BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Monday, July 29, 2013

LUDOTERAPIA




LUDOTERAPIAAo participar do curso de Ludoterapia, com o excelente professor Silvino Costa Ferro, tomei conhecimento de que se trata de uma técnica da psicoterapia infantil. E, conforme Homem (2009), é um termo oriundo da palavra inglesa play-therapy que é traduzida como terapia pelo brincar, sendo, portanto, definida como a relação interpessoal dinâmica entre a criança e um terapeuta com a providência de um conjunto variado de brinquedos e uma relação segura para expressar e explorar plenamente seus sentimentos, experiências, pensamentos e comportamentos por meio da natural comunicação de brincar. Nesse contexto, a brincadeira ou o brincar, conforme Huizinga (1993) e Winnicott (1975), como um fenômeno cultural que, no dizer de Pereira (2009), se realiza por meio de uma estrutura que remete aos ritos que implicam em gestos, palavras, distribuição de papéis, ao permitir que a brincadeira possa ser realizada com o uso da imaginação com contações de histórias, jogos e brincadeiras. Ou seja, o brincar como uma possibilidade de expressão, reconhecendo como cultura, como forma do ser humano de tornar-se presente no mundo com sua peculiaridade de individuo e de integrante de um grupo social, com a chance dessa brincadeira se instalar como uma das ações de formação de identidade da criança e exercendo um papel importante na aprendizagem. Assim, a ludoterapia é vista, conforme Axline (1984) e Silva (1995) como o processo psicoterapêutico voltado para a criança por meio da brincadeira, objetivando, assim, ajudar a expressão das dificuldades e conflitos da criança. Por essa razão, oportuniza a liberação dos problemas e sentimentos infantis por meio de brincadeiras e jogos que identificam distúrbios e sintomas, liberando inseguranças, tensões e frustrações, bem como distúrbios, agressividade, confusão e medos, dificuldades de aprendizagem, insônia e pesadelos, timidez, gagueira e desvios alimentares.

BIBLIOGRAFIA
ABERATURY, Arminda. A criança e seus jogos. Rio de Janeiro: Vozes, 1972.
AXLINE, Virginia. Ludoterapia. Belo Horizonte: Interlivros, 1984.
______. Em busca de si mesmo. São Paulo: Agir, 1984.
HOMEM, Catarina. A ludoterapia e a importância do brincar: reflexões de uma educadora de infância. Cadernos de Educação de Infância n.º 88, Dez/2009.
HUIZINGA, Joan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 1993.
KLEIN, Melanie. Obras completas. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
PEREIRA, Eugenio Tadeu. Brincar e criança. In: CARVALHO, Alisson et al (Orgs.). Brincar(es). Belo Horizonte: UFMG, 2009.
SILVA, Sueli Dias. Da ludoterapia não-diretiva à ludoterapia centrada na pessoa; reflexões: à luz da prática clínica e do desenvolvimento da abordagem centrada na pessoa. São Paulo: Instituto Sedes Sapiense, 1995.
WINNICOTT, Donald. A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
______. O brincar & a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
______. Pensando sobre crianças. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.


Veja mais Psicologia.