BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Saturday, September 13, 2014

PIAGET E A CRIANÇA


JEAN PIAGET – O epistemólogo suíço Jean William Fritz Piaget (1896-1980) precocemente revelou suas qualidades de investigação da natureza, dedicando-se aos estudos dos moluscos da região. Seguindo um itinerário rigorosamente coerente, ele passou por quase todos os domínios do conhecimento, até chegar à lógica formal e à teoria da ciência. Descontente com o rumo especulativo tomado pela maioria dos filósofos do seu tempo, ele dedicou-se à investigação científica da formação das funções intelectuais da criança, criando a epistemologia genética. Nesse estudo, os desenhos e pinturas infantis desempenham papel particularmente importante para a investigação da formação das estruturas intelectuais. A criação plástica, ao lado da linguagem e das atividades lúdicas, constitui uma das formas de representação através das quais se revela o mundo interior da criança.
Por meio de uma observação minuciosa de seus filhos e de outras crianças, impulsionou a Teoria Cognitiva propondo a existência de quatro estágios de desenvolvimento cognitivo: sensório-motor, pré-operacional ou pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Em vista disso, influenciou a educação profundamente ao defender que as crianças só podiam aprender o que estavam preparadas a assimilar. Já aos professores, cabia o aperfeiçoamento do processo de descoberta dos alunos. Os seus estudos abrangeram temas diversos e resultam, cada qual, em uma publicação: O desenvolvimento das quantidades físicas (1941) - estuda os "invariantes físicos": massa, peso, volume; A gênese do número (1941); A noção de tempo na criança (1946); A geometria espontânea na criança (1948); A representação do espaço na criança (1948); e, entre tantos, destaca-se no período A gênese das estruturas lógicas elementares (1959) - que focaliza classificação e seriação, e Da lógica da criança à lógica do adolescente (1955) - que trata das operações formais. Ele aborda em seus livros temas como as estruturas operatórias e demonstra o sujeito epistêmico como sendo o conjunto de características comuns a todas as crianças de um mesmo estágio de desenvolvimento. Em 1950, pública sua primeira síntese epistemológica - “Introdução à Epistemologia Genética” em três volumes: O pensamento matemático (volume I), O pensamento físico (volume II), e O pensamento biológico, psicológico e sociológico (volume III).
Na educação ele utiliza sua teoria dos estágios para contrapor o ensino tradicional, autoritário herdado do século XIX. E a partir da trilogia: O nascimento da inteligência na criança; A construção do real na criança; e  A formação do símbolo na criança - Piaget relata seus estudos sobre o desenvolvimento cognitivo para demonstrar que "a capacidade cognitiva humana nasce e se desenvolve, não vem pronta. Desenvolveu em suas pesquisas a teoria da construção do conhecimento, mais conhecida como Epistemologia Genética, seu foco principal foi o sujeito epistemológico o qual foi estudado pelo método clínico desenvolvido por ele. A teoria explica como o conhecimento é adquirido e montado em na psique desde a primeira infância até a maturescência humana. Através desta teoria, diversas propostas de educação, diferenciadas para crianças em cada uma das fases, surgiram, todas com a pretensão de melhorar a educação através das características específicas de cada uma destas fases observadas em seus estudos.

A FORMAÇÃO DO SIMBOLO NA CRIANÇA – A obra A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho, imagem e representação, de Jean Piaget, trata da gênese da imitação, preparação reflexa, imitação esporádica, formação da criança, imitação dos movimentos não-visiveis do próprio corpo e de novos modelos, princípios da imitação representativa e a evolução ulterior da imitação, o jogo, classificação dos jogos e sua evolução a partir do aparecimento das linguagens, simbolismo secundário, o sonho e o simbolismo inconsciente, passagens dos esquemas sensório-motores para esquemas conceptuais, das categorias práticas às categorias representativas, os estágios gerais da atividade representativa, entre outros assuntos.

O NASCIMENTO DA INTELIGENCIA NA CRIANÇA – O livro O nascimento da inteligência da criança, de Jean Piaget, aborda temas como o problema psicológico da inteligência, as adaptações sesório-motoras elementares, o exercício dos reflexos, as primeiras adaptações adquiridas e a reação circular primária, as adaptações sensório-motoras intencionais, as reações circulares secundárias e os processos a fazer durar os espetáculos interessantes, da coordenação dos esquemas secundárias e sua aplicação as novas situações, a reação circular terciária e a descoberta de novos meios por experimentação ativa, a invenção de novos meios para combinação mental, a inteligência sensório-motora ou prática por combinação mental, as teorias da inteligência, entre outros temas.

REFERÊNCIAS
PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro/Brasília: Zahar/INL/MEC, 1975.
______. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro/Brasília: Zahar/INL/MEC, 1975.
______. Epistemologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

Veja mais Piaget aqui e aqui.