EDUCAR PARA A ERA PLANETÁRIA – A obra “Educar para a era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana”, dos autores Edgar Morin, Raúl Motta e Emílio-Roger Ciurana, trada de questões sobre o método, estratégias para o conhecimento e ação num caminho que se pensa, a relação entre experiência, método e ensaio, a relação entre o método e a teoria, a errancia e o erro, o método como estratégia, os princípios gerativos e estratégicos do método, o método e sua experiência trágica, a complexidade do pensamento complexo, a confusão entre caos, complexidade e determinismo, características do pensamento complexo, os desafios da era planetária, o possível despertar de uma sociedade-mundo, o nascimento da era planetária, a idade de ferro planetária, da ilusão do desenvolvimento à mundialização econômica, o avesso do cenário, a possível emergência da sociedade-mundo e a missão da educação para a era planetária.
FONTE:
MORIN, Edgar; MOTTA, Raúl; CIURANA, Emílio-Roger. Educar para a era planetária: o pensamento complexo como método de aprendizagem no erro e na incerteza humana. São Paulo: Cortez, 2003.