PSICOMOTRICIDADE
E PSICOPEDAGOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – Para realização de trabalho acadêmico
versando sobre a temática da psicomotricidade e psicopedagogia na educação
infantil, requer abordagens acerca da educação escolar e a psicopedagogia,
considerando os fins da educação e sua articulação psicopedagógica, os
conceitos básicos e aspectos determinantes da psicomotricidade, a sua
importância na educação da criança, a coordenação global, fina e óculo-manual,
o esquema corporal, a lateralidade, a estrutura espacial, todos esses aspectos
com relação à aprendizagens por meio de jogos e projetos em sala de aula, a
observância dos problemas de aprendizagem, o fracasso escolar, os jogos e
projetos de aula, trazendo com isso uma visão histórica e teórica da
psicomotricidade com a priorização na incorporação da psicologia fisiológica,
contemplando uma visão pluridisciplinar para detectar sua importância nessa
modalidade de educação, visando identificar a experiência da criança e seu
corpo na formação de conceitos e na organização do esquema corporal. O estudo deve
considerar como as crianças se movimentam, observando a sua capacidade de
relacionamento com o meio e outras crianças, bem como com seu próprio corpo,
permitindo a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo
e as possibilidades de se expressar por esse meio, localizando-se no tempo e no
espaço. Assim sendo, o estudo trará a compreensão de como a psicomotricidade
possui relacionamento com o rendimento escolar, de que forma pode afetá-lo e de
como o profissional docente poderá descobrir lacunas e formas de sanar tais
problemas. A seguir alguma bibliográfica básica para abordagem do assunto.
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