A
LEITURA DA CRIANÇA – Uma pesquisa sobre a leitura na educação infantil e no
primeiro ciclo do ensino fundamental, requer uma revisão da literatura acerca
da leitura e da escrita na busca por definições
conceituais, abordagens
acerca do texto, a linguagem e a leitura,
a linha diagnóstica da leitura,
a linha cognitiva-processual da leitura, a linha discursiva da leitura, a linha estruturalista, a leitura e a aprendizagem, a prática
docente na educação infantil
e no ensino fundamental,
a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB,
as diretrizes curriculares e o PCN da educação infantil e do primeiro ciclo do
ensino fundamental, recorrendo-se a fontes bibliográficas conforme expressas
logo a seguir.
REFERÊNCIAS
ALVES, Nilda (org). O sentido da escola. Rio
de Janeiro: DP&A, 2000
ARROYO, M et alli. Educação e cidadania: quem
educa o cidadão. São Paulo: Cortez, 1999
BAJARD, Elie. Ler e dizer: compreensão e
comunicação do texto escrito. São Paulo: Cortez, 1994.
BAMBERGER, Richard. Como Incentivar o hábito
de leitura. São Paulo: Ática, 1987.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais;
bases legais. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e
Tecnológica, 1999.
BUFFA, Ester et alli. Educação e cidadania:
quem educa o cidadão. São Paulo: Cortez, 1999
CARNEIRO, M. LDB Fácil: leitura
crítico-compreensiva artigo a artigo. Petrópolis: Vozes, 1998
DEMO, Pedro. Política social, educação e
cidadania. Campinas: Papirus, 1994
DORNAS, R. Diretrizes e bases da educação
nacional. Belo Horizonte: Modelo, 1997
ELLIS, A W. Leitura, escrita e dislexia: uma
análise cognitiva. Porto Alegre: Artes Médicas, l995.
FONSECA, Vitor. Introdução às dificuldades de
aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de
Janeiro: Editora Paz e Terra, 1983
______. Política e educação. São Paulo:
Cortez, 1993
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da
educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
______. Construindo a escola cidadã: projeto
político-pegagógico. Série de Estudos educação a distância. Brasília. MEC -
Ministério da Educação e do Desporto /Secretaria de Educação a distância, 1998
GARCÍA, J N. Manual de dificuldades de
aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, l998.
GATÉ, Jean-Pierre. Educar para o sentido da
escrita. SP: EDUSC/COMPED/INEP, 2001.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 2
ed. S. Paulo: Martins Fontes, 1993.
IMBERNON, F. (org.). A educação no século XXI:
os desafios do futuro imediato. Porto Alegre: Artmed, 2000
KLEIMAN, Ângela. Oficina de leitura: teoria e
prática. 3a. ed. Campinas, SP: Pontes; 1995. KOCH, Ingedore G. Dificuldades na
Leitura/Produção de Textos: os Conectores Interfrásticos In: Lingüística
aplicada ao ensino de português. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1992.
KUENZER, Acácia Zeneida. As mudanças no mundo
do trabalho e a educação: novos desafios para a gestão. In: Gestão democrática
da educação. São Paulo: Cortez, 1998
LIBÂNEO, J. Carlos. Adeus professora, adeus
professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo:
Cortez, 1998
MARQUES, Mário. Formação do profissional da
educação. São Paulo: Unijuí, 2000
MELLO, G N. Cidadania e competitividade:
desafios educacionais para o terceiro milênio. São Paulo: Cortez, 1998
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação
continuada de professor e novas tecnologias. Maceió:Edufal, 1999
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à
educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000
PERRENOUD, Philippe et al. Formando
professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre:
Artmed, 2001
RODRIGUES, David (org). Educação e diferença:
valores e práticas para uma educação inclusiva. Porto: Porto, 2001
SILVA, Ezequiel T. da. Leitura e realidade brasileira.
Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983.
_______ . O ato de ler: fundamentos psicológicos
para uma nova Pedagogia da Leitura. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1984.
SILVA, Luiz A . Século XXI: qual conhecimento?
qual currículo? Rio de Janeiro: Vozes, 1999
_______ (Org.). A escola cidadã no contexto da
globalização. Rio de Janeiro: Vozes, 1998
VEIGA, Ilma (Org.). Pedagogia universitária: a
aula em foco. São Paulo: Papirus, 2000
YUNES, Eliana (coord). A Leitura e a Formação
do Leitor: questões culturais e pedagógicas. Rio de Janeiro: Antares, 1984.
ZILBERMANN, Regina (org.). & MAGALHÃES,
Lígia Cademartori. Leitura em Crise na Escola: as alternativas do professor.
Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982.
_______ ; SILVA, Ezequiel T. da. (org.).
Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo, 1988.