BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Tuesday, October 28, 2014

A CRIANÇA E A ESCOLA


O JOGO E A CRIANÇA – O livro O jogo e a criança, de Jean Chateau, aborda temas como por que a criança brinca, o jogo e o outro, o apelo do mais velho, a disciplina, os jogos, as idades e os caracteres, o papel pedagógico do jogo, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

PSICOLOGIA DA CRIANÇA – O livro Psicologia da Criança: estudo geral e meticuloso do desenvolvimento e da socialização, de Harold W. Bernard, Alberto J. Kingston e Karl Claudius Garrison, trata do estudo sobre as crianças e o seu mundo, as necessidades, o desenvolvimento, conceito e processo, capacidades motoras, linguagem, capacidade mental, conduta emocional, moral e ética, desenvolvimento pessoal e social, papel da família, o impacto da educação, crianças com problemas de ajustamento, a criança com personalidade integrada, entre outros temas.

REFERÊNCIA
BERNARD, Harold. KINGSTON, Alberto; GARRISON, Karl. Psicologia da Criança: estudo geral e meticuloso do desenvolvimento e da socialização. São Paulo: Ibrasa, 1974.

SEXUALIDADE NA ESCOLA – O livro Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas, de Julio Groppa Aquino, trata de temas como o sexo é uma coisa natural, seualidade e individualidade impedida, a sexualidade e o processo, sexualidade e o processos educativo, os ETs e a gorila, os sentidos da sexualidade, orientação sexual na escola, sexo e gênero, educador bilíngue, entre outros temas.

REFERÊNCIA
AQUINO, Julio Groppa. Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.