BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Sunday, May 04, 2014

ANÁLISE DA CRIANÇA – SÉTIMO ENCONTRO


ANÁLISE DA CRIANÇA – O sétimo encontro Análise da Criança, curso de formação ministrado pelo Professor e Psicólogo Silvino Ferro, realizou-se no último sábado,  03 de maio, com momentos de muita informação e interações.

Nesse encontro foram abordados temas como o corpo na psicanálise, envolvendo os campos e sentidos do sintoma com uma abordagem conceitual nas ideias de Michel Foucault, Jacques Lacan e Françoise Dolto, entre outros autores, como exposição acerca de temas como dificuldades escolares, dificuldades características, inadaptação familiar, reações somáticas, estados pré e pós-psicóticos, bullyng, vitimização, mito familiar, devaneio materno, entre outros importantes assuntos.

O foco principal do encontro foi uma análise acerca da obra Psicanálise e Pediatria, de Françoise Dolto, abordando-se a nomenclatura da castração, complexo, pulsões, instâncias da personalidade (id, ego e superego), as fases de evolução do instinto (oral, anal, fálica, latência e genital), o pensamento e a inteligência nessas fases e o papel da sexualidade no desenvolvimento da pessoa.

Destaque-se a intervenção do Psicólogo Rogério Ferro durante os debates ocorridos sobre os mais diversos temas. Também merece destaque a dinâmica sobre as fases de evolução do instinto em que cada dupla pode manifestar o entendimento sobre os conteúdos ministrados.