BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Friday, August 22, 2008

POR QUE?




Imagem/Esculturas: O Nascimento, na Série A Morte de Nana. Recolhido de Mateus Lopes.

A DÚVIDA DO BICHIM

Luiz Alberto Machado

Vixi, que menino sai com cada uma, hem?

Pois é, num é que chegou o Bichim carregando uma de suas tantas dúvidas.

- Ô, tio, por que é que a gente nasce, hem?

Eita, foi aí que me vi todo interrogação.

O aperto empiorava com os olhos graudões dele esperando como eu me sairia dessa enrascada. Como explicar isso a uma criança? Matutei, bati no quengo, sapequei idéia no juízo e fiquei só esperando o fedor da queimação geral sair das caraminholas.

Ah, a laranja que ele trazia na mão foi a minha salvação.

- Está vendo essa laranja? -, instei-lhe.

- Sim, tio.

- É o seguinte....

Danei-me a explicar que a laranja é uma fruta que tem uma casca que não serve para botar na boca porque é muito ácida. E que dentro dela tem uns bagos muito saborosos pra gente chupar. E que dentro dos bagos tem uma porção de caroço.

Ôxe, ele sorria com minha conversa mole.

Foi aí que eu disse:

- Para essa laranja ser laranja, ela teve que ser primeiro caroço que é a semente, ficar enterrada no chão, dela brotar um talo com uma florzinha que vira uma plantinha que vai crescendo, vai crescendo, vai crescendo, vira uma plantona maior até chegar a uma árvore com muitas folhas e flores onde brota um bocado de laranja com meio mundo de bagos e caroços e que esses caroços viram sementes que virarão plantinhas e arvores que darão muitas frutas com muitas sementes que gerarão muitas outras frutas com sementes e assim por diante. Entendeu?

Ufa!

- Tendi. Nascer é um negócio complicado medonho, né, tio?

- É!?!?

Vá entender.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
FREVO BRINCARTE