A CRIANÇA E SEUS JOGOS – Diz a autora no
prefácio do livro: “[...] Ao brincar, a criança desloca para o
exterior seus medos, angústias e problemas internos, dominando-os por meio da
ação. Repete no brinquedo todas as situações excessivas para seu ego fraco e
isto lhe permite, devido ao domínio sobre os objetos externos a seu alcance, tornar
ativo aquilo que sofreu passivamente, modificar um final que lhe foi penoso,
tolerar papéis e situações que seriam proibidas na vida real tanto interna como
externamente e também repetir à vontade situações prazerosas. [...] A
canalização de afetos e conflitos para objetos que ela domina e que são
substituíveis cumpre a necessidade de descarga e de elaboração, sem pôr em
perigo a relação com seus objetos originários. [...] Por
meio da atividade lúdica, a criança expressa seus conflitos e, deste modo,
podemos reconstruir seu passado, como no adulto fazemo-lo através das palavras.
Esta é uma prova convincente de que o brinquedo é uma das formas de expressar
os conflitos passados e presentes. Um passo muito importante foi o de utilizar
a observação de horas de brinquedo para o diagnóstico das enfermidades e assim chegamos
à conclusão de que, na primeira hora, uma criança mostra não somente a fantasia
inconsciente de sua enfermidade, como em muitos casos a fantasia inconsciente
de sua cura. Esta é outra prova das relações entre o desenvolvimento emocional,
a normalidade do desenvolvimento e a atividade lúdica”. A obra A criança e seus jogos, de Arminda Aberastury trata do nascimento
da criança, a concepção, o bebê, o terceiro e quarto mês, brincar, os sons do
corpo, descobertas, dos quatro aos seis meses, a perda do vínculo, segunda
metade do primeiro ano, entre oito e doze meses, as fezes e a urina, o tambor,
o final do primeiro ano, as bonecas, vasilhas, pratos, meninos e meninas, o
brincar e a investigação, três anos, a vida mental povoada de imagens, depois
dos três anos, os desejos genitais, depois dos cinco anos, a entrada no
colégio, o aprendizado, o ludo, a loteria, os jogos, o banco imobiliário e o
princípio depende da sorte, jogo de damas xadrez, jogos que revelam o
significado genital, os adultos, a partir dos sete e oito anos, desprender do
brinquedo, o adolescente, entre outros temas.
REFERÊNCIA
ABERASTURY, Armida. A criança e seus jogos. Porto Alegre: Artmed, 1992.
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