BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Sunday, December 22, 2013

A MENINA ÍSIS SÓ QUER SER FELIZ



Quando Ísis nasceu virou festa na Terra e nos céus!

Seus pais estavam tão felizes porque perceberam: ela é muito linda. E cada dia que passava mais formosa ficava.

No seu nascimento o primeiro convidado a chegar foi o Sol. Quando ele a viu logo disse:

- Como ela é linda!!!

E logo a Lua se achegou admirada. E o Sol disse:

- Não é hora de você aparecer, ora. Vá simbora que ainda é cedo.

A Lua ficou acabrunhada, mas nem ligou admirando aquela lindeza de menina. Uma arenga do Cravo e da Rosa logo ficou no clima entre eles. Coisas dos que se amam e se estranham.

Eis que apareceram as Estrelas para apaziguar tudo e colocar as coisas no devido lugar. Afinal, chegaram junto do Sol e admoestaram-no para que deixasse tudo em bons termos porque era de noite e que o único intruso ali era ele, era hora delas e da Lua, dos grilos, dos sapos e de todas as invencionices da noite (inclusive do Lobisomem Zonzo que sem simancol algum queria era brincar com Ísis naquela horinha, pode? Tome tento!).

O Sol assim meio que sem jeito com o maior riso amarelo de ir juntando o rabinho entre as pernas, zarpou resmunguento. Foi-se. A Lua e as Estrelas comandavam o tererê. Virou maior evento de chamar atenção de Dante querendo saber das boas novas. E ao perceber o ocorrido, logo balbuciou poeticamente:

- Será a mais graciosa Beatriz.

Concordou Shakespeare que chegou sem ser convidado e logo arremedou:

- Será a mais bela Julieta.

E chegaram gente até de um olho só e no meio deles os três reis magos que eram tão magricelas e atrapalhados que ao checarem a boniteza dela, logo ficaram com cara de paspalhos sem saber o que fazer.

Como já se adiantava a madrugada, Bandeira chegou e de pronto foi logo dizendo:

- É a mais fascinante estrela da manhã.

(Lobato que não era besta nem nada, foi logo passando a perna em todo mundo e sequestrou a menina para a ser a mais encantadora Narizinho reinando no Sírio do Pica-Pau Amarelo!)

O dia raiava e o Sol começou a governar com todos os cantos dos pássaros, com todo bramir dos mares, com toda correnteza dos rios, todos os ventos e toda magnificência do Dia que também resolveu aparecer para saudá-la naquela hora em que ela sonhava todos os sonhos.

Foi uma verdadeira festa de arromba que durou dias, semanas, meses e anos com brincadeira com a Rosa, Ciganinha, Teté & Loló, o SuperPontinho, Nitolino, Mindinho, Carma & Pai Lula, Alvoradinha, Tia Conça, o Cravo, Jeguim, Seu-vizinho, Bichim, Maior de todos, Maluquim, Fura-Bolos, Gordim, Cata-Piolhos e mais as doidices do Lobisomem Zonzo plantando bananeira e de bundacanasca com todas formas de querer brincar todas as brincadeiras para ganhar o sorriso largo daquela menininha que parecia aniversariar todo dia.

Assim ela foi crescendo e crescendo e crescendo e se tornando a maior representante da venustidade do universo.

Até que um dia ela viu um livro repousando no seio de sua mãe como se fosse uma engalanada rosa no mais arborizado dos jardins. Furtivamente ela se aproximou e passou a folheá-lo. Foi aí que ela descobriu o reino encantado de todas as coisas e com todo mundo dentro. E como ela estava ficando mais glamourosamente simpática, tudo ali se transformou num fascinante sonho bastante real. Sabe por quê? Uma fada saiu do livro, acenou pra ela e voou... sumiu. Vixe! Cadê-la? Só depois que ela soube que a dita tinha ido buscar todos os segredos no fim do arco-íris lá bem distante. Que coisa!? É que ela recolheu-os e trouxe tudo para ela. E com ela brincou. E ela virou todos de ponta cabeça, misturou tudo dum lado pro outro e, depois de horas brincando, devolveu-os todos pra fada:

- Eu só quero ser feliz!

E foi dormir o sono dos inocentes.

No outro dia os seus sonhos estavam todos esperando para que ela decidisse o que queria: ah, queria ser atriz. E um palco se fez diante dela formando um cenário num teatro tão lindo dela encantar a plateia com aplausos vibrantes. Ela era uma linda atriz. E assim transmitiu sua alegria para todas as pessoas e coisas até adormecer seus mais fascinantes sonhos.

De manhã ela acordou e queria cantar. E logo ela cantava como a mais maviosa de todas as vozes para todas as pessoas viventes.

E queria dançar e dançou como a mais delirante bailarina e todas as plateias mais vibrantes de todas as eras.

E queria ser designer. E desenhou os mais lindos vestidos que todos queriam vestir.

Tudo que queria ali se transformava em realidade. Na hora. É que de dentro dela saía todo o mundo que ela queria: tudo estava dentro dela. Queria e realizava.

Depois de tudo experimentar, noite já adiantada, ela olhou pra mãe disse:

- Mamãe, eu só quero ser feliz!

Os dias passaram, as semanas, os anos, até que ela completou 10 anos. E é hoje que ela chegou nessa idade. Nossa, que ela está tão menina linda está mesmo!!!!!!!!

Como primeiro presente ela recebeu a visita de uma amiga, a Andréa Borges que recitou:


Indiscutivelmente uma menina linda
Suave como uma brisa
Impetuosa pela idade
Sentimental como uma princesa

Carinhosa e delicada como o amanhecer
Objetiva em suas colocações
Rica de sentimentos nobres
Ranheta como uma gatinha
Especial para todos nós
Amiga para todas as horas

Neste aniversário desejamos
Amor como um presente eterno
Vitórias em seus projetos
Esperança sempre em seus caminhos
Saúde e Paz para brilhar e vencer!


E tudo virou festa de parabéns para que ela ficasse para eternamente embalada por todos os poemas e canções de ninar na maior magia de viver.

Feliz aniversário, Ísis.

Veja mais Ísis aqui e aqui.




Saturday, December 21, 2013

QUARTO ENCONTRO ANÁLISE DA CRIANÇA E A CONFRATERNIZAÇÃO


QUARTO ENCONTRO ANÁLISE DA CRIANÇA E A CONFRATERNIZAÇÃO – O quarto encontro do curso de formação Análise da Criança, foi realizado neste sábado, sob a sábia coordenação do professor e psicólogo Silvino Costa Ferro, com a participação especial nas dinâmicas do seu irmão e também psicólogo, Rogério Costa Ferro, por meio do debate, exposição e análise dos temas acerca das primeiras vivências corporais e a organização psíquica, destacando o papel da mãe na formação da criança, desde o nascimento até os seis anos de idade, trazendo a apresentação da tabela de desenvolvimento infantil nessa faixa etária e apresentando estudos realizados sobre a importância de atividades recreativas e culturais no processo de socialização de crianças e os tipos de brincadeiras nas fases do desenvolvimento infantil considerando as faixas etárias compreendidas do pré-operatório ao operatório concreto. Ao meu modesto ver, hoje foi feita uma homenagem a todas as mães do planeta ao destacar o seu papel na formação do ser humano.

No final do nosso encontro, o psicólogo Rogério comandou uma dinâmica em que todos os participantes manifestaram os seus desejos, culminando com a entrega dos presentes aos amigos secretos e a confraternização.

A satisfação de participar desse curso traduz a oportunidade de estabelecer um momento interativo com todos os demais, possibilitando conhecimento e maior aprofundamento na formação profissional. A todos, professores e colegas, a minha interna gratidão por poder dividir com vocês momentos tão marcantes para minha vida. Muito obrigado.

Veja as fotos e participações nos encontros anteriores clicando aqui.


PS: Participe do Natal do Nitolino e faça a criançada feliz! Veja como aqui.

Saturday, December 14, 2013

PRESÉPIO DO NATAL DO NITOLINO



A garotada invadiu minha casa nesse final de semana. Quem primeiro chegou foi a Teté com um ar de preocupação:

- Cadê o presépio do Nitolino?

- Oxe!

Fiquei com a cara de tacho, sem saber o que dizer. Logo entrou Loló que foi dizendo:

- Oxe, nada! Vamos logo arrumar isso. E arrumaram um Papai Noel miniatura que colocaram ao lado do Luiz Junior vestido a caráter (diga se num é a cara do pai?) com uma árvore de natal!

Logo chegou a Gabi dizendo:

- Vixe! Que coisa mais linda! Mas tá faltando mais, vamos encher esse presépio que está muito mixuruca.

Aí foi chegando a Vivi que chamou a Samá que puxou o SuperPontinho que brincava com o Alvoradinha. Tia Conça foi entrando e logo disse:

- Essas meninas estão aprontando!!!

E aprontaram mesmo! Chamaram o Mindinho que chegou com Seu-Vizinho e logo apareceu o Maior-de-Todos que cobrou do Fura-Bolos puxar o Cata-Piolho!


Vôte! Virou alvoroço!
Aí deu as caras o Jeguim que puxava o Gordim arengando com Bichim e Maluquim.

Quando vi estava Rosa no meio da meninas, atrapalhada pelo Cravo que não queria era nada.

Logo a Ciganinha trouxe guloseimas da Tia Nilda com a gargalhada gostosa da Vó Carma que chamou Pai Lula para ver a presepada. Foi aí que chegou a garorinha lindinha Ísis e fez a festa ficar prontinha até o dia clarear!!!!!

Pronto! Estava nos trinques o Presépio do Natal do Nitolino!!!!! Ufa!

PARTICIPE: Garotada ganha livros no Natal do Nitolino, presentes doados por amigos & amigas que contribuíram com a campanha. Confira como participar clicando aqui e aqui.



PS: Veja as fotos da Festa no álbum do Facebook aqui.