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Sunday, March 08, 2015

PROJETO INFÂNCIA, IMAGEM E LITERATURA: UMA EXPERIÊNCIA PSICOSSOCIAL NA COMUNIDADE DO JACARÉ-AL



O PROJETO – Resultado das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa de Psicologia Social e Formação Humana, comandado pelo Professor Ms Cláudio Jorge Gomes de Morais, realizou-se a elaboração do Projeto Infância, Imagem e Literatura: uma experiência psicossocial na comunidade do Jacaré – AL.

O projeto em referência foi inscrito e selecionado pelo Núcleo de Projetos de Extensão (NPE), do Centro Universitário Cesmac, em conformidade com o Edital Interno 02/2014 que contemplou 13 projetos na área de Saúde, 10 para Humanas e 7 para Exatas, para desenvolvimento das atividades a partir do mês de fevereiro, com 11 meses de duração e conclusão prevista para o mês de dezembro de 2015. Entre os participantes estão alunos dos cursos de Psicologia, Jornalismo e Publicidade do Cesmac.

Objetiva o projeto em referência o discurso literário imagético como forma de inserção social da infância na comunidade do Jacaré-AL por meio da reflexão de pertencimento dos grupos após o processo de modernização do litoral alagoano. Mais precisamente objetiva o discurso literário imagético e os espaços subjetivos da infância na pesquisa em Psicologia e Comunicação Social. Por objetivos específicos estão: reconstruir memórias da comunidade do Jacaré-AL de ontem e hoje, privilegiando sua realidade histórica e cotidiana, debatendo e possibilitando uma nova sociabilidade na comunidade através da infância; construir a autenticidade da imagem, recuperando suas possíveis leituras na instituição das representações sociais; confrontar o discurso instituído e a realidade vivida socialmente pela infância na comunidade; fomentar entre a comunidade acadêmica, o exercício da Comunicação Social e da Psicologia voltadas para a infância como uma problematização social na contemporaneidade.

Por metodologia, o projeto realizará oficinas de fotografia, contação de histórias, dramatizações, esquetes e atividades literárias/teatrais/musicais infantis devidamente selecionadas a partir do eixo proposto pelo projeto. Também serão utilizadas imagens, encenações e discussões acerca das questões vivenciadas pelos sujeitos envolvidos com a comunidade. A perspectiva metodológica envolverá o estabelecimento de um estudo da fotografia e da literatura, reconstruindo sua interpretação histórica no contexto da realidade concreta; problematizando o contexto geográfico ou psicossocial da vida cotidiana vivida pelos sujeitos (infância) através das imagens e textos/dramatizações escolhidos e devidamente estudados; compreensão através das fotos o sistema de relações e representações, níveis de consciência, identificação e pertinência dos indivíduos aos grupos; análise da importância da imagem, especificamente a fotografia e a literatura infantil, no desenvolvimento da infância e dos moradores como sujeitos históricos e comunitários; interpretação e relação dos estudos do material coletado com as informações desenvolvidas durante o processo de exibição e apresentações através de uma postura interdisciplinar que tem como objetivo a transformação do trauma em consciência histórica; e efetuar uma pesquisa sobre a relação entre fotografia, literatura infantil e memória na comunidade, através da interdisciplinaridade e instituição efetiva da importância desses suportes a partir das novas formas e práticas que a sociabilidade atual impõe aos sujeitos.


A COMUNIDADE JACARÉ – A comunidade em referência pertence ao município de Marechal Deodoro, localizado na Mesorregião do Leste Alagoano e na microrregião Geográfica de Maceió. Nessa comunidade será efetuada uma reflexão de todo o processo sobre habitação e sobre a população da comunidade, na observância do impacto de transformações a serem vivenciadas na localidade por meio da fotografia e atividades literárias/dramatizações no que diz respeito às questões do cotidiano da comunidade e, assim, confrontar o discurso instituído e a realidade vivida pela comunidade em questão, no compartilhamento das experiências e das transformações dentro do exercício de uma comunicação dialógica que atenda às necessidades de uma ação para emancipação humana.


CLAUDIO JORGE GOMES DE MORAIS – O professor Cláudio Jorge Gomes de Morais é licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é Professor do Centro Universitário Cesmac nos cursos de Psicologia, Jornalismo e Publicidade. Possui vários artigos publicados em diversos veículos impressos e da internet, com experiência na área de Educação e ênfase em História e Teoria da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, história, cinema, modernidade e comunicação.

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