JEAN
PIAGET – O epistemólogo suíço Jean William Fritz Piaget (1896-1980)
precocemente revelou suas qualidades de investigação da natureza, dedicando-se aos
estudos dos moluscos da região. Seguindo um itinerário rigorosamente coerente,
ele passou por quase todos os domínios do conhecimento, até chegar à lógica formal
e à teoria da ciência. Descontente com o rumo especulativo tomado pela maioria
dos filósofos do seu tempo, ele dedicou-se à investigação científica da
formação das funções intelectuais da criança, criando a epistemologia genética.
Nesse estudo, os desenhos e pinturas infantis desempenham papel particularmente
importante para a investigação da formação das estruturas intelectuais. A criação
plástica, ao lado da linguagem e das atividades lúdicas, constitui uma das
formas de representação através das quais se revela o mundo interior da
criança.
Por
meio de uma observação minuciosa de seus filhos e de outras crianças,
impulsionou a Teoria Cognitiva propondo a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo: sensório-motor,
pré-operacional ou pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Em vista
disso, influenciou a educação profundamente ao defender que as crianças só
podiam aprender o que estavam preparadas a assimilar. Já aos professores, cabia
o aperfeiçoamento do processo de descoberta dos alunos. Os seus estudos
abrangeram temas diversos e resultam, cada qual, em uma publicação: O
desenvolvimento das quantidades físicas (1941) - estuda os
"invariantes físicos": massa, peso, volume; A gênese do número
(1941); A noção de tempo na criança (1946); A geometria espontânea na
criança (1948); A representação do
espaço na criança (1948); e, entre tantos, destaca-se no período A
gênese das estruturas lógicas elementares (1959) - que focaliza
classificação e seriação, e Da lógica da criança à lógica do adolescente
(1955) - que trata das operações formais. Ele aborda em seus livros temas como
as estruturas operatórias e demonstra o sujeito epistêmico como sendo o conjunto
de características comuns a todas as crianças de um mesmo estágio de
desenvolvimento. Em 1950, pública sua primeira síntese epistemológica -
“Introdução à Epistemologia Genética” em três volumes: O pensamento matemático
(volume I), O pensamento físico (volume II), e O pensamento biológico,
psicológico e sociológico (volume III).
Na educação ele utiliza sua teoria dos estágios
para contrapor o ensino tradicional, autoritário herdado do século XIX. E a partir
da trilogia: O nascimento da inteligência na criança; A construção do
real na criança; e A formação do
símbolo na criança - Piaget relata seus estudos sobre o desenvolvimento
cognitivo para demonstrar que "a capacidade cognitiva humana nasce e se
desenvolve, não vem pronta. Desenvolveu em suas pesquisas a teoria da
construção do conhecimento, mais conhecida como Epistemologia Genética, seu
foco principal foi o sujeito epistemológico o qual foi estudado pelo método
clínico desenvolvido por ele. A teoria explica como o conhecimento é adquirido
e montado em na psique desde a primeira infância até a maturescência humana. Através
desta teoria, diversas propostas de educação, diferenciadas para crianças em
cada uma das fases, surgiram, todas com a pretensão de melhorar a educação
através das características específicas de cada uma destas fases observadas em
seus estudos.
A FORMAÇÃO DO SIMBOLO NA CRIANÇA – A obra A
formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho, imagem e representação,
de Jean Piaget, trata da gênese da imitação, preparação reflexa, imitação
esporádica, formação da criança, imitação dos movimentos não-visiveis do próprio
corpo e de novos modelos, princípios da imitação representativa e a evolução
ulterior da imitação, o jogo, classificação dos jogos e sua evolução a partir
do aparecimento das linguagens, simbolismo secundário, o sonho e o simbolismo
inconsciente, passagens dos esquemas sensório-motores para esquemas conceptuais,
das categorias práticas às categorias representativas, os estágios gerais da
atividade representativa, entre outros assuntos.
O NASCIMENTO DA INTELIGENCIA NA CRIANÇA – O livro
O nascimento da inteligência da criança, de Jean Piaget, aborda temas como o
problema psicológico da inteligência, as adaptações sesório-motoras
elementares, o exercício dos reflexos, as primeiras adaptações adquiridas e a
reação circular primária, as adaptações sensório-motoras intencionais, as
reações circulares secundárias e os processos a fazer durar os espetáculos
interessantes, da coordenação dos esquemas secundárias e sua aplicação as novas
situações, a reação circular terciária e a descoberta de novos meios por
experimentação ativa, a invenção de novos meios para combinação mental, a
inteligência sensório-motora ou prática por combinação mental, as teorias da
inteligência, entre outros temas.
REFERÊNCIAS
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na
criança: imitação, jogo, sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro/Brasília:
Zahar/INL/MEC, 1975.
______. O nascimento da inteligência na
criança. Rio de Janeiro/Brasília: Zahar/INL/MEC, 1975.
______. Epistemologia genética. São Paulo:
Abril Cultural, 1978.