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Thursday, October 30, 2014

DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E EDUCAÇÃO


 DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E EDUCAÇÃO – A obra Desenvolvimento psicológico e educação, de César Coll, Alvaro Marchesi, Jesus Palacios e colaboradores, traduzido por Fátima Murad e supervisão de Claudio Roberto Baptista, reúne três volumes que vão desde a psicologia evolutiva, a educação escolar e os transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais.
O primeiro volume é dedicado à Psicologia Evolutiva, abordando temas como conceitos, enfoques, controvérsias e métodos desse modelo psicológico, o crescimento físico e desenvolvimento psicomotor e cognitivo na primeira infância, o inicio da comunicação, da representação e da linguagem, o desenvolvimento socioafetivo e da personalidade da criança, conhecimento social e desenvolvimento de normas e valores, a conduta social, os processos cognitivos básicos e desenvolvimento intelectual, adolescência, o pensamento formal e mudança conceitual, personalidade e desenvolvimento social, a idade adulta e a velhice. 


O segundo volume é dedicado à psicologia da educação escolar, tratando sobre concepções e tendências atuais em psicologia da educação, os processos educacionais a partir de uma perspectiva psicológica, aprendizagem e desenvolvimento, a concepção genético-cognitiva da aprendizagem, aprendizagem significativa e a teoria da assimilação, representação e processos cognitivos, esquemas e modelos mentais, a teoria sociocultural do desenvolvimento e da aprendizagem, construtivismo e concepção do ensino e da aprendizagem, fatores e processos psicológicos envolvidos na aprendizagem escolar, inteligência e capacidade de aprendizagem, o uso estratégico do conhecimento, orientação motivacional e estratégias motivadoras de aprendizagem escolar, afetos, emoções, atribuições e expectativas, diferenças individuais e atenção à diversidade, a dinâmica dos processos de ensino e de aprendizagem, a sala aula, ensinar e aprender, linguagem, atividade e discurso, interação educacional, interação entre alunos, interatividade, mecanismos de influencia educacional e construção do conhecimento, a psicologia do ensino e a aprendizagem dos conteúdos escolares, alfabetização, matemática, geografia, história, ciências sociais, ciências físico-naturais, avaliação da aprendizagem escolar, as instituições escolares como fonte de influencia educacional, ambiente familiar e as novas tecnologias da informação e da comunicação.


O terceiro volume é dedicado aos transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais, tratando sobre as escolas inclusivas, a linguagem da deficiência, as praticas das escolas inclusivas, problemas de aprendizagem, atrasos maturativos e dificuldades na aprendizagem, os problemas de linguagem na escola, a linguagem escrita, problemas afetivos e de conduta, motivação, transtornos do desenvolvimento e necessidades educativas especiais, crianças cegas ou deficientes visuais, crianças surdas, os alunos com deficiência mental, paralisia cerebral e outras alterações motoras, o autismo e os transtornos globais do desenvolvimento, o aluno com necessidade de apoio generalizado, avaliação e assessoramento, a avaliação psicopedagógica, a atenção à diversidade e as adaptações do currículo, ensinar e pensar por meio do currículo, as famílias de crianças com necessidades educativas especiais.

REFERÊNCIA
COLL, César; MARCHESI, Alvaro; PALACIOS, Jesus. Desenvolvimento psicológico e educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.

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