BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Monday, August 18, 2008

VOCÊ SABIA?



ALIMENTO – designação genérica de todo o elemento que proporciona ao organismo a energia e a matéria para sua manutenção e para seu desenvolvimento.

ALIZABA – espécie de túnica de mangas largas, aberta na frente, usada pelos mouros.

ALIZARINA – matéria corante, extraída do alizari. É um corante de cor vermelo-alaranjada.

FRANCISCO FREIRE ALLEMÃO (1797-1857)– Notável medico brasileiro. Foi um dos precursores do estudo da Botânica no Brasil, tendo classificado grande numero de vegetais brasileiros. A casa em que residiu, no atual subúrbio de Campo Grande, no Rio de Janeiro, ainda existe.

ALMA – principio substancial e imaterial em que reside a vida racional e psíquica do homem. Foi o filosofo grego Ferecides de Siros quem primeiro filosofou a respeito, mestre de Pitágoras.

ALMADRABA – Aparelho para a pesca do atum. Lugar onde se reúnem pescadores desse peixe. Lugar onde o atum é encontrado.

ALMANAQUE – Anuário, publicação anual, trazendo o calendário do ano entrante e os principais eventos do ano anterior. A palavra vem do árabe al-manakh, que significa lugar onde a gente manda ajoelhar os camelos. Os almanaques são conhecidos desde recuados tempos, havendo sido adotados por todos os povos civilizados. O primeiro almanaque com indicações seguras apareceu no século XV. Em 1457, Jorge de Perurbach, em Viena, publicou o primeiro calendário moderno. Segundo parece, porem, o padrão de todos os almanaques foi fornecido por um editado em Paris, no ano de 1533. Foi na França, aliás, que os almanaques começaram a ganhar popularidade, desde o aparecimento, em 1801, do Almanaque do Comercio.

ALMIRANTE – Oficial de maior graduação na Marinha.

ALOMBADO – Arqueado, derreado. Como brasileirismo significa preguiçoso, sonolento, sem disposição para o trabalho.

ALOPRADO – gíria que quer dizer adoidado, irrequieto, amalucado.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
PRÊMIO NASCENTE DE POESIA
CONSORCIO LITERÁRIO NASCENTE
BRINCARTE
PALESTRAS
FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS
RADIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM E VAMOS CURTIR!!