BRINCARTE

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Thursday, March 07, 2013

ALIMENTAÇÃO



ALIMENTAÇÃO

A alimentação é fundamental para o organismo humano que é constituído de corpo, mente e espírito. O Corpo precisa de sol, ar, água, alimento, exercício, repouso e higiene. Sendo que a alimentação está entre as necessidades mais importantes para a saúde, sendo, por isso, um dos fatores mais importantes para manter o organismo equilibrado, resistente e sadio. Os alimentos que fornecem todos as substâncias necessárias para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) e influi no funcionamento de todos os sistemas: nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na mente e na disposição física e sexual. Por esta razão foi criada a pirâmide alimentar que é o esquema alimentar mais aceito em nível mundial. Ela está dividida em várias partes, cada parte corresponde a um grupo alimentar e o espaço que cada grupo ocupa na pirâmide está associado a proporção que eles devem ser incluídos na nossa alimentação diária. Na base da pirâmide estão os alimentos ricos em carboidratos: pães, massas, batatas, arroz, entre outros. Logo acima da base estão dois grupos, um formado por vegetais e o outro por frutas onde se encontram os compostos bioativos que são excelentes auxiliares na prevenção e no tratamento de várias doenças. As frutas e verduras são boas fontes de fibras dietéticas, mas essas são diferentes das fibras contidas nos cereais integrais. Acima das frutas e verduras estão três grupos: o grupo do leite e seus derivados, o grupo das carnes e o grupo das leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico, etc.) e oleaginosas (castanha, nozes, amendoim, etc.). Ambos os grupos estão compostos por alimentos ricos em proteínas que desempenham uma função construtora no organismo. As oleaginosas, além de valor protéico, contém gorduras essenciais a nossa saúde e minerais indispensáveis. No topo da pirâmide estão os açúcares (carboidratos simples), os óleos e gorduras. Mediante isso, há que se observar que a alimentação, assim como todas as outras necessidades do nosso organismo, tem regras e leis que devem ser obedecidas. Quanto a qualidade, existem 3 condições principais que devem ser atendidas: 1- Alimentos Vegetais. 2- Alimentos Naturais. 3- Alimentos Integrais. Os alimentos vegetais são: Verduras - Legumes – Frutas. Os Alimentos Naturais são aqueles produzidos pela natureza. Eles fornecem as substâncias necessárias para o perfeito funcionamento do organismo e sua defesa, e o organismo está programado para recebê-los, digeri-los, absorvê-los, metabolizá-los e eliminar o que não serve. Os Alimentos Integrais são aqueles mantidos com a composição que recebeu da natureza, sem nada acrescentar, nem retirar. É o alimento na sua forma completa, total, com todos os seus nutrientes, necessários para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. Infelizmente, alguns alimentos, em vez de serem usados na forma integral, são refinados, um processo que provoca o empobrecimento do alimento pela retirada de muitos de seus nutrientes, vitaminas, minerais, proteínas, fibras, etc. São: arroz, trigo, açúcar e sal. A escolha de um cardápio adequado é fundamental para buscar o equilíbrio, a resistência e a saúde. Segundo os nutricionistas, uma boa saúde depende de uma alimentação balanceada. Tomando-se como exemplo uma pessoa adulta, com saúde normal a combinação diária ideal seria composta de: 50% de carboidratos, 20% a 30% de gorduras, 10% a 15% de proteínas, 10% a 15% de fibras, vitaminas e sais minerais, além de 2 litros de água. A digestão tem um aspecto fundamental para a saúde. A limpeza também é fundamental. E tudo isso é importante para a qualidade de vida.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
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VITOLO, Márcia Regina. Nutrição: da gestação à adolescência. Rio de Janeiro: Reichmann & Autores, 2003.


FOME, CRIANÇA E VIDA




A obra “Fome, criança e vida” do memorável professor Nelson Chaves (1906-1982), aborda questões acerca da perspectiva da fome mundial, a alimentação do homem no futuro, novas estratégias para o combate à fome endêmica, nutrição e encéfalo, alimentação do trabalhador,k educação e anti-educação, a criança carente no Brasil, o crescimento e o desenvolvimento, alguns fatores biológicos e sociais da delinqüência infanto-juvenil, o excepcional e a sociedade, a alma e a obra de Maria Celeste Flores da Cunha, a obra em Pernambuco da Dona Maria José Barbosa Lima, a universidade e a sociedade, a ciência diante do bel e do mal, a emoção articulada com a vida e a doença e, por fim, o homem e a fera. O autor foi um médico cientista estudioso da desnutrição infantil no Nordeste, professor da UFPE e fundador do Instituto de Nutrição da então Universidade do Recife, sendo seu primeiro diretor.

FONTE:
CHAVES, Nelson. Fome, criança e vida. Recife: Massangana, 1982.


CIDADANIA NAS ESCOLAS




Foto: Cêça Marques.

PALESTRA: CIDADANIA, CULTURA & MEIO AMBIENTE


Nas minhas andanças envolvendo professores e alunos dos ensinos Fundamental, Médio, Profissional e Superior, tenho levado a minha palestra acerca da temática “Cidadania”.
Conforme mencionado no texto anterior, o conceito de cidadania é bastante abrangente, uma vez que é preciso reunir uma série de condições para que seja apreendido o seu verdadeiro significado.
O primeiro ingrediente para a fundamentação conceitual da cidadania são os direitos civis. E quais são esses direitos? Os direitos civis são aqueles direitos que surgiram no séc. XVIII e estão elencados no art. 5º da Constituição Federal vigente. São conhecidos como direitos individuais por serem inerentes ao homem e implicam nas limitações impostas pela soberania popular aos poderes constituídos para resguardar direitos indispensáveis à pessoa humana. Tais direitos podem ser entendidos como aqueles da expressão da vontade humana, igualdade perante a lei, liberdade de opinião e pensamento, proteção à liberdade e a proteção à propriedade, inviolabilidade do domicílio, proibição de prisão sem culpa formada e na exigência de motivação judicial da prisão, liberdade de união, inviolabilidade de correspondência, amplitude da liberdade de imprensa, petição de direito e a principal deles que é o habeas corpus, dentre outros. Vale ressaltar, portanto, que muitos destes direitos são descumpridos e violados pelo Estado.
O segundo ingrediente são os direitos sociais que são aqueles proporcionados pelo Estado nas situações sociais buscando a isonomia proposta pelo direito civil e estão elencados do art. 6º até o 11º da Constituição Federal vigente, e são relativos à educação, saúde, trabalho, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e a infância e a assistência aos desamparados, dentre outros direitos. Estes são fundamentos para o gozo dos direitos individuais, e criam as condições para a obtenção da igualdade de fato, garantindo o exercício efetivo da liberdade para a generalidade das pessoas, sem prejuízo de um em benefício de outro. Assim sendo, os direitos sociais contemplam as relações de consumo do cidadão, a seguridade social e a saúde, a educação e cultura, a moradia, o lazer e meio ambiente, a proteção à maternidade e a infância, os direitos individuais do trabalhador e a garantia do emprego, salário, repouso, inatividade e proteção ao trabalhador com participação nos lucros e co-gestão, liberdade de associação ou liberdade sindical, direito de greve, direito de substituição processual, direito de participação laboral, direito de representação na empresa, dentre outros.
Outro ingrediente são os direitos políticos que são os direitos elencados no art. 14º da Consituição Federal vigente e que tomam relevância por causa da recente e difundida discussão sobre os Direitos Humanos, devido à incomensurável importância destes no exercício da democracia. Tais direitos contemplam a capacidade eleitoral ativa, ou seja, o direito de voto, sendo, pois, as formas adotadas para realização da soberania popular. São eles os direitos de participação popular no Poder do Estado, que resguardam a vontade manifestada individualmente por cada eleitor e, portanto, são dependentes de outros direitos fundamentais da pessoa humana, a exemplo do direito social à educação, dos Direitos Econômicos, dentre outros. Também se destacam entre os direitos políticos o sufrágio que é o voto e a capacidade de votar e sr votado, o plebiscito,o referendo, a iniciativa popular e a reeleição.
Quando o sujeito se torna cônscio destes direitos, revestido pela ação de solidariedade e alteridade, se manifesta em sua plenitude o exercício da cidadania.
Mediante o exposto, é possível considerar que ser cidadão é atuar de forma consciente respeitando e participando das decisões promovidas pela sociedade, visando sempre melhorar a vida individual e coletiva. Esta ação legitima o exercício da cidadania que vai além das normatizações e doutrinas, inserindo-se sociologicamente entre os seres e a coletividade para alcançar a vida de todos os seres humanos plenamente.

FONTES:
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HORTA, Raul Machado. Estudos de direito constitucional. B.H: Del Rey, 1995.
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MAGALHÃES, José Luiz Quadros de. Direitos humanos: evolução histórica, Revista Brasileira de Estudos Políticos, p. 93, 1992.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo, Atlas, 2001.
SALGADO, Joaquim Carlos; Os direitos fundamentais. Revista Brasileira de Estudos Políticos. Imprensa Universitária, 1996. n.2.
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________. Curso de Direito Constitucional. São Paulo, Malheiros, 1998.
WALD, Arnaldo, Obrigações e Contratos - Curso de Direito Civil Brasileiro, São Paulo: RT, 1998


ADOÇÃO




ADOÇÃO


A adoção no Brasil é um instituto permeado de questionamentos e senões que vão do preconceito ao conservadorismo mais amargo.
De um lado, crianças abandonadas à própria sorte, destituídas de uma infância e já beirando a adolescência sem a oportunidade da dignidade humana.
Do outro, casais bem intencionados que barruam com uma burocracia para lá de contraproducente.
Acresça-se a tais óbices a preferência por crianças recém-nascidas, outras pela cor, o preconceito contra casais homossexuais e tantas outras picuinhas descabíveis. Coisas dum Brasil que quer ser primeiro mundo com a cabeça terceiromundista mais retrógrada que se possa imaginar.
Por esta razão, nada mais importante se debater o tema da adoção. Principalmente por tratar-se de um instituto que vem desde a mais remota era, quando era utilizado apenas com objetivo da perpetuação do culto doméstico da paternidade. E isso se dava por meio da criação de um parentesco civil entre os pais adotantes e a criança adotada. Também podia ser utilizada apagando todos os sinais de parentesco natural do adotado, passando a ser filho consangüíneo da família adotante. Assim era na era pré-romana, chegando ao Direito Romano a se transformar na sua realização por três mancipações sucessivas que eram seguidas pela cessio injure, até que Justiniano revogou tudo e simplificou à simples declaração concordante do pai e do adotante.
Na Idade Média, por contrariar interesses feudais e religiosos, a adoção desaparece. Isso porque era desconhecida pelo Direito Canônico e o Cristianismo só reconhecia os filhos oriundos do sacramento matrimonial. No entanto, entre diversos povos antigos, a exemplo dos germanos, a adoção era pelas armas para as armas.
Modernamente deu-se a evolução da adoção quando passou a ser um ato jurídico de inclusão e o bem-estar do menor, criança ou adolescente, definitivamente no seio de uma família.
No Brasil, o Código Civil de 1916 já previa o instituto aos casais que se encontrassem impedidos da concepção.
Com o advento da Constituição de 1988, a Carta Cidadão, o Estado Democrático de Direito passou a garantir os direitos fundamentais da dignidade humana para o exercício da cidadania, incluindo nisso as crianças e os adolescentes.
Por força de tais determinações constitucionais, foi editado o Estatuto da Criança e do Adolescente que regulamentou um sistema proporcionado a garantia dos direitos do adotado. Outro importante sentido adotado pelo ECA, é o fato da adoção visar a diminuição da fome, marginalidade e criminalidade das crianças e adolescentes no país, oferecendo lar aos desamparados e retirando das ruas os abandonados, para que possam viver com amor, proteção e educação numa família substituta.
Com o ECA regulamentando a adoção, por força da Lei 8069/90, o processo complexo, demorado e burocrático teve a tentativa de celeridade e simplicidade à sua tramitação, com o funcionamento do Juizado da Infância e da Juventude. Também, por força do ECA, foi descartada a natureza jurídica de contrato na adoção, havendo, pois, julgamento em conformidade dos interesses explícitos do adotado, que é contemplado com o direito fundamental de ter uma família natural ou substituta, atribuindo a condição de filho incluindo os direitos e deveres sucessórios.
Com a edição do Código Civil de 2002, o instituto da adoção passou a ter o humanitário sentimento de bem-estar do menor ao ter o objetivo de proporcionar manutenção e continuidade da família, notadamente aos casais privados naturalmente de ter filhos. Tal fato vem a calhar com o aumento absurdo de crianças abandonadas nos últimos anos.
Assim, articulando o ECA e CC vigente, inovações são detectadas no sentido de dar legitimidade, abrindo possibilidades outras como a adoção de companheiros e a permissão de adoção por cônjuges divorciados ou separados.
Mesmo assim, persistem problemas que estão exatamente nos critérios e formalidades adotadas, cheias de medidas, requisitos, segurança e prevenções para entregar uma criança a uma família substituta, quando é examinada a estabilidade dos pais pretendentes, observando-se as vantagens que os adotados poderão obter nessa relação. Exemplo disso é a adoção por casais homossexuais, quando se permite apenas que a adoção seja praticada apenas por uma pessoa homossexual. Outra também acerca dos tutores ou curadores que não podem adotar tutelado nem curatelado. Inclusive parcela considerável da doutrina defende a adoção por casais homossexuais com base no principio da afetividade e objetivando minimizar o drama das crianças e adolescentes. O argumento se sustenta no fato de que não há impedimento fora do preconceito e do conservadorismo para a adoção por casais homossexuais, o que deve ser repudiado, repelido e combatido, uma vez que a nossa Constituição Federal não permite preconceito de qualquer natureza, alcançando a liberdade, a solidariedade e a justiça.
É preciso ter em mente sempre que a adoção é um ato de carinho e amor, que objetiva a proteção dos menores e o resgate da dignidade humana onde todos são responsáveis, além de importante por ser relevante instituto jurídico e social. Por esta razão, não cabe mais nessa discussão preconceito e conservadorismo. Pensem nas crianças e nos adolescentes.

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VIANA, Marco Aurélio S. Da Guarda, Da Tutela e Da Adoção. Belo Horizonte: Del Rey, 1996.


MEIO AMBIENTE




CRENÇA

Letra & música de Luiz Alberto Machado

É preciso respeitar melhor a vida
no amor que traz a paz que é tão bem-vinda.
Amar para se ter além do passional
e o coração valer o ser humano universal.

É preciso respeitar as diferenças
e não se equiparar ao que é hostil nas desavenças.
Lutar contra a mantença desigual
que forja o algoz na força do poder irracional.

Se entregar agora, todo dia e a noite inteira,
testemunhar assim as coisas verdadeiras.
Colher a lágrima do olhar mais desolado
para irrigar a sede do carinho devastado.

É preciso ter no olhar a flor da vida,
trazer a luz do sol nas mãos amanhecidas.
E perceber o amor no menor gesto natural
para valer o sonho mais presente mais real.

Se entregar agora, todo dia e a noite inteira,
testemunhar assim as coisas verdadeiras.
Colher a lágrima do olhar mais desolado
para irrigar a sede do carinho devastado.

E afinal poder sorrir
como quem vai feliz viver,
a manter a crença e o seu proceder na paz.
Semear a vida no ideal de colher
o que virá depois
pra ser alegria imensa para um, mais dois, mais!
Viver a vida pelo que foi e será, é e será!

© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados.

São muitas as preocupações atuais sobre a relação do homem com o seu meio, no sentido de se identificar uma possível política comportamental de equilíbrio entre as ações humanas de subsistência e a exploração dos recursos do planeta. E essas políticas têm evidenciado pautas que se inserem no respeito pelos recursos disponíveis para que se possibilite uma qualidade de vida em todos os níveis de ecossistemas. Por esta razão a questão ambiental vem sendo considerada cada vez mais urgente e importante para a sociedade contemporânea, em virtude dos processos degradantes e predatórios que se insinuam indiscriminadamente na busca por riquezas, vez que o futuro da humanidade depende da relação estabelecida de forma harmoniosa entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis.À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem, muitas vezes, tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível. A exploração dos recursos naturais passou a ser feita de forma demasiadamente intensa e não planejada provocando os mais variados desastres que vitimam não só o ser humano, como toda biosfera. Algumas conseqüências indesejáveis desse tipo de ação humana são, dentre muitos outros exemplos, o esgotamento do solo, a contaminação da água e a degradação cada vez maior da saúde das populações. O conjunto de temáticas relativas não só à proteção da vida no planeta, mas também à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das comunidades, compõem a lista dos temas de relevância internacional. E nesse contexto ocorrem grandes reuniões mundiais sobre o tema, em que se formaliza a dimensão internacional das questões relacionadas ao meio ambiente, o que leva os países a se posicionarem quanto a decisões ambientais de alcance mundial que reflitam de forma eficaz no comportamento humano. E uma das principais conclusões e proposições assumidas internacionalmente é a recomendação de se investir numa mudança de mentalidade, conscientizando os grupos humanos para a necessidade de se adotar novos pontos de vista e novas posturas diante dos dilemas e das constatações feitas nessas reuniões. Exemplo disso foi a realização das Conferências das Nações Unidas de 1972 e 1992, a Carta da Terra, o Fórum Global, a Agenda 21 e tantos outros expedientes visando legalizar uma vida satisfatória em nosso planeta.
É conveniente lembrar que desde o aparecimento do homem na crosta terrestre que ele explora a natureza. Hoje a população mundial é de aproximadamente 7 bilhões de pessoas sobre 150 milhões de km², da superfície dos continentes, administrando uma complexa rede de problemas, seja para a própria sobrevivência, seja para explorar avidamente os recursos naturais indiscriminadamente em nome do progresso da humanidade. A exploração desenfreada da natureza causou distúrbios não só no ambiente como na saúde do próprio homem, levando-o a normatizar comportamentos e efetuar estudos e pesquisas no sentido de evitar os efeitos maléficos de tais transgressões. Assim, o meio ambiente, ou apenas ambiente, ou ainda meio, é a totalidade das condições físicas e bióticas que agem sobre os organismos. E os seres vivos encontram-se tanto na atmosfera quanto nas águas e terras da crosta, ou seja, litosfera. Considera-se como formando uma única camada - biosfera - as partes da atmosfera e da crosta terrestre onde a vida penetra ou se mantém. É o grande sistema constituído pelos domínios da vida, palco milenar e gigantesco, feito de complicados cenários, alguns dos quais, tão grandes, que é preciso muita distância para contemplá-los por inteiro, e outros, tão pequenos, que só se podem ver com microscópio, todos eles cambiantes, alguns, porém, de maneira tão lenta, que parecem eternos, e outros surpreendentemente rápidos. Diversos aspectos e partes da biosfera, que é película de ar, água e terra correspondente ao solo, onde os organismos endógenos não descem além de alguns metros de profundidade, são conhecidos como habitats, biocenose, ecossistemas, biomas, nichos, etc. Os elementos fundamentais da biosfera são água, ar e solo. Água, fonte da vida; ar, reserva de oxigênio, carbono e azoto; o solo onde o homem extrai o essencial para a sua subsistência. E cada ser vivo depende de uma interação harmoniosa com o meio ambiente para sobreviver. Não obstante, apenas algumas sociedades humanas se dão conta dessa realidade e o manejam adequadamente. Por esta razão o meio ambiente é o grande anfiteatro no qual o homem desenvolve suas atividades econômicas e culturais num processo de interação, às vezes inconsciente, com a biocenose. Estas atividades sejam econômicas, sociais ou de que natureza for têm resultado numa série de desequilíbrios capazes de degradar o meio ambiente e provocar danos à saúde humana. E desde que o homem neolítico começou a derrubar ou queimar a floresta para aproveitar o espaço com sua agricultura ou seus animais domésticos, o seu meio ambiente começou a modificar-se. As alterações, a princípio lentas, aceleraram-se e agravaram-se quando aumentou a densidade das populações humanas e cresceu a eficiência dos meios de destruir e plantar.
Na era moderna urbana e industrial, as pessoas passaram a associar avanços tecnológicos com melhoria da qualidade de vida, inaugurando uma fase de grande consumo de mercadorias. Ao mesmo tempo, a degradação ambiental decorrente desses avanços foi praticamente desconsiderada, observando-se as seguintes tendências: proliferação das formas de impacto do homem sobre o meio ambiente; aumento da complexidade, da magnitude e da freqüência dos impactos; regionalização e até globalização dos problemas ambientais que estavam confinados a níveis locais; aumento do consumo per capita de recursos naturais, bens de consumo e serviços, o que, na verdade, reflete um crescimento desproporcionalmente maior nas regiões economicamente ricas, significando um aprofundamento das desigualdades econômicas e sociais. Entre os dados degradantes que mais preocupam o ser humano estão a fome, a poluição, a pobreza, as mudanças climáticas e a agressão à natureza. A poluição que é um termo que se define por três processos claros, como sendo a introdução de substâncias artificiais e estranhas a uma região, como um agrotóxico despejado no mar; introdução de substâncias naturais estranhas à determinada região, como sedimentos na água de um lago, por exemplo, tornando-o assoreado e escuro; alteração na proporção ou nas características de um dos elementos constituintes do próprio meio, como a diminuição de oxigênio dissolvido nas águas de um rio. O principal efeito ecológico da poluição é sua interferência nos processos de transferência de energia.
A poluição interfere através de modificações no teor de nutrientes dissolvidos na água do mar, na demanda de oxigênio, na quantidade de matéria orgânica particulada presente na água, na presença de inibidores, de venenos, do aumento de calor, adição de sais nutrientes por esgotos, industrias de adubos, a presença de certas substâncias químicas, atividades de dragagem de canais e estuários, resíduos industriais, domésticos, inibidores, venenos como biocidas (pesticidas, herbicidas). A poluição, interferindo com o ciclo de energia do ecossistema marinho, terrestre, dos rios e lagos, agravará ainda mais os já não pequenos problemas ecológicos, decorrentes do crescimento da população humana. A água é contaminada basicamente por esgotos e outros efluentes de origem humana. Há hoje uma crescente conscientização de que se deve, a todo custo, deter a destruição do meio ambiente, provocada além da poluição das águas, pelo enorme crescimento demográfico e pelo desenvolvimento industrial. A atividade industrial humana tem causado a introdução no meio aquático de um grande número de metais pesados. Eles são descarregados na natureza através dos efluentes de indústrias de eletricidade, químicas e farmacêuticas; através de resíduos da mineração, de indústrias de papel, de cosméticos, de portos de minérios, etc. A poluição pelo petróleo também introduz metais pesados como o níquel, o cobalto, manganês e vanádio. Muitos pesticidas, especialmente os empregados contra os fungos, possuem metais pesados como o mercúrio, o zinco e o cobre.
Uma outra forma de poluição é a do ar onde o homem utiliza a biosfera, de um lado, para respirar e se nutrir, de outro, para nela despejar os abundantes resíduos de sua civilização industrial. Além das formas supra expostas, a poluição sonora também acomete o ser humano, visto que os ruídos causam stress, interferem no comportamento humano, ferem, muitas vezes, o direito que temos de repouso, de tranqüilidade nos lares. O ruído aumenta a probabilidade do aparecimento de anomalias psíquicas em uma pessoa que a elas seja predisposta. Acometidos por um sem número de patologias, o homem com grande freqüência toma antibióticos de uma forma incrivelmente insensata, contra doenças diversas e, freqüentemente, os menos indicados para a sua enfermidade, porque muitos acreditam nos seus próprios conhecimentos médicos particulares. Não bastando, além disso, os resíduos sólidos domésticos, comerciais, industriais e das operações agrícolas, apresentam cada vez mais papéis, plásticos, vidros, um sem número de tipos de embalagens, etc., todo esse material cria crescentes problemas de coletas, despejos, tratamentos e seus depósitos constituem-se muitas vezes em focos de crescimento de mosquitos, roedores, etc., podendo até reduzir o valor dos terrenos sobre os quais se acumulem. Todo esse material contribui enormemente para a deterioração do ambiente humano.
A poluição, devido às suas inúmeras formas, assume aspectos muito diversos. A única forma correta de combatê-la e de combater a todos os outros fatores depredadores e degradadores, é através da educação do povo, de sua conscientização sobre os terríveis efeitos das diversas formas de poluição. É necessário que se informe ao povo as origens, efeitos e modos de combater as inúmeras formas de poluição, de degradação, de agressão. E é importante que se saiba que é possível combater e eliminar toda e qualquer forma e ação destrutiva, mediante posicionamentos críticos centrados na cidadania. Mediante o exposto, descobre-se que só há um caminho no meio dessa parafernália de fatos desagradáveis, voltado para a educação do povo. O homem, assim, precisa interagir tanto com a natureza quanto com o desenrolar histórico e cultural que se configura no meio de um dédalo que precisa ser interpretado fora do sectarismo, da verticalidade e dos extremismos. A sua emancipação depende da altivez de seu discernimento e levá-lo a construir uma realidade sustentável, articulada de forma que a sua ação seja direcionada para o bem comum individual que se transforme com a identidade da coletividade: o meio. Daí, nascida na pesquisa em educação permanente, a ecoformação se alimenta do paradigma ecológico, interrogando-se sobre as relações entre o ser humano e o mundo, e dependendo de elementos naturais, como o ar, a água, a terra e o fogo. A relação que liga o homem a eles é uma relação de uso. Pois assim, a ecoformação pretende estabelecer um equilíbrio harmônico entre os indivíduos e o meio ambiente, numa procura para assumir as questões ambientais, seus elementos reflexivos e práticas militantes, incorporando-os às teorias e práticas curriculares, encontrando aí elementos substanciais de transformação das matrizes disciplinares, clivando o cotidiano escolar com novas leituras e conteúdos sustentados em linguagens diversificadas e buscando, efetivamente, transversalizar conhecimento, interdisciplinarizando-os, é a tarefa que aguarda a educadores, militantes, a todos aqueles que lutam por um meio ambiente saudável e para uma responsabilidade sustentável. E é preciso agir:

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MEIO AMBIENTE

VIDA VERDE VIVA (CANTO VERDE)



O meio ambiente tem sido o território de atuação humana desde as eras mais remotas e, em conformidade com a revisão da literatura atual que reune studos de pesquisadores, ambientalistas e promotores de ações protetivas da vida humana, é em razão disso que se observa que desde o paleolítico com o aparecimento do homem na crosta terrestre que ele explora a natureza visando satisfazer suas necessidades.

Na passagem dos tempos a exploração humana do seu meio se firmou durante o período da fase da caça e da pesca, quando o homem atuava como caçador-coletor, utilizando ferramentas de pedra lascada e manipulando o fogo; de introdução da agricultura para subsistência e pastoreio; e da atuação com o metal no trabalho, seguindo-se da urbanização até se chegar a emergência tecnológica contemporânea, provocando, com isso, impactos que geraram uma complexa rede de problemas aliada á superpopulação mundial, causando, assim, distúrbios que proporcionam uma definição das novas realidades para a sobrevivência e exploração dos recursos naturais.

Vê-se, pois, que o meio ambiente é considerado a principal fonte de matéria-prima indispensável para manutenção, sustentação e desenvolvimento humano no planeta.
Esta intervenção desenfreada causou uma crise criada em nome do desenvolvimento e do progresso indiscriminados, delineando um cenário de catástrofe em razão do aquecimento global, derretimento das calotas polares, efeito estufa, invasão dos continentes pelas águas marítimas, envenenamento humano pelo uso indiscriminado técnicas de exploração da natureza nas plantações e latifúndios agrícolas, uso excessivo do petróleo, ferro, manganês, carvão, água, urânio, entre outros na produção do consumo e voltada para o lucro, exaurindo, assim, a potencialidade planetária.

Haveria, portanto, com cenário tão devastador que o ser humano desse um freio nisso e refletisse sobre esses anos todos de encaminhamento para a autodestruição.
Foi ai que os problemas ambientais começaram a ser debatidos na Conferência sobre Biosfera, Paris, em 1968.

Depois em 1972, na Suécia, quando da realização da Primeira Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, promovida pela ONU e com a participação de dezenas de Estados. Naquele momento, a questão ambiental começava a se tornar um problema oficial e internacional.

Veio, então, a Segunda Conferência Mundial sobre o Meio Ambiente, a ECO-92 ou RIO-92, a Cúpula da Terra, realizada no Brasil vinte anos depois da primeira, que contou com maior número de participantes, ou seja, 102 chefes de Estado e de governo, 175 paises, políticos e cientistas de alta expressão, produzindo, daí a AGENDA 21 (United Nations, Earth Summit Agenda 21: Programme of Action for Sustainable Development, 1993), que é um programa de ação para o desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

Os debates envolveram desde desarmamento e arsenal nuclear, às questões do desmatamento, fome, drogas, concentração, racismo e guerras, entre outros. Desses debates a United Nations Conference on Environment and Development -UNCED produziu importantes documentos, a exemplo da Agenda 21, que passou a ser o instrumento orientador de um plano estratégico participativo de toda a sociedade, comprometido com a busca da sustentabilidade.

Paralelamente à realização da ECO-92, também ocorreu o Fórum Global 92, promovido por entidades da sociedade civil, que encaminhou à conferência da UNCED 32 tratados com numerosas propostas.

Os resultados de todas as propostas redundaram na Carta da Terra que incluiu princípios básicos para os povos e nações que regerão o comportamento do meio ambiente e da econômica, passando a ser a declaração de princípios globais proporcionando a orientação geral sobre as questões do meio ambiente e desenvolvimento.

Fixou-se, pois, uma plataforma com princípios e condutas para a manutenção da raça humana e a sustentabilidade. A este respeito, Julia Adão Bernardes e Francisco Pontes de Miranda Ferreira mencionam que “Um dos mais importantes movimentos sociais dos últimos anos, promovendo significantes transformações no comportamento da sociedade e da organização política e econômica, foi a chamada revolução ambiental. Com raízes no final do século XIX, a questão ambiental surgiu após a II Guerra Mundial, promovendo importantes mudanças na visão do mundo. Pela primeira vez a humanidade percebeu que os recursos naturais são finitos e que seu uso incorreto pode representar o fim de sua própria existência. Com o surgimento da consciência ambiental, a ciência e a tecnologia passaram a ser questionadas”. Isto porque constatou-se que as transgressões incidentes sobre o meio ambiente, com queimadas, desmatamentos, poluição dos rios e do ar, a pobreza, desperdício, desertificação, aumento no buraco da camada de ozônio, extermínio e extinção de espécies da fauna e flora, reduzindo a biodiversidade biológica entre outros danos, traduziam, assim, que a interferencia e a intervenção humanas no meio ambiente têm provocado graves conseqüências que ameaçam o planeta e a sobrevivência humana.

Tal cenário exigiu de cada um a reflexão pautada numa análise histórica para posicionamento correto para a responsabilidade sustentável. Tal conduta deve se posicionar pelo fato de que o meio ambiente, conforme o art. 3o, I, da Lei Federal nº. 6.938/81, "é o conjunto de condições, leis, influências, interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas", incluindo-se aí, o homem e o seu trabalho dentro da atuação responsável para a teoria do desenvolvimento sustentável. Por esta razão, entende José Afonso Silva que o meio ambiente é constituído pelo solo, a água, o ar atmosférico, a flora e a fauna, ou seja, todos os elementos responsáveis pelo equilíbrio dinâmico entre os seres vivos e o meio em que vivem e está tutelado pelo art. 225, caput da CF e § 1o, sendo, pois, "(...) a expressão das alterações e das relações dos seres vivos, incluindo o homem, entre eles e o seu meio, sem surpreender que o direito do ambiente seja, assim, um direito de interações que tende a penetrar em todos os setores do direito para aí introduzir a idéia de ambiente".

Vê-se, portanto, tratar-se, conforme Roger Dajoz, da relação do homem no seu meio como da totalidade das condições físicas e bióticas que agem sobre os organismos.
Para atender tais requisitos, foi realizado o documento Agenda 21 Brasileira, em 1999, com o resultado das discussões e propostas estratégicas para o enfrentamento dos desafios da sustentabilidade no país. Isto porque, segundo a Agenda 21, todo o ser humano tem direito a uma vida saudável e produtiva, em harmonia com a natureza, e para que as ações em busca deste desiderato tomem corpo e forma, sendo imprescindível que sejam respeitadas as normas jurídicas, os acordos internacionais, as políticas de meio ambiente dos Estados cooperativos, de seus povos, incluindo minorias como mulheres e índios, visto o eco-desenvolvimento (desenvolvimento sustentável) para ser economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente prudente.

Este ajuste às normas, no Direito Brasileiro, se dá no cumprimento do Art. 170, VI, da CF/88 que, além de atender o princípio da supremacia do interesse público, segundo a doutrina, está articulado com o princípio da indisponibilidade do interesse público, segundo o qual o representante do poder público em juízo só pode transigir nos casos previstos em lei, e o princípio do interesse público, segundo o qual a finalidade da atuação do governo é a consecução do interesse público, em conformidade com o previsto no art. 2o. da LPA que determina, a partir disso, os princípios ambientais do acesso eqüitativo aos recursos naturais, do usuário-pagador e poluidor-pagador, da precaução, da prevenção, da reparação/responsabilização, da função ambiental e social da propriedade, da informação e da publicidade.

Há, deveras, todo um aparato fundamentador da defesa da dignidade humana, do meio ambiente saudável para todos e para o exercício da cidadania. Contudo, há, também, por outro lado, a velha máxima de que quem manda mesmo é o dinheiro, sendo tudo feito para atendimento dos interesses financeiros dos produtores, agronegócios e corporações nacionais e transnacionais que ferem constituições, abusam do poder, transgridem e se mantém em detrimento da população, apresentando um discurso para tornar inócua ou ineficaz a proteção e manutenção da vida humana e o seu meio. Até mesmo a grande imprensa brasileira que sempre esteve ao lado dos posicionamentos mais conservadores, também fazem manutenção da defesa dos interesses econômicos das elites produtoras e das corporações transnacionais, manifestando-se contra todo aparato legal de defesa do ser humano e do meio ambiente. E contra o poder econômico só há uma saída: a união de todos, a partir do simples cidadão na defesa de sua sobrevivência e do ambiente saudável para todos. Vamos juntos!!!



FONTES:
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DERMEVAL SAVIANI: ESCOLA E DEMOCRACIA




DERMEVAL SAVIANI: ESCOLA E DEMOCRACIA – A obra “Escola e cidadania” de Dermeval Saviani, aborda questões sobre as teorias da educação e o problema da marginalidade, as teorias não-críticas, as teorias critico-reprodutivistas, teoria crítica da educação, a teoria da curvatura da vara, o homem livre, as mudanças de interesses, a falsa crença da Escola Nova, ensino não é pesquisa, a hegemonia da classe dominante, Pedagogia Nova e Pedagogia da Existência, para além das Pedagogias da Essência e da Existência, para além dos métodos novos e tradicionais, para além da relação autoritária ou democrática na sala de aula, contribuição do professor, 70 anos do Manifesto e 20 anos de Escola e Democracia, temática central do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, o contexto, a manipulação de conceitos e do processo histórico, Paschoal Lemme no manifesto e a escola Nova exercitando a Teoria da Curvatura da Vara.


EDUCAÇÃO SEM DISTÃNCIA




EDUCAÇÃO SEM DISTÃNCIA – O livero “Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distãncias em ensino e aprendizagem”, de Romero Tori aborda questões acerca do Blended Learnig harmoniozando atividades virtuais e presenciais, mídia e aprendizagem, desconstruindo a distância na educação, avaliando o potencial de proximidade em ações de aprendizagem, interatividade, objetos de aprendizagem, sistemas de gerenciamento de conteúdo e aprendizagem, realidade virtual, realidade aumentada, videoconferência, games, ambientes virtuais, Web 2.0, representação gráfica do programa de aprendizagem, entre outras matérias.

FONTE:
TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distãncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010.


DEFESA CIVIL NA ESCOLA



DEFESA CIVIL NA ESCOLA – Tendo em vista que alguns anos atrás, a cidade de Blumenau e outras localidades do estado de Santa Catarina foram arrasadas com deslizamentos e enchentes. Depois, cidades alagoanas e de Pernambuco também padeceram dos mesmos problemas sem precedentes na história das localidades. Agora, a região serrana do Rio de Janeiro e cidades de Minas Gerais e São Paulo estão sofrendo do mesmo problema.
Mediante as recentes incidências que se tornaram uma constante, bastando haver qualquer chuva alagando ruas e logradouros, sugiro a adoção da Defesa Civil nas escolas via tema transversal Meio Ambiente.
Eis a sugestão da literatura:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
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