BRINCARTE

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Wednesday, August 06, 2014

A CRIANÇA E SEUS JOGOS, DE ARMINDA ABERASTURY


A CRIANÇA E SEUS JOGOS – Diz a autora no prefácio do livro: “[...] Ao brincar, a criança desloca para o exterior seus medos, angústias e problemas internos, dominando-os por meio da ação. Repete no brinquedo todas as situações excessivas para seu ego fraco e isto lhe permite, devido ao domínio sobre os objetos externos a seu alcance, tornar ativo aquilo que sofreu passivamente, modificar um final que lhe foi penoso, tolerar papéis e situações que seriam proibidas na vida real tanto interna como externamente e também repetir à vontade situações prazerosas. [...] A canalização de afetos e conflitos para objetos que ela domina e que são substituíveis cumpre a necessidade de descarga e de elaboração, sem pôr em perigo a relação com seus objetos originários. [...] Por meio da atividade lúdica, a criança expressa seus conflitos e, deste modo, podemos reconstruir seu passado, como no adulto fazemo-lo através das palavras. Esta é uma prova convincente de que o brinquedo é uma das formas de expressar os conflitos passados e presentes. Um passo muito importante foi o de utilizar a observação de horas de brinquedo para o diagnóstico das enfermidades e assim chegamos à conclusão de que, na primeira hora, uma criança mostra não somente a fantasia inconsciente de sua enfermidade, como em muitos casos a fantasia inconsciente de sua cura. Esta é outra prova das relações entre o desenvolvimento emocional, a normalidade do desenvolvimento e a atividade lúdica. A obra A criança e seus jogos, de Arminda Aberastury trata do nascimento da criança, a concepção, o bebê, o terceiro e quarto mês, brincar, os sons do corpo, descobertas, dos quatro aos seis meses, a perda do vínculo, segunda metade do primeiro ano, entre oito e doze meses, as fezes e a urina, o tambor, o final do primeiro ano, as bonecas, vasilhas, pratos, meninos e meninas, o brincar e a investigação, três anos, a vida mental povoada de imagens, depois dos três anos, os desejos genitais, depois dos cinco anos, a entrada no colégio, o aprendizado, o ludo, a loteria, os jogos, o banco imobiliário e o princípio depende da sorte, jogo de damas xadrez, jogos que revelam o significado genital, os adultos, a partir dos sete e oito anos, desprender do brinquedo, o adolescente, entre outros temas.

REFERÊNCIA
ABERASTURY, Armida. A criança e seus jogos. Porto Alegre: Artmed, 1992.

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