BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Saturday, February 07, 2015

JULIO VERNE



JULIO VERNE – Uma das coisas que me fizeram uma criança feliz, peralta e traquina foi a obra do escritor francês Julio Verne (1828-1905).


O primeiro dos seus romances de aventura que li foi A volta ao mundo em oitenta dias (Le tour du monde en quatre-vingts jours, 1872), narrativa que retrata a viagem pelo mundo do cavalheiro ingles Filea Fogg e seu criado, Jean Passepartout, após a aposta que ele fez, seguido pelo detetive Fix que suspeita que o Fogg tenha sido o autor de um assalto ao banco. Uma viagem e tanto, no final... bem, o final deixo pra vocês descobrirem. Garanto que é imperdível.


O segundo livro dele que eu li foi Vinte mil léguas submarinas (Vingt mille lieues sous les mers, 1870), que a história do capitão Nemo que constrói um submarino, o Náutilus, e com sua tripulação passam a viver do mar. Como por causa desse invento que ninguém sabia, muitos desastres aconteceram e levaram o professor naturalista Aronnax e seu criado Ned Land para caçar esse monstro dos mares. Dá-se então o confronto entre o submarino e o navio, que vai resultar numa fantástica história para o deleite do leitor.


Mas o que mais me impressionou de todos, foi Viagem ao centro da terra (Voyage Au Centre De La Terre, 1864), uma emocionante aventura realizada pelo cientista Otto Lidenbrock e seu sobrinho Axel, para uma viagem seguindo a trilha do alquimista Arne Saknussemm pela cratera do vulcão Sneffels, na Islândia até chegar no centro da terra. História fascinante que ainda hoje adoro ler e reler.

Evidente que li muitos outros das suas quase cinco dezenas de obras, muitas delas tão fascinante quanto esses três destacados, mas esses os que mais me fizeram leitor assíduo da obra desse grande escritor francês.

Veja mais aqui.