BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Saturday, May 24, 2014

PROGRAMA BRINCARTE DO NITOLINO



PROGRAMA BRINCARTE DO NITOLINO – Neste domingo, 25/05, a partir das 10hs, no blog do Programa Domingo Romântico, acontecerá a estreia do programa Brincarte do Nitolino, com apresentação da linda Ísis Corrêa Naves, numa produção MCLAM.

O PROGRAMA – Na programação de estreia as seguintes atrações: Mário Quintana, Ascenso Ferreira, Egberto Gismonti, Chico Buarque, Milton Nascimento, Fatima Guedes, Os Trapalhões & Lucinha Lins, Fátima Maia & Quinteto Violado, Gilberto Gil, Marize Sarmento & Turma da Carochinha, Turma da Mônica, Toquinho & muita música, muita poesia, histórias e brincadeiras pra garotada. 

ÍSIS CORRÊA NAVES – A linda Ísis Corrêa Naves é mineira, filha de Meimei Corrêa e já demonstra seus dons artísticos com desenhos, escritos e, agora, estreando como apresentadora do programa do Nitolino. Confira mais da Ísis aqui.

HISTÓRIA (por Luiz Alberto Machado) -Tudo começou no início dos anos 1980 quando por iniciativa das Edições Bagaço, então trupe da Revista A Região, fui convocado para transformar o livro infantil O Valente Galozé, da saudosa escritora Elita Afonso Ferreira, para o teatro infantil. Pois foi, a peça era encenada a cada lançamento do selo editorial. Esse foi o pontapé inicial para me dedicar a estudos por longos anos sobre literatura, música e teatro infantis.
O incentivo foi crescendo com a criação da Associação Teatral Palmarense (ATEP) em meados dos anos 1980, quando escrevi, encenei e dirigi vários espetáculos teatrais.
Em 1992, mais de 20 anos estudando a respeito, publiquei o meu primeiro livro infantil, O Reino Encantado de Todas as Coisas, pelas Edições Bagaço.
Em 1995, lancei o meu segundo título no gênero, Falange, Falanginha, Falangeta, pelas Edições Nascente, que foi adotado por diversas escolas de Alagoas. Criei, então, a recreação oriunda do livro e me apresentei em diversas escolas das redes pública e privada de Alagoas.
Ao criar o tabloide Nascente, em 1996, criei uma coluna na publicação voltada para o público infanto-juvenil, denominada Brincarte publicando desenhos, histórias e poesias da garotada. Logo essa coluna promoveu o Prêmio Nascente de Arte Infanto-Juvenil, que teve três edições em 1997, 1998 e 1999, resultando na publicação da antologia Brincarte, apresentada por Maurício de Souza & Turma da Mônica.
Com o lançamento da antologia Brincarte, publiquei os meus livros O Lobisomem Zonzo (1998) e O Cravo e a Rosa (1999).
Em 2000, transformei em peça teatral o texto do Lobisomem Zonzo que foi encenada em diversos estados brasileiros e premiada em Pernambuco.
Em 2001, foi a vez do livro Alvoradinha: Calango Verde do Mato Bom, publicação que obteve muita divulgação sendo notícia e destaque em jornais e revistas da Argentina, Chile, Colômbia, França, Venezuela, Portugal e Inglaterra. Depois foi transformado em site e, posteriormente, mascote da empresa comandada pelo empresário Marcos Alexandre Martins Palmeira, que desenvolveu diversas atividades culturais e artísticas com o personagem, inclusive com doação do livro pras escolas públicas e privadas de Alagoas.
Sete anos depois, foi a vez das Edições Nascente promover o lançamento do Turma do Brincarte e Frevo Brincarte, ambos em 2008, com o objetivo de promover apresentações literárias, musicais e teatrais nas escolas públicas de Maceió. O resultado foi surpreendente e diversas escolas alagoanas participaram do projeto. Esse projeto possibilitou a criação do personagem Nitolino que comandava a festa com a garotada das escolas e colégios.

Em 2010, aconteceu a primeira temporada da peça teatral infantil Nitolino no Reino Encantado de Todas as Coisas, em cartaz durante os meses de abril, maior e junho, no Teatro Linda Mascarenhas, espaço cultural do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), em Maceió. Foi nesse ano que o personagem foi transformado em quadrinhos pela arte do saudoso artista plástico Falcão.
Em 2011, ocorreu o lançamento simultâneo do DVD e do livro Nitolino no Reino Encantado de Todas as Coisas, renovando uma temporada pelos meses de abril e maio, no Teatro Linda Mascarenhas, em Maceió.
Em 2012, deu-se a publicação da segunda edição do livro infantil O Lobisomem Zonzo, culminando com diversas apresentações do Nitolino em bienais, encontros, feiras, festas literárias, entre outras.
Em 2013, depois de uma extensa programação de apresentações, culminou com o evento Natal do Nitolino, com apresentação da peça teatral e doação dos livros infantis para as crianças carentes dos bairros periféricos de Maceió.
Agora, depois de virar coluna de tabloide, antologia infantil, seção de programa radiofônico e de blog, agora o Brincarte do Nitolino transforma-se em programa comandado pela linda Ísis Corrêa Naves, dentro do Projeto MCLAM.



SERVIÇO:
O que? Programa Brincarte do Nitolino.
Quando? Todos os domingos, a partir das 10hs.
Onde? Blog MCLAM
Apresentação: Ísis Corrêa Naves

Confira o programa no Blog MCLAM.