BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Wednesday, July 23, 2014

A ARTE INFANTIL DE RUY JOBIM NETO


RUY JOBIM NETO - O autor teatral, roteirista, cartunista e blogueiro Ruy Jobim Neto tem um currículo invejável. Para começar é formado em cinema pela ECA/USP. É o criador do personagem Cão Jarbas (1989). É autor do livro Na Tigela com Jarbas (2002) e das revistas bimestrais Brincadeiras do Jarbas, lançadas em novembro de 1996. Também autor dos temas Santos Dumont, Zumbi, Guararapes e O padre do voador da coleção Heróis do Brasil.


JARBAS, O CÃO – Personagens de tiras cômicas criado em 1989, pelo cartunista e autor teatral Ruy Jobim Neto, publicado nacionalmente desde 1996. Inicialmente, as tiras desse personagem possuíam o título original de Nós... e eles, sendo posteriormente rebatizado por Jarbas, seguindo a linha de tiras de família. Foi transformado em revista em 1996, Brincadeiras do Jarbas, em publicação pela Bentivegna Editora (SP) e, em 2002, a coletânea Na tigela com Jarbas foi indicada como o Melhor Lançamento Infantil para o Troféu HQ Mix, edição 2003. A partir de 2006, o Jarbas foi utilizado como mascote e inserido no conteúdo de apostilas multidisciplinares de uma equipe de professores da CAPES no Timor Leste, o que levou à publicação no Jornal da Tarde, em matéria sobre a utilização de HQs em sala de aula.

BEM LONGE DA TRAÇALÂNDIA – O texto teatral infantil Bem longe da Traçalândia, de Ruy Jobim Neto, estreou nos palcos do Teatro Coletivo, de São Paulo, em 2009, participando, em seguida, do Festival de Curitiba (PR) e nas Oficinas Oswald de Andrade (SP), reestreando em 2011 no Teatro Commune (SP), seguindo-se apresentações em diversos teatros de São Paulo. A peça conta a história de Drusilla que se encontra perdida. Longe de casa e dos parentes, resta a esta traça-de-livros apenas contar histórias. E ela gosta de falar de luas, de estrelas, rios e montanhas. Só que o Capitão Monóxido não está nada disposto a deixar que ela conte essas histórias para as crianças de todo o mundo. Aquelas histórias que fazem lembrar que o planeta Terra é a única casa que nos resta. A partir disso, vem um tremendo desenvolvimento que leva a garotada a um momento sensacional.

Veja mais Ruy Jobim Neto aqui.