BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Thursday, May 08, 2008

LIVROS INFANTIS



Obesidade infantil e relacionamento entre gerações diferentes são os novos temas abordados na coleção “Sinto tudo isso e mais um pouco”. Títulos ajudam o pequeno leitor a entender sentimentos como egoísmo, tristeza, preconceito, morte, mentira, ciúme, medo entre outros. Meu nome não é gorducho e Vou pra casa da vovó são os novos livros da coleção. Com 16 títulos, os livros da coleção “Sinto tudo isso e mais um pouco” ajudam a criança a entender e lidar com sentimentos ou situações delicadas do cotidiano. Os textos são ambientados na realidade do leitor brasileiro e narrados em primeira pessoa pela própria criança (personagem central) ou por um narrador em terceira pessoa muito próximo a essa criança, que, por isso mesmo, consegue descrever bem os sentimentos e as reações dela. Na coleção nenhum sentimento é apresentado como negativo - todos os sentimentos desempenham um papel importante no desenvolvimento do ser humano. A finalidade é mostrar para o pequeno leitor como ele pode lidar com as diversas sensações e situações do dia-a-dia. A escolha dos temas foi feita a partir de conversas com educadores que trabalham com crianças (público-alvo estabelecido). Em entrevista, esses profissionais relataram experiências reais que vivenciaram com os pequenos - eles também acompanharam e avaliaram os textos confeccionados antes da publicação. Experiências pessoais das autoras e conversas com pais também foram fontes para a criação das histórias.
Meu nome não é gorducho! Gabriel não gosta nem um pouco quando o pessoal da escola o chama de gorducho, baleia, bolota ou coisas assim. Fica triste, magoado e acaba comendo mais ainda e sempre muita porcaria. Aninha, sua melhor amiga tenta animá-lo, convida-o para fazer aulas de circo com ela, mas não consegue convencê-lo. A mãe de Gabriel o leva ao médico e o garoto é diagnosticado como obeso. Só então ele e sua família se conscientizam dos problemas que os quilos a mais representam. Mudança total de hábitos: dieta equilibrada e exercício físico. Gabriel decide experimentar as aulas de circo e tudo muda em sua vida: faz novos amigos, perde peso, descobre talentos que nem imaginava ter e aumenta sua auto-estima.
Vou pra casa da vovó! - Caíque adora passar as tardes na casa dos avós. Lá ele tem muito espaço para brincar, os brinquedos inventados pelo avô, a cachorrinha Estrela e, principalmente, muita atenção e carinho dos avós. Quando está em seu apartamento, sente-se entediado, já que tem pouco o que fazer e sua mãe está sempre trabalhando. É por isso que propõe a ela que todos mudem para a casa dos avós, o que nem é considerado. Caíque fica contrariado quando a avó se machuca e ele não pode visitá-la por uns dias, para que ela possa descansar. Espera um certo tempo, mas não agüenta mais de saudades. Por fim, mostra aos pais que irá voltar à casa dos avós nem que seja sozinho! Assim consegue convencê-los a levá-lo para ver a avó para cercá-la de mimos e carinhos.
Temas abordados na coleção: Necessidades especiais, egoísmo, raiva, preconceito, violência urbana, morte, novo irmão, medo, ciúme, birra, tristeza, mentira, trabalho infantil, alimentação, relacionamento entre gerações diferentes e obesidade infantil. Sinto tudo isso e mais um pouco
Meu nome não é gorducho – Autora: Shirley Souza / Ilustrações: Fábio Sgroi R$ 13,50. Vou pra casa da vovó – Autora: Carmen Lúcia Campos/ Ilustrações: Cecília Esteves – R$ 13,50 Público-alvo: a coleção divide-se em duas faixas etárias – a partir dos 6/7 anos (leitor em processo de alfabetização ou leitura acompanhada) e a partir dos 8/9 anos (leitor já alfabetizado) Editora: Escala Educacional Coordenação: Carmen Lucia Campos e Shirley Souza Responsabilidade editorial: Vicente Paz Assessoria de Imprensa: Iara Filardi imprensa@escalaeducacional.com.br (011) 3855-2101 – ramal 392 / (011) 9318-3805



VEJA MAIS:
BRINCARTE
PALESTRA: CIDADANIA NAS ESCOLAS
CRÔNICA DE AMOR
RÁDIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM & CURTA!
PUBLIQUE SEU LIVRO – CONSÓRCIO NASCENTE
TCC – FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS