BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Friday, July 25, 2014

ROBINSON CRUSOÉ, DE DANIEL DEFOE

ROBINSON CRUSOÉ – No meio da minha infância e adolescência, um livro me chamou atenção e muito me tocou: Robinson Crusoé, de Daniel Defoe.

O escritor e jornalista inglês Daniel Defoe (1660-1731) escreveu o livro Robinson Crusoé em 1719 e ficou famoso por essa iniciativa, depois de tantas nem tanto exitosas.

O romance Robinson Crusoé conta a história de um jovem marinheiro que embarca num navio para sua aventura. No meio de uma tempestade, torna-se ele único sobrevivente do naufrágio, ficando isolado numa ilha deserta no Caribe por longos vinte e oito anos. Sozinho, isolado de tudo, ele vai tentar sobreviver do que tem disponível: sua experiência e a natureza da ilha. Constrói sua Casa de Campo com madeira nativa, semeou e administrou plantações, criou engenhos, utensílios e ferramentas para seu uso.

Por esse longo período viveu numa solidão absoluta, até o dia em que descobre pegadas. Foi aí que encontrou uma tribo de canibais, da qual, conseguiu manter amizade com o índio Sexta-Feira. Daí, um novo momento e uma nova relação se iniciam aguçando minha curiosidade para ir até o final desse maravilhoso livro.

O que posso dizer: eu adorei e fui muito marcado por essa história que possui um tom confessional e didático de forma autobiográfica. Vocês vão adorar, leiam.