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Saturday, September 06, 2014

A PSIQUE INFANTIL, ALEXIS LEONTIEV




A PSIQUE INFANTIL – Para Alexis Leontiev, a infância pré-escolar é o período da vida em que o mundo da realidade humana que cerca a criança abre-se cada vez mais para ela. Durante esse período da sua vida, o mundo a seu redor se decompõe em dois grupos: o primeiro, com pessoas inteiramente relacionadas com ela; o segundo, formado por todas as demais pessoas mediadas pelas relações do primeiro círculo. Os vínculos que as crianças de três a cinco anos estabelecem entre si, constituem, em grande parte, o elemento pessoal privado em seu desenvolvimento. Já com seis anos ela pode ler muito bem e seu conhecimento pode ser relativamente grande.A transição do período pré-escolar da infância para o estagio subsequente do desenvolvimento da vida psíquica ocorre em conexão com a presença da criança na escola. A transição para um novo estágio ocorre seguindo o mesmo padrão interior. Do ponto de vista da consciência, essa transição para a idade da escola secundária é marcada pelo crescimento de uma atividade critica em face das exigências, do comportamento e das qualidades pessoais dos adultos, e pelo nascimento de novos interesses que são, pela primeira vez, verdadeiramente teóricos. Ao estudar o desenvolvimento da psique infantil deve-se começar analisando o desenvolvimento da atividade da criança, como ela é constituída nas condições concretas de vida. O critério da transição de um estágio para outro é precisamente a mudança do tipo principal de atividade na relação dominante da criança com a realidade. Essa atividade é efetuada pelo desenvolvimento que governa as mudanças mais importantes nos processos psíquicos e nos traços psicológicos da personalidade da criança, em um certo estágio de seu desenvolvimento. Esses estágios não apenas possuem um conteúdo preciso em sua atividade principal, mas também uma certa sequencia no tempo – um liame preciso com a idade da criança. O seu conhecimento e a sua interpretação da realidade ocorre em conexão com sua atividade. Em cada estágio de seu desenvolvimento, ela é limitada pelo circulo de suas atividades, o qual, por sua vez, depende da relação principal da atividade principal, que é precisamente porque esta atividade também caracteriza esse estágio como um todo. O desenvolvimento das funções psicofisiológicas da criança está assim também ligado com o curso geral do desenvolvimento de sua atividade. No estágio pré-escolar da infância uma mudança que ocorre na memória é a formação da lembrança e recordação voluntárias. No começo da sua vida escolar, elas frequentemente se esquecem daquilo que se propuseram a fazer, tornando-se incapazes voluntariamente de se recordar do que deviam fazer no mento necessário. Cada uma das atividades não expressa simplesmente sua relação com a realidade objetiva. As relações sociais existentes expressam-se também objetivamente em cada uma de suas atividades. Ao se desenvolver, uma criança finalmente transforma-se em um membro da sociedade, suportando todas as obrigações que a sociedade impõe. Os estágios sucessivos de seus desenvolvimento nada mais são do que os estágios separados dessa transformação. Todavia, a criança não se limita, na realidade, a mudar de lugar no sistema das relações sociais. Ela se torna também consciente dessas relações e as interpreta.

REFERÊNCIA
VIGOTSKI, L.; LURIA, A.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: ícone, 2012.