ARTE
NA ESCOLA: Pintura em telha realizado pelos alunos do 6º Ano A e C, do Ginásio
Municipal Fernanda Augusto Pinto Ribeiro, numa iniciativa da professora Maria
José Gomes da Silva.
PROJETO BRINCARTE DO NITOLINO – Espaço para informação e divulgação do trabalho com oficinas, contação de história, recreações educativas, palestras, pesquisas acadêmicas e outras atividades musicais, teatrais e literárias de Luiz Alberto Machado voltadas para o universo infanto-juvenil. Contato: luizalbertomachado@gmail.com
ARTE
NA ESCOLA: Pintura em telha realizado pelos alunos do 6º Ano A e C, do Ginásio
Municipal Fernanda Augusto Pinto Ribeiro, numa iniciativa da professora Maria
José Gomes da Silva.
ARTE
NA ESCOLA - Arte da aluna Niely Ricassia, do 8º Ano, da Escola Municipal
Ivonete Ferreira Lins durante a Feira Pedagógica – Cultura Afro, iniciativa da
professora Luciana Girlan.
ARTE
NA ESCOLA
– Em mais uma iniciativa da professora Fátima Portela, desta vez com a
participação dos alunos do 8º Ano C, da Escola Caic, na confecção de brilhantes
xilogravuras, depois de uma aula sobre esta arte secular, que provavelmente
surgiu por volta do século VI EC, na China, muito desenvolvida no Ocidente
durante a Idade Média, inovada no Japão e na Europa durante o séc. XVIII e
bastante popularizada no Nordeste brasileiro, entre os cultores da Literatura
de Cordel. Trata-se de uma técnica de gravura em que se entalha a madeira como
matriz, por meio de instrumento cortante, possibilitando a reprodução de uma
imagem gravada sobre o papel ou outro suporte para impressão. Esta técnica após
o procedimento do entalhe utiliza-se de um rolo de borracha embebido em tinta,
espalhando a tintura pela parte elevada do entalhe, levando ao processo de
impressão em alto relevo, tanto no papel ou pano especial, revelando a imagem
desejada. Outras variações da técnica são a xilogravura de topo e a linoleogravura,
entre outras. Veja mais aqui, aqui & aqui.
ARTE NA ESCOLA – Numa iniciativa da professora Fátima Portela, os alunos
do 8º Ano C, da Escola CAIC – José do Rego Maciel, da rede pública de Palmares (PE),
realizaram atividades de confecção de cartazes sobre a cidade do passado. Os cartazes
confeccionados pelos alunos a partir de fotos antigas da cidade resultou numa
exposição que compreendeu uma verdadeira viagem no tempo palmarense. Parabéns
pros alunos, pra professora e pra escola! Afinal, todo dia é dia de arte na
escola!
Veja mais Arte na Escola aqui
& aqui.
PROJETO
VIAGEM AO MUNDO DA LEITURA E DA ESCRITA – Realizou-se na última quarta-feira,
04 de junho, a apresentação dos alunos na Escola Municipal Rosemiro Rodrigues
de Barros, sediada no distrito de Santo Antônio dos Palmares, do projeto Viagem
ao mundo da leitura e da escrita.
Sob
a orientação do professor Fábio Santos, os alunos apresentaram as obras
Gabriela Cravo e Canela, Tieta do Agreste e Dona Flor e seus dois maridos, do
escritor Jorge Amado, com performances que envolviam a biografia do autor, leitura
crítica e exibição em em cordel das obras escolhidas.
O
evento contou com o apoio e participação dos professores e da gestora Marizene
que, na ocasião, fez apresentação da Sala Multifuncional, da biblioteca, do
Laboratório de Ciências, do espaço para exibição de Vídeos e Cineclube, entre
outras dependências do educandário e atividades desenvolvidas no turno de
regime integral.
Veja
mais Arte na Escola aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui & aqui.
REGISTROS MÁGICOS
DE PALMARES – Recém lançado
pela Semed – Palmares, sob a gestão da secretária Elizângela Neves, o livro Registros
Mágicos de Palmares, escrito por Luiz Alberto Machado, Marcos Xhêpa &
Guto Mota, sob coordenação da Editora Trato, compõe a série Palmares: Terra
de Cultura e de Grandeza, com as lendas da Trombeta, da Usina Pirangi, do
Padre sem cabeça, da Princesa da Serra da Prata, da Comadre Fulôzinha, do
Castelo Inglês, da Pedra do Navio, do Bicho-homem, de Zumbi dos Palmares, do
Velho do saco, do Papa-figo, da Dama da Noite e do Vampiro que morava no
cemitério. Veja mais aqui, aqui, aqui, aqui & aqui.
LER BEM – Numa parceria
com o professor & poeta Admmauro Gommes realizamos o acompanhamento
dos estudantes participantes da 14ª Edição do Concurso Ler Bem, da Semed
Palmares (PE).
O concurso Ler Bem é uma iniciativa da Associação
Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA) para incentivar a leitura
entre estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais de
Pernambuco. O objetivo principal é promover o hábito da leitura e desenvolver
habilidades de leitura e interpretação, estimular a espontaneidade na leitura,
além de reconhecer e premiar alunos que demonstrem excelente desempenho em
leitura em voz alta, com foco em obras literárias específicas. Em 2025, o
concurso se apresenta como um marco, abrangendo 184 municípios.
LER BEM – SEMED PALMARES (PE) – Sob o
comando da Secretária Municipal de Educação dos Palmares, professora Elisângela
Neves, a participação conta com a supervisão dos professores Valmir Melo e
Élida Roberta, destacando os alunos Emily Sophia Oliveira da Silva (9
anos - Escola Municipal Dermeval Alves), Sophia Vitória dos Santos Ramos (9
anos - Escola Municipal Assis Ribeiro) e Vinícius Marques da Silva (9
anos - Escola Municipal Luiz da Rocha Leão), com foco na obra “O Meu Pé de
Laranja Lima”, do escritor José Mauro de Vasconcelos.
ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO – O
acompanhamento realizado pelo professor e poeta Admmauro Gommes culminou com
performances poéticas e criativas dos alunos.
Emily Sophia:
LUZ
Você é como uma luz
E que ilumina os meus dias ilumina a minha
mente
para quando for criar um poema ou um texto me
dar uma ideia genial.
Quando estou sonhando
eu sinto uma luz dentro de mim
que me ilumina todo o meu coração
a luz que brilha dentro de mim.
Luz que ilumina toda a minha casa
até quando eu vou dormir a luz da cozinha
fica bem ligadinha.
A luz que brilha dentro de
mim
é a maior luz que existe e
que brilha.
II
Você é uma lâmpada
que ilumina os meus olhos
e brilha tudo dentro de mim.
Vinícius Marques:
O CARRO
Você é como um carro
vive andando pelas ruas em cidades especiais
levando e trazendo pessoas legais
e com Deus no controle
a gente segue em paz.
Esse carro é muito legal e muito especial
Todos os passageiros só querem andar nele.
Esse carro é o mais rápido do mundo
Pode confiar.
II
Você é um cadeado
esconde vários segredos
porque quando fecha
só abre com a chave da paixão.
Sophia Vitória:
UM GIRASSOL
Você é como um girassol
Quando o sol começa a nascer
Você começa a brilhar
Iluminando o nosso dia
Trazendo paz, felicidades
E harmonia para nossa vida.
Você parece com um laço
Que quando você pega
Não quer mais soltar.
Você é como uma rosa de tão linda que você é.
II
Você é um armário
esconde muita coisa
quando a gente olha
você esconde fechando a porta.
ACOMPANHAMENTO & OUTRAS ATIVIDADES - Em seguida foram realizados com os alunos participantes exercícios de
leitura em voz alta de trechos do livro em estudo, trabalhando a dicção,
o nível de expressão, a maneira de utilização e articulação das sílabas, palavras,
frases e períodos; o nível de articulação dos sons e das sílabas na leitura, a
clareza e confiança na produção dos sons da fala, a velocidade e o tom adequado,
a altura da voz, a pronúncia, a intensidade, o ritmo congruente de leitura, visualização
de ressonância (potência) e clareza da fala como base da projeção vocal dos
alunos, com variação das intenções para alegria, raiva, distância, ritmos
(normal, lento, acelerado), altura (voz alta, baixa, normal), entonação e
sentimento (alegre, triste, raivoso, distante), além de práticas de
trava-línguas e exercícios vocálicos, entre outras.
Veja mais Arte na Escola aqui.
Imagem: arte de Lú Karyry
Luiz Alberto Machado*
Um dia menino, à sombra bondosa de um
carregado cajueiro, a vida sorria e eu conversava sozinho coisas que saltavam
das sensações.
As ideias levavam meu coração a dar voltas
por todos os lugares, até me entreter com um galo lá longe, todo amostrado no
terreiro, desde que o dia acontecera: uma felicidade que me contagiava todas
manhãs de sempre.
Já era de tarde e o galo orgulhoso de si lá
cocoricava como se fosse domingo de festa. Assim, entretido com todo seu
ciscado tomava pé de toda boniteza das coisas dali.
Logo desaparecera e eu fiquei no ora, ora:
Cadê-lo? Foi pra onde?
Ousei levantar a buscá-lo e uma voz diferente
interrompeu minha saída:
- Curumin, que é que há? -, a voz deixou-me
ali espantado. E ainda fez um convite: - Chega!
Quem era? Parecia mesmo que era do cajueiro o
que ouvi:
- Senta, vamos prosear! A tarde está tão
linda...
Era mesmo dele aquela estranheza. Sim, pois.
É que até então ele e todas as árvores só me ouviam; agora minha vez de escutá-lo.
E me agachei atencioso: Diga lá!
Era como se fosse um uma voz do além a me
contar dos segredos mais íntimos das coisas, o que saía e entrava pelos sete
buracos da cabeça de gente. Como assim? E me falou da maior profundeza das
coisas escondidas: que a Terra é a nossa Mãe, nosso abrigo; e a nossa família,
todos ao nosso redor, assim como tudo e todas as coisas.
E mais disse para que eu sentisse o cheiro de
Sol por todos os lugares inundados pelo perfume das flores e elas abanando
alegres nos galhos: o ar era avida que nos fazia existir soprando a raiz de
todos os ventos, o prazer das brisas que levavam e traziam o gosto mais
maravilhoso de viver. E que sopravam o fogo ensinando tudo o que passou e o que
virá, como se vingassem o céu com a fumaça das altas fogueiras, lambendo as
estrelas maduradas na noite pela viagem de outro dia, que depois viria, quando
menos se esperasse. Inspiravam o rio na metáfora do espelho e mexiam as
correntes das águas regando o chão, como sobem as marés – o encontro do rio ao
mar era a vidada gente, porque há um lugar e um tempo, pedaços de hestórias de semear
e de colher, de fazer e sonhar. Conduziam as nuvens que choravam de alegria
lavando a alma grata pela comida, pelo abrigo, pela claridade, pelo trabalho e
pela dança dos espíritos invisíveis –os guardiões da herança de todas as
estações e o respeito recíproco na boa-fé do coração puro.
As palavras pareciam soltas e soavam de
dentro pro íntimo e era preciso silêncio para senti-las, sim: era o milagre da
revelação do Grande Espírito.
De repente o galo reapareceu do nada para
atrapalhar tudo e, pela primeira vez, entendi seu cocoricó: convocava o coro de
todas as pedras e alturas, todos os troncos e plantas, todos os morros e estradas,
todas as grutas e cachoeiras, todos daqui de perto e de lá longe, todos os que
voam e os que rastejam, enfim: o coro da celebração vital.
Sim. Cantavam que todos temos uma missão:
proteger a Mãe Terra e tudo que nela há! E eu felizardo também cantei bebendo
da chuva, como se aprendesse devoto das águas a gratidão dos nascidos e com
todas as graças do coração a segui-las sempre adiante horizonte afora.
Assim sou e estou.
* Texto extraído da publicação 11.645 indígenas e
diversidade pela paz (Thydewa – Escola Livre Abya Yala, 2024).
Veja mais Arte & Literatura Indígena aqui
& aqui. Para baixar gratuitamente o ebook é só acessar aqui.
Atividade
desenvolvida pelo professor Wellington Batista da Silva, que é mestre em Ensino de Filosofia, com a
dissertação de mestrado apresentada à Universidade Federal
de Pernambuco-UFPE, com a temática Emancipação Humana e Indústria Cultural: Uma
análise crítica a partir do contexto da sala de aula e os produtos das novas
mídias sociais, sob a orientação do professor Dr. Anderson de Alencar Menezes,
narrando a sua trajetória desde a Escola Arthur Coutinho, no Engenho Gravatá,
na Escola Pe. Francisco, na Escola Joao Vicente de Queiroz, na Faculdade de
Formação de Professores da Mata Sul (Famasul) e na UFRPE com toda coordenação
do Pro-Filo, em 2003.
REFLEXÃO
SOBRE ARTE:
“Toda
a atividade plástica pode ser realizada no nível da possibilidade ou da
impossibilidade. A dramatização, a pintura, a música e a dança, o recorte e a
colagem, a modelagem podem ser possibilidades ou não... A arte acontece no
processo transformador, mutador, atendendo à dimensão do desejo, do lúdico, do
espontâneo, do possível...”.
Pensamento
da professora e psicóloga Tamara da Silveira Valente.
Veja
mais Arte na Escola aqui, aqui, aqui, aqui & aqui.
O
que é Arte?
É
a criatividade através da imaginação que dá formas as ideias e deixa os
pensamentos fluirem.
Então
abra janela da sua mente
e
veja o mundo através da sua imaginação!
8°
Ano C. Escola- Caic.
6°
Ano B. Escola- Caic.
Atividade
desenvolvida no CAIC – Palmares (PE), pela professora Fátima Portela.
Veja mais Arte na Escola aqui, aqui & aqui.
No Brincarte do Nitolino todo dia
é dia de ser criança!!!
Confira:
Livros
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Teatro
Infantil: O lobisomem Zonzo aqui.
Literatura
Infantil aqui.
Psicologia
Infantil aqui.
Educação
Infantil aqui.
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