BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Sunday, February 01, 2009

PAI LULA



PAI LULA

Luiz Alberto Machado

Pai Lula é uma dessas pessoas que todo mundo queria ter por avô: desengonçado, engraçado, malabanhado e com uma solução na hora para tudo. Uma figura! Nunca fez nem faz questão por nada e todo dia, para ele, é dia de sol, que chova ou que perca a hora.

Todos os dias lá vem ele sempre com seu capecete de obra, camiseta desengomada - e maior que ele três vezes no tamanho, dizem que o defunto era maior -, um bermudão nas canelas, um tênis desencadarçado, três relógios para cada uma das utilidades que ele exije no dia a dia, óculos de motoqueiro na testa, jaqueta de brim surrada, e um sorriso largo saudando e bulindo com todo mundo.

Piadista do bom, nem parecia ser aquele grande homem que conhece de tudo: desde o começo dos tempos ao futuro do universo.

Verdade!

Ele já navegou todo o fundo do mar. Dizem até que já foi na lua. Na lua só não, conhece até outras galáxias. Sabe tudo! Conhece a razão e o sentido de todas as coisas. Mas é assim mesmo, meio amalucado. Nossa!

De vez em quando lá vinha ele de patins - ele adora esportes radicais, pode? -, cabelos desgrenhados e longos, riso solto, língua afiada, descolado, despojado, maior mangação. Não tinha um ser no mundo que ele não bulisse e sempre com uma piada na hora.

Acho até que os meninos parecem que puxaram a ele.

Quando não é isso, lá vem ele dirigindo seu Lulamóvel, um carro inventado por ele, parecendo mais um calhambeque daqueles do tempo do ronca, que anda na terra, na água e no ar. Ele até quer fazer um teste nele de um dia andar até no fogo para ver no que dá. Até agora não conseguiu essa façanha. Já chegou tão perto do Sol de quase morrer torrado. Mas vai tentar de novo qualquer dia desses, vocês não tardam por esperar.

Ah! Também é comum vê-lo tocando sua rabeca inseparável. É, rabequeiro nato! E tira cada música bonita nela, nossa!

Gosta também de puxar embolada, glosar num coco, enfrentar desafios de dupla, bater num pandeiro, saculejar no triângulo e bufe bufe na zabumba. É, no maior xote-pé-de-serra! Sai com cada tirada de repentista chega dar gosto de ver! Tudo no improviso.

Quando tá de folga gosta de ler cordel, é cada história!

Quando não tem o que contar, conta as dele tudo inventada, mas jura que é de não sei quem dos grudes de não sei de onde. Invencionices puras. Vocês conhecerão algumas delas.

O que ele gosta mesmo é de se deleitar com a garotada, nossa! Parece uma criança no meio delas! Igualzinho, dando língua e se rindo da peraltice desenfreada dos trelosos. Sendo ele o mais reinador de todos e dando corda pros meninos aprontarem mesmo!

Pois bem, Pai Lula é o guru de tia Conça, a professorinha dos meninos.

Agora vou ficando por aqui. Vou ali e volto já com mais uma historinha deles, viu?

© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
LUIZ ALBERTO MACADO NO CALDEIRÃO DO HUCK
FOLIA TATARITARITATÁ
PREMIO NASCENTE DE POESIA 2009
GANHE LIVROS BRINCARTE