BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Friday, July 05, 2013

FÁBULAS DE LA FONTAINE


O VELHO, O MENINO E O BURRO – Um velho camponês tendo um dia que ir até uma aldeia, pegou o burro pelo cabresto, chamou o neto e partiu.

O menino ia montando no burro e o velho levava-os seguindo adiante. Mas pouco haviam andado pela estrada poeirenta, quando um grupo de homens, ao vê-los, diz zombeteiramente:

- Olhem que coisa mais estúpida! O velho andando e um menino tão forte montado no pobre burro. Não tem cabimento! É uma falta de respeito a um pobre velho trôpego e cansado!

O velho, mais que depressa, diz ao neto:

- Menino, desce daí! Não vê que eu, pobre velho, estou cansado e minhas pernas não aguentam mais esta caminhada, enquanto você vai ai refestelado no nosso burrinho? Não ouviu como zombaram de nós?

O menino desceu e o velho montou.

Mal tinham andado mais uns poucos metros, quando outro grupo os vê e, entre risadas, o velho ouve-o dizer:

- mas que patetice tão grande! Coitada da criança, tão franzina e pequena, enquanto o velho forte é que aproveita o burrinho. Nunca se viu uma coisa igual!

O velho, mais que depressa, desce do burro e diz ao menino:

- Olha, menino, o melhor é irmos a pé, o burro que vá sozinho, e ambos vamos seguindo-o.

Mas, para cúmulo, logo se aproxima outro grupo, que, ao ver o quadro dos dois na frente e o burrinho atrás, cai em grandes gargalhadas:

- Olhem só os dois tolos! Vão sujando os pés na lama, e para que lhes serve o burro?

O velho fica impressionado ao ouvir estas palavras e mais que depressa diz ao menino:

_ Se vamos a pé, falam mal de nós, então é melhor ambos montarmos. Assim não podem nos censurar!

Mas, mal acabavam novamente de andar um pouco, ouvem outra voz ríspida que lhes grita:

- Apeiem-se, desgraçados! Querem, por acaso, matar o pobre burrinho? Quer ver que o animal não lhes pertence e, por isso, maltratam-no tanto!

O velho, mais uma vez, ouve a censura e diz ao menino:

- Não sei o que fazer; se monto, eu estou errado e sou maldoso a uma pobre criança; se você monta, isto é uma afronta para um pobre velho; e se ambos montamos, queremos matar o burro! Não entendo o mundo, mas talvez seja melhor carregar o burro às costas, assim não nos poderão dizer nada.

E mais que depressa, ajudado pelo neto, ambos ergueram o burro, e vão carregando-o.

Mas estava escrito que mais uma vez ouviriam dizer alguma coisa:

- Olhem dois loucos varridos, estão querendo pôr o mundo às avessas! Estão servindo de burros ao burro!

O velho pára e diz:

- Nunca se consegue agradar todo mundo; cada vez que ouço os outros, mais me confundo! Menino, vamos como antes, e que isto lhe sirva de lição, assim como para mim. É mais tolo quem dá satisfações ao mundo do que aquele que age segundo sua vontade.


JEAN DE LA FONTAINE (1621-1695) – Poeta e fabulista francês, autor das “Fábulas Escolhidas” (1668) e “Fábulas” (1694) reunindo fábulas do autor.