
obra Desenvolvimento psicológico e educação, de César Coll, Alvaro Marchesi,
Jesus Palacios e colaboradores, traduzido por Fátima Murad e supervisão de
Claudio Roberto Baptista, reúne três volumes que vão desde a psicologia
evolutiva, a educação escolar e os transtornos do desenvolvimento e
necessidades educativas especiais.
O primeiro volume é dedicado à Psicologia
Evolutiva, abordando temas como conceitos, enfoques, controvérsias e métodos
desse modelo psicológico, o crescimento físico e desenvolvimento psicomotor e
cognitivo na primeira infância, o inicio da comunicação, da representação e da
linguagem, o desenvolvimento socioafetivo e da personalidade da criança, conhecimento
social e desenvolvimento de normas e valores, a conduta social, os processos
cognitivos básicos e desenvolvimento intelectual, adolescência, o pensamento
formal e mudança conceitual, personalidade e desenvolvimento social, a idade
adulta e a velhice.
O segundo volume é dedicado à psicologia da
educação escolar, tratando sobre concepções e tendências atuais em psicologia
da educação, os processos educacionais a partir de uma perspectiva psicológica,
aprendizagem e desenvolvimento, a concepção genético-cognitiva da aprendizagem,
aprendizagem significativa e a teoria da assimilação, representação e processos
cognitivos, esquemas e modelos mentais, a teoria sociocultural do
desenvolvimento e da aprendizagem, construtivismo e concepção do ensino e da
aprendizagem, fatores e processos psicológicos envolvidos na aprendizagem
escolar, inteligência e capacidade de aprendizagem, o uso estratégico do
conhecimento, orientação motivacional e estratégias motivadoras de aprendizagem
escolar, afetos, emoções, atribuições e expectativas, diferenças individuais e
atenção à diversidade, a dinâmica dos processos de ensino e de aprendizagem, a
sala aula, ensinar e aprender, linguagem, atividade e discurso, interação
educacional, interação entre alunos, interatividade, mecanismos de influencia
educacional e construção do conhecimento, a psicologia do ensino e a
aprendizagem dos conteúdos escolares, alfabetização, matemática, geografia,
história, ciências sociais, ciências físico-naturais, avaliação da aprendizagem
escolar, as instituições escolares como fonte de influencia educacional,
ambiente familiar e as novas tecnologias da informação e da comunicação.
O terceiro volume é dedicado aos transtornos
de desenvolvimento e necessidades educativas especiais, tratando sobre as escolas
inclusivas, a linguagem da deficiência, as praticas das escolas inclusivas,
problemas de aprendizagem, atrasos maturativos e dificuldades na aprendizagem,
os problemas de linguagem na escola, a linguagem escrita, problemas afetivos e
de conduta, motivação, transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas
especiais, crianças cegas ou deficientes visuais, crianças surdas, os alunos
com deficiência mental, paralisia cerebral e outras alterações motoras, o
autismo e os transtornos globais do desenvolvimento, o aluno com necessidade de
apoio generalizado, avaliação e assessoramento, a avaliação psicopedagógica, a
atenção à diversidade e as adaptações do currículo, ensinar e pensar por meio
do currículo, as famílias de crianças com necessidades educativas especiais.
REFERÊNCIA
COLL, César; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS,
Jesus. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.