BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Monday, December 22, 2014

A VERDADE, DE ARTUR AZEVEDO


A VERDADE

Artur Azevedo

Gabinete de trabalho. O Juquinha chegou do colégio, entra para tomar a benção ao pai, Dr. Furtado, que está sentado numa poltrona, a ler jornais.

JUQUINHA – Benção, papai?

DR. FURTADO – Ora viva! (Depois de lhe dar a bênção). Venha cá, sente-se ao pé de mim. (Juquinha senta-se). Saiba que estou muito zangado com o senhor.

JUQUNHA – Comigo?

DR. FURTADO – O diretor do colégio deu-me uma bonita informação a seu respeito!

JUQUINHA – Esta semana só tive notas boas.

DR. FURTADO – Não é dos seus estudos que se trata, mas do seu comportamento.

JUQUINHA – Eu não fiz nada.

DR. FURTADO – O diretor disse-me que o senhor não abre a boca que não pregue uma mentira! Isso é muito feio, senhor Juquinha!

JUQUINHA – Mas, papai, eu...

DR. FURTADO – O homem que mente é o animal mais desprezível da criação! Retire-se. (Juquinha vai saindo penalizado. O pai adoça a voz). Olha, vem cá. (Juquinha volta). Tu sabes quem foi Epaminondas?

JUQUINHA – Lá no colégio tem um menino com esse nome.

DR. FURTADO – Não é esse. Ainda não sabes, mas hás de lá chegar, quando estudares a história da Grécia. O Epaminondas, de quem te falo, era um general tebano, vencedor dos lacedemônios, que ficou celebre não pelos grandes feitos que cometeu, como também porque não mentia nem brincando.

JUQUINHA – Então nem brincando a gente deve mentir?

DR. FURTADO – Nem brincando! A mentira é degradante. Degradante e inútil: o mentiroso é sempre apanhado. A sabedoria das nações lá diz que mais depressa é pegado um mentiroso a correr que um coxo a andar. O homem honrado – presta-me toda a atenção! -, o homem honrado não mente em nenhuma circunstância da vida, ainda a mais insignificante! (Batem palma no corredor). Quem será? Algum importuno!

JUQUINHA – Papai, quer que eu vá ver quem é?

DR. FURTADO – Vai, e se for alguém que me procure, dize-lhe que não estou em casa.

FIM

REFERÊNCIA
AZEVEDO, Artur. Teatro a vapor. São Paulo/Brasília: Cultrix/MEC, 1977.

Veja mais aqui.