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Tuesday, February 03, 2015

PAIS QUE EDUCAM, DE CERES ALVES DE ARAUJO


PAIS QUE EDUCAM – O livro Pais que educam: uma aventura inesquecível, de Ceres Alves de Araujo, trata sobre a preocupação dos especialistas no ensino sobre a reestruturação do papel da escola e do professor, com a percepção de que a aplicação de teorias psicológicas e pedagógicas, que tiveram sua importância no passado, talvez não sirva, na sua totalidade, nos dias de hoje, podendo ter efeitos colaterais indesejáveis, como estimular o desenvolvimento de uma criança onipotente e prepotente, que acha que sabe mais que o professor, os pais e de todos. Nessas condições, não vê ninguém em posição de lhe transmitir algum ensinamento. A tendência dessa criança é se fechar para o aprendizado com o outro, o que pode ser catastrófico para ela mais tarde. Trabalhos recentes nas áreas de educação e da psicologia mostram que a criança precisa aprender da mesma forma com que o homem desenvolve sua inteligência mediante o relacionamento com outras pessoas. Dentro desse aprendizado surge a inteligência emocional que é uma troca de aprendizagens. Em razão disso, é fundamental que o professor exerça o seu papel na contribuição dessa aprendizagem, na sua relação com seus alunos: ao invés de impor respeito com o autoritarismo, deve interagir com a criança de forma a motivá-la pela busca de novos saberes e despertando o interesse por novos conhecimentos. O desenvolvimento de uma relação sabia entre professor e aluno, tem efeitos que se prolongam por toda vida, uma vez que o aprendizado não tem fim e o conhecimento será usado na evolução do individuo no sentido cultural, humano e profissional. Por outro lado, se a criança for levada a crer que é capaz de construir seu conhecimento sozinha, certamente terá problema de relacionamento com quem exerce uma função de autoridade em sua vida. Além do mais, o papel do professor não deve ser confundido com os dos pais, e vice-versa. A tarefa de educar cabe aos dois, mas em esferas diferentes. Quem tem de cuidar para que a criança tenha uma letra legível ou mantenha os cadernos em ordem é o professor, não os pais. Se a criança diz palavrões ou briga muito na escola, este é um problema dos pais, não do professor. Quando esses papeis são compreendidos e bem exercidos, a função dos pais e dos mestres complementares a educação da criança.

REFERÊNCIA
ARAUJO, Ceres. Pais que educam: uma aventura inesquecível. São Paulo: Gente,

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