BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Friday, February 20, 2009

FOLIA TATARITARITATÁ!!!



Gentamiga,
Vamos brincar este carnaval com muito frevo na Folia Tataritaritatá da Rádio Tataritaritatá!!!

Beijabrações e até 02 de março!!!!

Luiz Alberto Machado

BATE PAPO COM ANGÉLICA



ANGÉLICA CRISTINA LIMA – Está é a pequenina Angélica, de apenas 4 anos e estuda no Jardim II do CPEC – Cruz das Almas.

Inquieta, ela fica procurando pelos pais Lauzamar e Eloi. E também pela professora Viviane.

A pequenina costuma brincar com Biana Crislaine Cauã e Caíque.

Ela me disse que quando crescer quer ser bailarina.

Perguntei-lhe o que ela mais gosta de fazer e responder que adora brincar. Brincar muito. Também assistir filme. Gosta de banana, suco de morango, batatinha frita e macarrão.

Esta a pequenina lindinha Angélica. Veja outras entrevistas com outros amiguinhos no Fórum do Guia de Poesia.

VEJA MAIS:
FOLIA TATARITARITATÁ
LUIZ ALBERTO MACHADO NO CALDEIRÃO DO HUCK
PREMIO NASCENTE DE POESIA 2009
PRÊMIO BRINCARTE PARA A GAROTADA
FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS

Thursday, February 19, 2009

BATE PAPO COM POLYANA



POLYANA FRANCIELLI LIMA – uma menina ativa, esperta, inteligente. Na verdade uma mocinha de 12 anos de idade que cursa a sexta série do 7º ano do Colégio Mais.

Ela se diz fã dos pais Lauzamar e Eloi. E também pelas professoras Lidia, Rejane, Márcia, Sheila, Dilma, Vanessa, Isabela, Helenice e todas as outras que contribuem para que ela adquira novos conhecimentos.

Quando ela crescer quer ser Policial Federal.

Enquanto isso ela adora os intervalos da escola e as aulas de Educação Física. Além disso, de passear com as coleguinhas Andressa, Carol, Larissa, Andrea, Romulo, Fabiana, João Felipe, Ariana, Gabriela, Leideane e Mariana. E também com os primos Douglas, Maico e Jenifer. E com as tias Claudia, Neusa, Raquel, Adriana e Cristina.

Também gosta de fazer compras, de ler romances, de música eletrônica e hip hop. Adora um morango e se desmancha com uma macarronada. E na hora do lazer ela prefere ficar curtindo na praia do Francês, em Marechal Deodoro – Alagoas.

Esta a nossa amiguinha Polyana. E veja mais entrevistas da garotada clicando aqui no Fórum do Guia de Poesia.

VEJA MAIS:
FOLIA TATARITARITATÁ
LUIZ ALBERTO MACHADO NO CALDEIRÃO DO HUCK
PREMIO NASCENTE DE POESIA 2009
PRÊMIO BRINCARTE PARA A GAROTADA
FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS

MOSTRA DE TEATRO INFANTIL

MOSTRA INFANTIL - III Festival BNB das Artes Cênicas:
O Amor nas Terras do Seu Zé Puxavante (Fortaleza – CE) Grupo Garis Fortaleza: dia 01, dom, 10h30, 15h e 17h Sousa: 28, sáb, 15h30 Cariri: 29, dom, 13h30 e 15h Rosinha, filha de seu Zé Puxavante, namora Tonho já há um bom tempo. Ambos anseiam pelo casamento, porém, Tonho terá que provar ao coronel suas boas intenções com a moça. O desafio será uma verdadeira peleja de cantadores. Então, Zé Puxavante, surpreendido com a habilidade e a inteligência do rapaz, acolhe-o em sua casa e dá-lhe a mão de sua filha. Direção: Grupo Garis. Classificação Indicativa: Livre. 50min.
A Triste Estória de Catarina e Bily Macarrão (Fortaleza-CE) Cia. Epidemia Teatro de Bonecos Fortaleza: dia 07, sáb, 10h - Local: Espaço Viva Gente – Rua Menor Gerônimo s/n – Jardim União – Fortaleza-CE Fortaleza: dias 08, 15 e 22, dom, 10h30 Fortaleza: dia 21, sáb, 17h30 - Local: Projeto Social Cidadão de Futuro – Praia do Futuro – Fortaleza-CE (acesso exclusivo à comunidade do Projeto) Fortaleza: dia 28, sáb, 17h30 - Local: Centro Cultural Patativa do Assaré – Av. B, nº 701 – Conjunto Ceará – Fortaleza-CE - Fone: 85 3259.5757
Espetáculo de bonecos que traz a história de um astro da música apaixonado por uma moça do interior, mas seus pais são contra o casamento – o que leva Catarina à morte. Quando Bily descobre, fica muito triste e desaparece. Eles voltam a se encontrar no céu, e são felizes por toda a eternidade. Emoções e sentimentos fortes são tratados de forma natural, o que favorece o entendimento da criança para temas delicados como o amor e a morte. Direção: Izabel Vasconcelos. Classificação Indicativa: Livre. 45 min.
O Marajá Sonhador e Outras Histórias (Brasília–DF) Cia. Os Buriti Sousa: 06, sex, 19h30 Cariri: 07, sáb,15h Fortaleza: 08, dom, 15h e 17h Contação de histórias brasileiras e de outras partes do mundo de caráter musical, cuja linguagem cênica ressalta a expressão corporal, rompendo a barreira entre teatro e dança. O espetáculo é composto por seis histórias que resgatam aspectos simbólicos e mágicos da cultura brasileira e universal através do ritmo dos tambores e da cadência narrativa das palavras. Direção: Eliana Carneiro. Classificação Indicativa: Livre. 60 min.
Colcha de Retalhos (João Pessoa-PB) Cia. Boca de Cena Sousa: dia 12, qui, 19h30 Sousa: dia 13, sex, 09h - Local: Comunidade Cigana de Pedro Maia. Neste trabalho são reunidas algumas das mais conhecidas linguagens e técnicas do Teatro de Bonecos, e costurada uma enorme “Colcha de retalhos”. Este espetáculo encanta crianças, jovens e adultos, funcionando como um mostra de encenações rápidas onde são apresentados, de uma só vez, três espetáculos com duração média de 15 minutos cada um. Direção: Artur Leonardo. 45min.
Ah, Cambaxirra se Eu Pudesse! (Rio de Janeiro – RJ) Cia. Boto-Vermelho Sousa: 13, sex, 19h30 Cariri: 14, sáb, 15h Fortaleza: 15, dom, 15h e 17h Espetáculo de animação de títeres que nos conta a história de uma cambaxirra que está construindo um ninho na mais bonita árvore da floresta de uma cidade da Europa do séc. XVIII, e é surpreendida com a presença de um caçador que pretende derrubar a árvore. Para não deixar que isso aconteça, terá que lutar com muita persistência contra as forças do imperador. Direção: Ricardo Schöpke. Classificação Indicativa: Livre. 66 min.
A Princesa de Bambuluá (Brasília –DF) Voar Teatro de Bonecos Sousa: 20, sex, 19h Cariri: 21, sáb, 15h Fortaleza: 22, dom, 15h e 17h Conto popular que fala dos desencontros amorosos entre João e a Princesa, onde todas as forças naturais e sobrenaturais conspiram contra essa união. A narrativa se inicia no sertão brasileiro e em sua inspiração pelas figuras ibéricas de reis, rainhas e princesas, transitando para o continente europeu, mais precisamente no reino de Bambuluá, para onde João parte voando nas asas de um urubu, a fim de reencontrar a sua amada. Direção: Marco Marcolino. Classificação Indicativa: Livre. 45 min. Os Três Porquinhos (Crato-CE) Grupo Anjos da Alegria Sousa: dia 21, sáb, 17h Uma família de porquinhos vivia feliz apesar das brigas dos três irmãos. Certo dia, a mamãe diz aos filhos que não aguenta mais as suas frequentes brigas. Por isso, eles resolvem ir embora para outro lado da floresta. Lá chegando, os três porquinhos resolvem construir suas casinhas. O que eles não sabiam era que naquele lado da floresta existia um lobo mau. Direção: Flávio Rocha. Classificação Indicativa: Livre. 60min.
A Menina dos Brincos de Ouro (Fortaleza-CE) Paula Yemanjá e Edivaldo Batista Sousa: dia 25, qua, 19h30 Maria do Socorro é filha de lavadeira e sonha em ser cantora. Sua vida muda quando é raptada por Venâncio, homem inescrupuloso, que a obriga a cantar em troca do par de brincos de ouro que a menina perdeu e ele achou. Direção: Paula Yemanjá e Edivaldo Batista. Classificação Indicativa: Livre. 60min.
O Planeta que Era Azul (Sousa-PB) Grupo Teatro Oficina Cariri: dia 27, sex, 15h Sousa: dia 29, dom, 16h e 20h Três crianças, três vontades e um só destino: “o Planeta que era azul”. Por que não é mais? O que fazer para restaurar a ordem das coisas? Só viajando com essas crianças para saber. Nesta viagem a imaginação, o sonho e a fantasia nos conduzirão a um planeta sem cor. Direção: Chico Oliveira. Classificação Indicativa: Livre. 60min.
Espelho, Espelho Meu (João Pessoa – PB) Rataplan Cia. das Artes Sousa: dia 27, sex, 16h Cariri: dia 28, sáb, 15h30 Fortaleza: dia 29, dom, 10h30, 15h e 17h Um casal de atores mambembes viajantes e contadores de histórias se revezam de forma criativa, através da música e da dança, para conseguirem interpretar sozinhos os treze personagens do conto da Branca de Neve – onde pretendem mostrar às crianças e aos jovens que a felicidade é fruto das dificuldades enfrentadas ao longo da vida. Direção: Isaú Firmino. Classificação Indicativa: Livre. 55min.
CRIANÇA E ARTE Oficina de arte Oficina de Fantoches (Fortaleza – CE) Grupo Calu Maravilhas Fortaleza: dias 01, 08, 15, 22 e 29, domingos, 11h30 O mundo mágico dos fantoches sempre despertou a curiosidade das crianças. Na oficina elas irão confeccionar e manipular suas criações, desenvolvendo suas habilidades e ideias utilizando material reciclável. Número de vagas: 20. 90 min.
Fantoche do Sertão (Sousa–PB) Bivânia Araújo e Francisca Alvino Sousa: dia 14, sáb, 16h É um espaço onde a criança irá conhecer a origem desse fascinante elemento e terá a oportunidade de confeccionar um fantoche com características bem peculiares do sertão – tomando como base uma cabaça, elemento típico da nossa caatinga. Inscrições a partir do dia 03 de março na recepção do CCBNB. Número de vagas: 20. 120min.
Brincando com as Histórias (Juazeiro do Norte-CE) Maria Elisabete Pacheco Sousa: dias 28, sáb, e 29, dom, às 14h30 A oficina se desenvolverá através da dramatização de histórias, onde os participantes poderão se fantasiar de acordo com a sua livre expressão, vivenciando desta maneira o lúdico e a criatividade. Inscrições a partir do dia 03 de março na recepção do CCBNB. N° de vagas: 30. Faixa etária: 7 a 13 anos. 240min.
Pernas-de-Pau (Sousa-PB) Manoel Paulo Sousa: dia 07, sáb, 16h - Local: Calçadão Mundinho Teodoro (ao lado do CCBNB) A oficina visa transmitir técnicas de equilíbrio em pernas-de-pau para crianças. Venha viver essa emoção de equilibrar-se em pernas-de-pau e veja o mundo com outras pernas. Inscrições no dia na recepção do CCBNB. Número de vagas: 20. Faixa etária: 08 a 12 anos. 90min.
Palquinho Livre (Sousa-PB) Lídia Dantas e Wandergilza Batista Sousa: dia 14, sáb, 14h30 No mês das artes cênicas, organize a sua apresentação teatral em 10 minutos e brilhe no palco do Centro Cultural Banco do Nordeste-Sousa, dentro do III Festival BNB das Artes Cênicas. Contatos: Wandergilza (83) 9985-0245; Lídia Dantas (83) 8819-4002. Faixa etária: até 12 anos. 90min
Construindo Histórias Pirilim, O Duende (Sousa-PB) Leidyane Figueiredo Sousa: Dias 13, sex, 21, sáb, 16h Construção voltada para a conscientização ecológica, na qual as crianças terão que ajudar o pequeno duende “Pirilim” a salvar a floresta em que vive das terríveis queimadas provocadas por malfeitores. 60min.
Contação de Histórias Contos da Rua Brocá Júlia Barros Fortaleza: dias 01, 08, 15, 22 e 29, domingos, 16h Contação musical inspirada nos contos do escritor Pierre Gripari, fruto de sua amizade com crianças da rua parisiense que tem gente do mundo inteiro e todos adoram contar e ouvir boas histórias. Um lugar mágico onde reinam a fantasia e personagens divertidos como: sapatos, bruxas, fadas, batatas, meias e muito mais, é só dar assas a sua imaginação. 50 min.
Histórias para Educar e Descontrair (Sousa-PB) Maria do Desterro Sousa: dias 07, sáb, e 20, sex, 16h A escritora contará duas belas histórias dos livros da sua autoria: A liberdade de gringo – essa fábula retrata a luta de um galo de campina pela liberdade; e A garotinha que voltou a sorrir – uma história que dá uma lição de consciência cultural e ambiental. 60min.
Histórias Afro-Brasil (Juazeiro do Norte-CE) Maria Elisabete Pacheco Sousa: dias 28, sáb, e 29, dom, 17h Uma verdadeira viagem ao universo africano, realizada através da contação de histórias, envolvendo lendas e costumes desse povo que tanto contribuiu para o enriquecimento da cultura brasileira. 60min.
Trenzinho da História – PASSEIO ESPECIAL MÊS DO TEATRO Facilitador: Gerson Linhares Fortaleza: dias 01, 08, 15, 22 e 29, aos domingos, 15h30 Nº de vagas: 60 As crianças e acompanhantes (*) passearão por ruas e avenidas do Centro Histórico da cidade, em um veículo tipo trenzinho, com uma parada no Theatro José de Alencar, para aprender mais sobre esse teatro e sua importância para a cidade de Fortaleza. 60min. (*) As crianças deverão ser acompanhadas por um adulto. Será permitido somente um acompanhante por criança.
CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE – FORTALEZA Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza - Ceará - CEP: 60025-130 Fone (85) 3464.3108 - Fax (85) e CARIRI E SOUSA www.bnb.gov.br/cultura

VEJA MAIS:
BRINCARTE
FOLIA TATARITARITATÁ

Wednesday, February 18, 2009

BATE-PAPO COM YNGRID!



YNGRID SOUZA DE JESUS – Esta a Yngrid! Simpática, lindinha, um amorzinho de menina. Ela tem 8 anos e estuda na terceira série do 4º ano no Colégio Santa Bárbara.

Ela adora os pais Marcos e Tatiane. Também as professoras Miriam, Ariana, Carol, Dulcinéia e Delma.

Lembra com carinho dos avós Cleide e Flávio e Geovan e Vitoria. E dos trios Fred, Tamara e Michele.

Quando ela crescer quer ser veterinária.

A laranja é a sua fruta preferida. E também se desmancha numa lasanha. Gosta de passear pela praia do Francês, ir pro parque, gosta de ler livros e de brincar com os coleguinhas Karen, Laisa, Nadine, Catarina, Beatriz, Ana Luiza, Tairana, João, Clovis, Igor e Junior. Também os priminhos Rodolfo, Lucas, Mateus, Vitor, Luiza, Afonso e Arisa.

Esta a Yngrid, a nossa amiguinha. E veja outras entrevistas da garotada clicando aqui no Fórum do Guia de Poesia.

UMA DICA: V PREMIO BARCO A VAPOR - V Prêmio Barco a Vapor de literatura infantil e juvenil 2009. Estão abertas até o dia 28 de fevereiro de 2009, para todos os escritores com mais de 18 anos que apresentem originais dirigidos a leitores entre 6 e 13 anos. Os originais deverão ser endereçados e encaminhados a Prêmio Barco a Vapor, Rua Gomes de Carvalho, 1511 - Mezanino - Vila Olímpia - 04547-005 - São Paulo, SP.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
BRINCARTE & NOSSOS AMIGUINHOS
FOLIA TATARITARITATÁ
LUIZ ALBERTO MACHADO NO CALDEIRÃO DO HUCK
PREMIO NASCENTE DE POESIA 2009
PRÊMIO BRINCARTE PARA A GAROTADA
FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS

Tuesday, February 17, 2009

BATE-PAPO COM ISABELLE



ISABELLE CAVALCANTE NUNES - Esta é Isabelle, uma menina linda e muito tímida! Quase não fala. É caladíssima com jeito de sonsinha. Pudera, tem apenas 7 anos e estuda na primeira série do 2º ano do CPEC – Stela Maris.

Ela é filha de Dyanna e Moisés. E adora a professora Aline Melo.

Fala com muito carinho dos avós Marcia e Manuca e, também, de das Dores e Ronaldo.

Lembra com alegria dos tios Patricia, Daylson, Maria Alice, Deliane, Dayse e Flávio.

Ela adora brincar com os coleguinhas Melina, Raissa, Gabriela, Vinicius, Estáfeno, Iris e Bia.

E também com os priminhos Lucas, Maria Eduarda, Sophia, Mateus e Mariana.

Quando crescer ela quer ser artista plástica, pintora!

É fascinada por laranja e se desmancha com uma macarronada. Também leite com chocolate.

Prefere sempre passear pelas praças, brincar de pega-pega, dançar, jogar no computador e curtir a praia da Sereia, em Maceió.

Na escola ela gosta mais da aula de inglês. E do intervalo onde ela se manda na maior brincadeira.

Esta é Isabelle.

Veja mais:
BRINCARTE
JOÃO VICTOR MOTA MARQUES SILVA - Colégio Marista - Maceió:
LILIANE EMILY DOS SANTOS OLIVEIRA - CPEC/Cruz das Almas - Maceió:
MIGUEL DA SILVA CELESTINO - Colégio Batista Alagoano - Maceió:
GABRIELA PEREIRA DE BARROS ROCHA - Colégio Cristo Rei - Maceió:
BRINCARTE NO FÓRUM
PRÊMIO BRINCARTE

Monday, February 16, 2009

UM BATE-PAPO COM JOÃO!!



JOÃO VICTOR MOTA MARQUES SILVA – Este é o João, o Mota, o Maguinho, um menino de 9 anos de idade que vai fazer 10, filho de Mauricio e Dolores.

Ele está na quarta série do 5º ano do Colégio Marista.

Segundo ele mesmo disse, não é muito achegado a estudar, mas gosta de ir para escola só pra brincar com os coleguinhas Gabriel, Icaro, Mateus, Emerson e Gustavo.

Na escola ele também gosta da professora do ano passado, a tia Zélia. As atuais são muitas, ele nem se lembra dos nomes. Pudera, ainda está no começo do ano, né?

Da família ele lembra logo das avós Evalda e Liquinha. Também das tias: Rose, Cêça, Glória e Nada. Os tios Tarcisio e Angelo. Dos primos Ricardinho, Carlinha, Daniela, Evaldinha, Paulinho, Gabriel, Anjinho e Vanessa.

Quando crescer ele quer ser jogador de futebol. E feito o Robinho, seu ídolo.

Enquanto isso, ele prefere brincar. E muito! Isso ouvindo música, jogando bola, assistindo desenho na tv, jogando bola, tomando refrigerante e jogando bola, passeando no shopping e jogando bola, indo pra praia do Pontal de Coruripe pra jogar bola, ir pra Recife ver o seu time do coração: o Santa Cruz; ou ir pro Rei Pelé assistir qualquer jogo do Clube de Regatas Brasil – CRB.

Ele adora pinha. Também se desmancha comendo pirão de carne ou comida chinesa. E jogar bola. Ou ir pra São José da Coroa Grande, tomar banho de praia e jogar bola. Ou ir pra Machado ver a família e jogar bola.

Esse é o João, todo indolente, riso solto, bem desligadão de tudo e que, reitera, adora jogar bola.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
PRÊMIO BRINCARTE

Wednesday, February 11, 2009

BATENDO UM PAPO COM LILI



LILIANE EMILY DOS SANTOS OLIVEIRA, ou simplesmente Lili, tem 9 anos e completa 10 março que vem.

Ela estuda na quarta serie do 5º ano do CPEC – Cruz das Almas, com as professoras Edivânia e Silvana.

Ela fala carinhosamente dos pais, Jerry Adriano e Elenilza, e do seu irmãozinho Andrey. Sem esquecer dos avós Socorro e José Amaro, Cicero e Ivonete.

Também fala com muito carinho dos tios Fabiano, Edivania, Junior, Elielza, Cicero e Edna.

Ela adora brincar de pular corda, estudar, pintar, de cantar e dançar, de cozinhar e ajudar a sua mãe na cozinha.

Também gosta de lasanha, de morango e da praia do Francês, em Marechal Deodoro - Alagoas.

Gosta muito mesmo de brincar com os coleguinhas Ana Carolina, Robson e Mateus, também com os priminhos Ane Caroline, Elen, Evelyn, Mateus, Wesley, Lucas e Carla.

Quando crescer o seu sonho é ser professora.

Essa é a nossa amiguinha Lili do CPEC – Cruz das Almas - Maceió.



VEJA MAIS:
BRINCARTE
BATE PAPO COM MIGUELZINHO
BATE PAPO COM GABI

Sunday, February 08, 2009

PRÊMIO BRINCARTE



PRÊMIO BRINCARTE - Qualquer criança matriculada em qualquer escola da rede pública ou privada na Educação Infantil ou Ensino Fundamental poderá se inscrever e participar nas categorias do Prêmio Brincarte.
O tema para os trabalhos envolve qualquer dos personagens da Turma do Brincarte, podendo ser tanto poesia, como historinha ou mesmo desenhos. Isto quer dizer que aquele aluno inscrito que escrever um poeminha, ou desenhar ou mesmo contar uma historinha com qualquer personagem do Brincarte, estará concorrendo aos livros publicados pela Nascente no selo Brincarte.
As historinhas, poemas ou desenhos devem obrigatoriamente envolver qualquer um dos personagens da Turma do Brincarte.
Para participar e concorrer é somente realizar o seu trabalho, seja poema, ou historinha ou desenho, ou, ainda, participar em todas as categorias, devendo encaminhá-los ou por mail para lualma@terra.com.br ou pelos Correios para R. Arthur Bulhões, 244/101 – Mangabeiras – 57037-450, indicando no verso ou em página em separado, o nome completo do inscrito, endereço completo, telefone, e-mail, nome da escola onde estuda e a série.
Os inscritos concorrerão, conforme já mencionado, aos livros das Edições Nascente no selo Brincarte.
Participe e concorra. E veja MAIS como ganhar brindes e prêmios BRINCARTE!!!!

VEJA MAIS:
BRINCARTE
LUIZ ALBERTO MACHADO NO CALDEIRÃO DO HUCK
FOLIA TATARITARITATÁ
PREMIO NASCENTE DE POESIA 2009
GANHE LIVROS BRINCARTE

Friday, February 06, 2009

ELEN VIANA





BRANCA: A MENINA LEVADA DA BRECA.

Elen Viana

Esta é a história de Branca, uma menina levada da breca.
Gostava muito de brincar de boneca
como toda garota da sua idade.
Isso nunca foi maldade !

Maldade era como agia,
Branca sempre mentia.
A cada historia que contava
alguém sempre chorava...

Um belo dia, na casa da sua avó
Branca escutou suas tias
Conversando baixinho,
e de mansinho foi chegando pertinho.

Querendo saber o segredo
agachou atrás da porta,
ficando com os ouvidos atentos
para saber os acontecimentos.

Mas falavam tão baixinho
que Branca não entendeu sobre quem era,
mesmo assim,ficou até o fim da conversa.
Pensava: -Como vou aumentar se não sei de quem falar?

Então teve uma grande idéia....
Correu para sua casa e gritou:
- Mãe! Foi a tia Méia, foi a tia Méia....
Sua mãe preocupada ficou e lhe perguntou o que era.

Branca que sempre aumentava as histórias ,disse:
-Tia Méia estava falando com a tia Margarida,
que vovó tem pouco tempo de vida.

Sua mãe começou a chorar e entristecida,
foi falar com a tia Margarida.
Branca deixou sua mãe tão preocupada,
que ela não se lembrava de mais nada...


Só da sua mãe que tinha pouco tempo de vida,
e de procurar sua irmã Margarida.
E foi então que a tragédia aconteceu
pois a panela no fogo sua mãe esqueceu.


O óleo queimou, e muita fumaça ficou
dentro da cozinha, chamando a atenção da vizinha,
que correu e perguntou a Branca o que estava acontecendo.
Ela, sem pensar falou:- mamãe me deixou!

A vizinha preocupada ficou,
Pois sua mãe jamais descuidou
e nunca deixou sua filha sem cuidados.
Isso para ela foi um ato impensado!

Nossa, quanta mentira Branca falou!
Isso tudo em uma tarde.
Provocando um desastre.

Muito triste todos ficaram
quando descobriram que Branca havia mentido.
Mas o que Branca não imaginava, que suas tias combinavam
de seu aniversário, por isso cochichavam.

Bom... depois de toda aquela confusão, ela aprendeu a lição:
Os mentirosos não vão pro céu, não merecem festas de aniversário, nem presentes, e que falar sempre a verdade faz da criança a maior felicidade da familia, dos amigos e vizinhos.


ELEN VIANA – a escritora e professora paulista Elen Viana é formada em Letras – Licenciatura Plena – pela Faculdade FAC e pela Faculdade Teológica. Atua como coordenadora de projetos educacionais, palestrante e colaboradora de sítios educacionais e poéticos. É membro da Academia Virtual Brasileira de Letras, da União Brasileira de Escritores – UBE, participou de antologias e tem trabalhos em diversos sites da rede. Ela escreve a coluna Kids in action no jornal Brazialian Press dos Estados Unidos para o universo infanto-juvenil, edita o blog Amantes da Literatura e reúne seu trabalho literário no Recanto das Letras.

VEJA MAIS
BRINCARTE
PREMIO NASCENTE DE POESIA 2009
GANHE LIVROS BRINCARTE

Wednesday, February 04, 2009

UM BATE PAPO COM MIGUELZINHO



Nome: Miguel da Silva Celestino

Miguelzinho é filho de Miguel e Valéria.

Ele tem 9 anos de idade, nasceu no dia 18 de outubro de 1999. Estuda na 4º série do Colégio Batista Alagoano.

Ele adora desenhar. Esta aí a prova.



Gosta muito de jogar videogame, do computador, de lanchar, brincar e passear na praça Vera Arruda.

É amarrado pelo pátio da escola onde ele brinca.

Também entre as coisas prediletas estão: escrever no caderno e assistir aulas de Informática e Educação Física.

Não pode deixar de falar que ele é achegado a uma comida: coração de galinha. E mais: batata frita e peixe frito. De preferência acompanhado de suco de cajá. Entre as frutas, o morango é a preferida.

Entre as pessoas que ele mais admira está a professora Eliete. Também os tios: Verônica e André.

Brinca muito com os coleguinhas Henrique, Vitor Hugo e Felipe. E os primos: Adelmo e Gabriel.

Quando crescer ele quer ser médico. E neurologista.

É torcedor do Sport Club do Recife. Curte muita música, principalmente NXZero. É ligado em futebol, natação e kung fu.

Este o Miguelzinho, o nosso amiguinho.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
LUIZ ALBERTO MACHADO NO CALDEIRÃO DO HUCK
FOLIA TATARITARITATÁ
PREMIO NASCENTE DE POESIA 2009
GANHE LIVROS BRINCARTE

Sunday, February 01, 2009

PAI LULA



PAI LULA

Luiz Alberto Machado

Pai Lula é uma dessas pessoas que todo mundo queria ter por avô: desengonçado, engraçado, malabanhado e com uma solução na hora para tudo. Uma figura! Nunca fez nem faz questão por nada e todo dia, para ele, é dia de sol, que chova ou que perca a hora.

Todos os dias lá vem ele sempre com seu capecete de obra, camiseta desengomada - e maior que ele três vezes no tamanho, dizem que o defunto era maior -, um bermudão nas canelas, um tênis desencadarçado, três relógios para cada uma das utilidades que ele exije no dia a dia, óculos de motoqueiro na testa, jaqueta de brim surrada, e um sorriso largo saudando e bulindo com todo mundo.

Piadista do bom, nem parecia ser aquele grande homem que conhece de tudo: desde o começo dos tempos ao futuro do universo.

Verdade!

Ele já navegou todo o fundo do mar. Dizem até que já foi na lua. Na lua só não, conhece até outras galáxias. Sabe tudo! Conhece a razão e o sentido de todas as coisas. Mas é assim mesmo, meio amalucado. Nossa!

De vez em quando lá vinha ele de patins - ele adora esportes radicais, pode? -, cabelos desgrenhados e longos, riso solto, língua afiada, descolado, despojado, maior mangação. Não tinha um ser no mundo que ele não bulisse e sempre com uma piada na hora.

Acho até que os meninos parecem que puxaram a ele.

Quando não é isso, lá vem ele dirigindo seu Lulamóvel, um carro inventado por ele, parecendo mais um calhambeque daqueles do tempo do ronca, que anda na terra, na água e no ar. Ele até quer fazer um teste nele de um dia andar até no fogo para ver no que dá. Até agora não conseguiu essa façanha. Já chegou tão perto do Sol de quase morrer torrado. Mas vai tentar de novo qualquer dia desses, vocês não tardam por esperar.

Ah! Também é comum vê-lo tocando sua rabeca inseparável. É, rabequeiro nato! E tira cada música bonita nela, nossa!

Gosta também de puxar embolada, glosar num coco, enfrentar desafios de dupla, bater num pandeiro, saculejar no triângulo e bufe bufe na zabumba. É, no maior xote-pé-de-serra! Sai com cada tirada de repentista chega dar gosto de ver! Tudo no improviso.

Quando tá de folga gosta de ler cordel, é cada história!

Quando não tem o que contar, conta as dele tudo inventada, mas jura que é de não sei quem dos grudes de não sei de onde. Invencionices puras. Vocês conhecerão algumas delas.

O que ele gosta mesmo é de se deleitar com a garotada, nossa! Parece uma criança no meio delas! Igualzinho, dando língua e se rindo da peraltice desenfreada dos trelosos. Sendo ele o mais reinador de todos e dando corda pros meninos aprontarem mesmo!

Pois bem, Pai Lula é o guru de tia Conça, a professorinha dos meninos.

Agora vou ficando por aqui. Vou ali e volto já com mais uma historinha deles, viu?

© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
LUIZ ALBERTO MACADO NO CALDEIRÃO DO HUCK
FOLIA TATARITARITATÁ
PREMIO NASCENTE DE POESIA 2009
GANHE LIVROS BRINCARTE