BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Thursday, October 18, 2007

DIA DO PINTOR E DO MÉDICO



Imagem: Vitruvian Man (Human Proportions), 1492 (Galleria dell'Accademia, Venice, Italy) de Leonardo da Vinci (1452-1519), Pintor, Escultor e Arquiteto Italiano - Alta Renascença.

MENININHONITO À LA DA VINCI

Luiz Alberto Machado

Não é que Menininhonito é um danado mesmo. Destá. O menino já ensaiava das suas presepadas. Ensaiava não, já matava muita gente do coração com as suas. Uma delas foi quando ele, treloso que só, deu de cara com a obra e os desenhos anatômicos de Leonardo da Vinci. Ficou tão maravilhado com tudo que resolveu assumir sua veia pictórica e começou a melar o papel, rabiscando e inventando umas figuras que mais pareciam garranchos que qualquer outra coisa. Só que tem um detalhe: ele não tinha nem nunca teve aptidão alguma para desenhista, muito menos para artista plástico. Mas para enrolão, ah, era perito. Não deu outra.
Foi então quando ele viu passando faceira a Ximênia, que teve a idéia - plim! - de colocar em prática seus intentos.
- Ei, Ximênia, tira a roupa que eu quero examinar você para ser modelo na minha obra de arte.
- Como é? -, disse ela intrigada. Isto porque era já vacinada das estripulias e maluquices do Menininhonito que não parava de aprontar muitas e boas.
- É o seguinte: calma, agora sou artista. Médico e artista feito Leonardo da Vinci.
- Oxente, quem é esse?
- É um pintor que começou examinando as pessoas para depois realizar sua arte. Esse aqui, olha: Leonardo da Vinci, autor daquele quadro famoso Mona Lisa, La Gionconda, conhece? Lembra da professora falando dele na escola?
- Não.
- Esse aqui! -, mostrou uma reprodução da obra.
- Peraí, explica direirinho isso!
- É o seguinte: virei artista. Ou melhor, médico e artista feito ele. Aí para alcançar a glória preciso que você tire a roupa, eu examine você todinha para ver o que você tem e o que não tem, para eu poder pintar você.
- Não estou entendendo essa de tirar a roupa...
- É que você precisa colaborar com a minha vocação de artista/médico.
- Pintor? Médico? Desde quando? O meu vizinho é pintor de parede e nunca pediu para ninguém ficar nua nem para examinar nada na pessoa, ora!
- Ah, pintor de parede é uma coisa. Eu sou artista. Artista que é cientista e médico.
- Hum... E o que tem isso comigo?
- Eu quero que você tire a roupa para eu lhe examinar como um médico para depois eu fazer um desenho seu, a minha obra-prima.
- Nua?
- Não. Sim. É o seguinte... você tira a roupa, eu examino e depois faço tudo no quadro... você não estará nua, quer dizer, fica nua mas não estará nua lá, só preciso disso para melhor colocar as coisas lá.
- Como?
Quanto mais ele explicava, mais ela peiticava. Ficou enrolado, mais dizia, desdizia e não convencia. Não teve jeito. Depois de hora de persuasão, papo vai, papo vem, explicações, meio mundo de teorias e loas, e a menina nada. Menininhonito cansou.
- É, você não tem sensibilidade para a arte. Deixa para lá.
Durma com um barulho desses.

© Luiz Alberto Machado. Direitos reservados.

Veja mais Brincarte.