BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Thursday, February 19, 2009

MOSTRA DE TEATRO INFANTIL

MOSTRA INFANTIL - III Festival BNB das Artes Cênicas:
O Amor nas Terras do Seu Zé Puxavante (Fortaleza – CE) Grupo Garis Fortaleza: dia 01, dom, 10h30, 15h e 17h Sousa: 28, sáb, 15h30 Cariri: 29, dom, 13h30 e 15h Rosinha, filha de seu Zé Puxavante, namora Tonho já há um bom tempo. Ambos anseiam pelo casamento, porém, Tonho terá que provar ao coronel suas boas intenções com a moça. O desafio será uma verdadeira peleja de cantadores. Então, Zé Puxavante, surpreendido com a habilidade e a inteligência do rapaz, acolhe-o em sua casa e dá-lhe a mão de sua filha. Direção: Grupo Garis. Classificação Indicativa: Livre. 50min.
A Triste Estória de Catarina e Bily Macarrão (Fortaleza-CE) Cia. Epidemia Teatro de Bonecos Fortaleza: dia 07, sáb, 10h - Local: Espaço Viva Gente – Rua Menor Gerônimo s/n – Jardim União – Fortaleza-CE Fortaleza: dias 08, 15 e 22, dom, 10h30 Fortaleza: dia 21, sáb, 17h30 - Local: Projeto Social Cidadão de Futuro – Praia do Futuro – Fortaleza-CE (acesso exclusivo à comunidade do Projeto) Fortaleza: dia 28, sáb, 17h30 - Local: Centro Cultural Patativa do Assaré – Av. B, nº 701 – Conjunto Ceará – Fortaleza-CE - Fone: 85 3259.5757
Espetáculo de bonecos que traz a história de um astro da música apaixonado por uma moça do interior, mas seus pais são contra o casamento – o que leva Catarina à morte. Quando Bily descobre, fica muito triste e desaparece. Eles voltam a se encontrar no céu, e são felizes por toda a eternidade. Emoções e sentimentos fortes são tratados de forma natural, o que favorece o entendimento da criança para temas delicados como o amor e a morte. Direção: Izabel Vasconcelos. Classificação Indicativa: Livre. 45 min.
O Marajá Sonhador e Outras Histórias (Brasília–DF) Cia. Os Buriti Sousa: 06, sex, 19h30 Cariri: 07, sáb,15h Fortaleza: 08, dom, 15h e 17h Contação de histórias brasileiras e de outras partes do mundo de caráter musical, cuja linguagem cênica ressalta a expressão corporal, rompendo a barreira entre teatro e dança. O espetáculo é composto por seis histórias que resgatam aspectos simbólicos e mágicos da cultura brasileira e universal através do ritmo dos tambores e da cadência narrativa das palavras. Direção: Eliana Carneiro. Classificação Indicativa: Livre. 60 min.
Colcha de Retalhos (João Pessoa-PB) Cia. Boca de Cena Sousa: dia 12, qui, 19h30 Sousa: dia 13, sex, 09h - Local: Comunidade Cigana de Pedro Maia. Neste trabalho são reunidas algumas das mais conhecidas linguagens e técnicas do Teatro de Bonecos, e costurada uma enorme “Colcha de retalhos”. Este espetáculo encanta crianças, jovens e adultos, funcionando como um mostra de encenações rápidas onde são apresentados, de uma só vez, três espetáculos com duração média de 15 minutos cada um. Direção: Artur Leonardo. 45min.
Ah, Cambaxirra se Eu Pudesse! (Rio de Janeiro – RJ) Cia. Boto-Vermelho Sousa: 13, sex, 19h30 Cariri: 14, sáb, 15h Fortaleza: 15, dom, 15h e 17h Espetáculo de animação de títeres que nos conta a história de uma cambaxirra que está construindo um ninho na mais bonita árvore da floresta de uma cidade da Europa do séc. XVIII, e é surpreendida com a presença de um caçador que pretende derrubar a árvore. Para não deixar que isso aconteça, terá que lutar com muita persistência contra as forças do imperador. Direção: Ricardo Schöpke. Classificação Indicativa: Livre. 66 min.
A Princesa de Bambuluá (Brasília –DF) Voar Teatro de Bonecos Sousa: 20, sex, 19h Cariri: 21, sáb, 15h Fortaleza: 22, dom, 15h e 17h Conto popular que fala dos desencontros amorosos entre João e a Princesa, onde todas as forças naturais e sobrenaturais conspiram contra essa união. A narrativa se inicia no sertão brasileiro e em sua inspiração pelas figuras ibéricas de reis, rainhas e princesas, transitando para o continente europeu, mais precisamente no reino de Bambuluá, para onde João parte voando nas asas de um urubu, a fim de reencontrar a sua amada. Direção: Marco Marcolino. Classificação Indicativa: Livre. 45 min. Os Três Porquinhos (Crato-CE) Grupo Anjos da Alegria Sousa: dia 21, sáb, 17h Uma família de porquinhos vivia feliz apesar das brigas dos três irmãos. Certo dia, a mamãe diz aos filhos que não aguenta mais as suas frequentes brigas. Por isso, eles resolvem ir embora para outro lado da floresta. Lá chegando, os três porquinhos resolvem construir suas casinhas. O que eles não sabiam era que naquele lado da floresta existia um lobo mau. Direção: Flávio Rocha. Classificação Indicativa: Livre. 60min.
A Menina dos Brincos de Ouro (Fortaleza-CE) Paula Yemanjá e Edivaldo Batista Sousa: dia 25, qua, 19h30 Maria do Socorro é filha de lavadeira e sonha em ser cantora. Sua vida muda quando é raptada por Venâncio, homem inescrupuloso, que a obriga a cantar em troca do par de brincos de ouro que a menina perdeu e ele achou. Direção: Paula Yemanjá e Edivaldo Batista. Classificação Indicativa: Livre. 60min.
O Planeta que Era Azul (Sousa-PB) Grupo Teatro Oficina Cariri: dia 27, sex, 15h Sousa: dia 29, dom, 16h e 20h Três crianças, três vontades e um só destino: “o Planeta que era azul”. Por que não é mais? O que fazer para restaurar a ordem das coisas? Só viajando com essas crianças para saber. Nesta viagem a imaginação, o sonho e a fantasia nos conduzirão a um planeta sem cor. Direção: Chico Oliveira. Classificação Indicativa: Livre. 60min.
Espelho, Espelho Meu (João Pessoa – PB) Rataplan Cia. das Artes Sousa: dia 27, sex, 16h Cariri: dia 28, sáb, 15h30 Fortaleza: dia 29, dom, 10h30, 15h e 17h Um casal de atores mambembes viajantes e contadores de histórias se revezam de forma criativa, através da música e da dança, para conseguirem interpretar sozinhos os treze personagens do conto da Branca de Neve – onde pretendem mostrar às crianças e aos jovens que a felicidade é fruto das dificuldades enfrentadas ao longo da vida. Direção: Isaú Firmino. Classificação Indicativa: Livre. 55min.
CRIANÇA E ARTE Oficina de arte Oficina de Fantoches (Fortaleza – CE) Grupo Calu Maravilhas Fortaleza: dias 01, 08, 15, 22 e 29, domingos, 11h30 O mundo mágico dos fantoches sempre despertou a curiosidade das crianças. Na oficina elas irão confeccionar e manipular suas criações, desenvolvendo suas habilidades e ideias utilizando material reciclável. Número de vagas: 20. 90 min.
Fantoche do Sertão (Sousa–PB) Bivânia Araújo e Francisca Alvino Sousa: dia 14, sáb, 16h É um espaço onde a criança irá conhecer a origem desse fascinante elemento e terá a oportunidade de confeccionar um fantoche com características bem peculiares do sertão – tomando como base uma cabaça, elemento típico da nossa caatinga. Inscrições a partir do dia 03 de março na recepção do CCBNB. Número de vagas: 20. 120min.
Brincando com as Histórias (Juazeiro do Norte-CE) Maria Elisabete Pacheco Sousa: dias 28, sáb, e 29, dom, às 14h30 A oficina se desenvolverá através da dramatização de histórias, onde os participantes poderão se fantasiar de acordo com a sua livre expressão, vivenciando desta maneira o lúdico e a criatividade. Inscrições a partir do dia 03 de março na recepção do CCBNB. N° de vagas: 30. Faixa etária: 7 a 13 anos. 240min.
Pernas-de-Pau (Sousa-PB) Manoel Paulo Sousa: dia 07, sáb, 16h - Local: Calçadão Mundinho Teodoro (ao lado do CCBNB) A oficina visa transmitir técnicas de equilíbrio em pernas-de-pau para crianças. Venha viver essa emoção de equilibrar-se em pernas-de-pau e veja o mundo com outras pernas. Inscrições no dia na recepção do CCBNB. Número de vagas: 20. Faixa etária: 08 a 12 anos. 90min.
Palquinho Livre (Sousa-PB) Lídia Dantas e Wandergilza Batista Sousa: dia 14, sáb, 14h30 No mês das artes cênicas, organize a sua apresentação teatral em 10 minutos e brilhe no palco do Centro Cultural Banco do Nordeste-Sousa, dentro do III Festival BNB das Artes Cênicas. Contatos: Wandergilza (83) 9985-0245; Lídia Dantas (83) 8819-4002. Faixa etária: até 12 anos. 90min
Construindo Histórias Pirilim, O Duende (Sousa-PB) Leidyane Figueiredo Sousa: Dias 13, sex, 21, sáb, 16h Construção voltada para a conscientização ecológica, na qual as crianças terão que ajudar o pequeno duende “Pirilim” a salvar a floresta em que vive das terríveis queimadas provocadas por malfeitores. 60min.
Contação de Histórias Contos da Rua Brocá Júlia Barros Fortaleza: dias 01, 08, 15, 22 e 29, domingos, 16h Contação musical inspirada nos contos do escritor Pierre Gripari, fruto de sua amizade com crianças da rua parisiense que tem gente do mundo inteiro e todos adoram contar e ouvir boas histórias. Um lugar mágico onde reinam a fantasia e personagens divertidos como: sapatos, bruxas, fadas, batatas, meias e muito mais, é só dar assas a sua imaginação. 50 min.
Histórias para Educar e Descontrair (Sousa-PB) Maria do Desterro Sousa: dias 07, sáb, e 20, sex, 16h A escritora contará duas belas histórias dos livros da sua autoria: A liberdade de gringo – essa fábula retrata a luta de um galo de campina pela liberdade; e A garotinha que voltou a sorrir – uma história que dá uma lição de consciência cultural e ambiental. 60min.
Histórias Afro-Brasil (Juazeiro do Norte-CE) Maria Elisabete Pacheco Sousa: dias 28, sáb, e 29, dom, 17h Uma verdadeira viagem ao universo africano, realizada através da contação de histórias, envolvendo lendas e costumes desse povo que tanto contribuiu para o enriquecimento da cultura brasileira. 60min.
Trenzinho da História – PASSEIO ESPECIAL MÊS DO TEATRO Facilitador: Gerson Linhares Fortaleza: dias 01, 08, 15, 22 e 29, aos domingos, 15h30 Nº de vagas: 60 As crianças e acompanhantes (*) passearão por ruas e avenidas do Centro Histórico da cidade, em um veículo tipo trenzinho, com uma parada no Theatro José de Alencar, para aprender mais sobre esse teatro e sua importância para a cidade de Fortaleza. 60min. (*) As crianças deverão ser acompanhadas por um adulto. Será permitido somente um acompanhante por criança.
CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE – FORTALEZA Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - Fortaleza - Ceará - CEP: 60025-130 Fone (85) 3464.3108 - Fax (85) e CARIRI E SOUSA www.bnb.gov.br/cultura

VEJA MAIS:
BRINCARTE
FOLIA TATARITARITATÁ