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Tuesday, December 09, 2014

EDUCAÇÃO INFANTIL, IGUALDADE RACIAL E DIVERSIDADE


EDUCAÇÃO INFANTIL, IGUALDADE RACIAL E DIVERSIDADE – O livro Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais, organizado por Maria Aparecida Silva Bento, aborda temas como política educacional comprometida com a igualdade racial, aspectos conceituais e jurídicos da educação para a igualdade racial na educação infantil, a criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais, educação infantil e políticas públicas, políticas e práticas na creche, estudos sociais sobre a infância, relações raciais e infância, criança e o plural da infância, a socialização da criança negra na escola é diferente da vivenciada pela criança branca, uma sociologia da infância no Brasil, anotações conceituais e jurídicas sobre educação infantil e diversidade, educação escolar, educação social e intervenção preventiva, educação infantil e conteúdos básicos de aprendizagem, direito à educação, a Constituição Federal prescreve a contribuição das diferentes etnias para a formação do povo brasileiro como conteúdo curricular obrigatório em todos os níveis de ensino, direito constitucional à identidade étnica, educação igualitária, considerando a criança competente, a identidade racial em crianças pequenas, a construção da identidade racial, família e escola, problematizando o conceito de identidade, vivências de igualdade étnico-racial nas instituições de educação infantil, diversidade étnico-racial: por uma prática pedagógica na educação infantil, o currículo na educação infantil, as crianças: concepção e compreensão, a abordagem da temática étnico-racial na educação infantil: o que nos revela a prática pedagógica de uma professora, a teoria das representações sociais como referencial teórico-metodológico, as relações raciais na educação infantil, anotações sobre a vivência de igualdade em sala de aula, envolvimento qualificado, qualidade da escola para todos e desafios dos conflitos da diferença e da desigualdade, passos para observação e acompanhamento, o princípio da pluralidade e o pensamento plural, formação de professores para a igualdade étnico-racial na educação infantil, os princípios pedagógicos de um trabalho com a abordagem da diversidade étnico-racial na primeira infância, resultantes de processos de formação continuada, experiências de aprendizagem, as crianças e suas reações diante do tema, diversidade étnico-racial e a produção literária infantil: análise de resultados, literatura infantil, os contextos de produção da literatura infantil, entre outros interessantes temas.

REFERÊNCIA
BENTO, Maria Aparecida. Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, 2012.