BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Thursday, February 05, 2015

SOBREVIVÊNCIA EMOCIONAL DE ROSA CUKIER


[...] Meu objetivo neste livro, portanto, é fundamentar um trabalho psicoterapêutico psicodramático com a criança interna dos adultos. Ele não foi escrito de uma única vez e nem apenas por mim. Na realidade, trata-se de seis textos, escritos ao longo de quatro anos, todos versando sobre algum aspecto desta mesma questão. Por essa razão, o leitor notará que algumas citações e conceitos são repetidos no decorrer do livro, o que é inevitável, em se tratando de uma compilação de artigos.
[...] Este livro tratou, basicamente, do poder que um ser humano tem sobre o outro. Na infância, imersos em nossa impotência humana e in discriminados, dependemos das pessoas que cuidam de nós e da forma como o fazem; na vida adulta, plenos de poder, repetimos com nosso corpo, nossas vidas e com as pessoas que dependem de nós, os padrões relacionais aprendidos no passado e, no final de nossas vidas, depende mos de nossos filhos, amigos e/ou profissionais de saúde para nos ampararem na doença e na velhice. Sempre, por mais que tenhamos nos tomado independentes, auto-suficientes, poderosos economicamente, cultos, belos etc. — sempre estaremos à mercê e sempre exercitaremos, a nosso modo, este poder. Se na infância tivemos nossas necessidades básicas infantis negligenciadas ou administradas de forma violenta por aqueles que tinham poder sobre nós, as dores desse período de submissão forçada estarão para sempre registradas no nosso psiquismo e, de alguma forma, quando exercermos o nosso poder adulto, essa criança magoada se manifestará. Nenhuma relação humana escapa desse destino transferencial, a menos que nos tornemos alertas e observemos cuidadosamente nossa forma peculiar de exercer o poder que temos em cada momento de nossa vida. Acredito que este seja um dos objetivos de uma psicoterapia bem-sucedida e, para que ele possa ser atingido, a própria relação terapêutica precisa ser alvo de uma análise minuciosa, uma vez que nela também se joga com o poder.

SOBREVIVÊNCIA EMOCIONAL – O livro Sobrevivência emocional: as dores da infância revividas no drama adulto, de Rosa Culkier, trata de temas como do conceito de criança interna, da psicoterapia da criança ferida dentro do adulto, como sobrevivem emocionalmente os seres humanos, como surge uma criança ferida dentro de nós, o que é e como é depender dos outros, o que significa, exatamente, a necessidade de dependência básica do ser humano, abuso infantil, abuso sexual, abuso físico, abuso emocional, como sobrevivemos, então, falso self— nosso adulto bem-sucedido, aspecto multigeracional — contágio psicológico, como o psicodrama pode ajudar essas crianças soterradas dentro de nós, quando Narciso encontrou Moreno — o psicodrama dos distúrbios narcísicos de personalidade, o mito de Narciso, evolução e uso do conceito de narcisismo na literatura psicológica, perversão sexual, estágio de desenvolvimento normal, tipo de escolha objetal, modo de regulação da auto-estima, o narcisismo para Moreno, o que é intrapsíquico para Moreno?,um modelo de intrapsíquico relacional, minha posição, como tudo começa, critérios para a manutenção da autoestima, matriz de desenvolvimento narcísico, psicodrama com cenas regressivas,  o paciente borderline e o psicodrama, o conceito de personalidade borderline, diagnóstico diferencial, etiologia, psicodinâmica — como funciona o borderline, psicoterapia do paciente borderline, pontos vulneráveis do terapeuta, o paciente borderline em psicoterapia psicodramática. dissociação — uma defesa essencial ao psiquismo, Freud, “continuam dissociativo” um modelo da neuropsícologia para o funcionamento da mente, dissociação e trauma, níveis patológicos de dissociação,dissociação e infância carente, abuso profissional, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
CUKIER, Rosa. Sobrevivência emocional: as dores da infância revividas no drama adulto. São Paulo : Ágora, 1998.

Veja mais aqui.