BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Friday, June 12, 2009

CIRCO BRINCARTE ITINERANTE



Desenho do desajeitado Nitolino decalcado duma arte/cartaz do Circo Itinerante, de Rolandry Silvério.

Gentamiga do tataritaritatá teibei!!!
O Nitolino endoideceu!!!
É verdade.
Acontece que ele encontrou no meio dos cafundós dos meus arquivos já dados baixa na memória há tempos, quando inventei, lá pela década de 80, de botar um circo na rua.
Verdade.
Aluguei uma empanada dum circo-deus-permita-que-não-chova, sabe? É, uma empanada com mais buraco que tabuleiro de pirulito. Isso mesmo. Daquelas bem vagabundas mesmo. Ai encontrei um terreno baldio, mandei aprumar as estacas e ao cabo de 1 dia de muita remoeta, estava lá, lindinho da silva. Só não podia ver chuva! Era tempo ensolarado. Aí, arrumei as idéias, a coragem e as doidices todas e, ao invés de bichos e outras atividades circenses, coloquei cantores desafinados, artistas de rua, pintores de meia pataca, poetas de cordéis, croners, publicações e o escambau. Isso tudo no picadeiro que era arrodeado de mesas com cadeiras: um circo-bar com garçom e tudo. No puleiro, toda mundiça. E eu no centro das atenções gritando meus arroubos. Foram 15 dias de muita emboança. No último dia, fechamento com chave de ouro: o cantor das multidões, Everaldo Souza, acompanhado do seu inestimável violonista, Zito Arão. Um colosso. A cidade em peso foi prestigiar de quase derrubar tudo de tão cheio. E para coroar, São Pedro quis participar da jam session do Vevéu e fincou água no chão da gente quase morre tudo afogado. Foi aí que apareceu aquele Nordeste do Jayme Griz:

NORDESTE

Jayme Griz

Verão!
Sol quente de tinir!
Sol quente de rachar o chão!

De repente
Chuva
Chuva
Chuva
Chuva
Chuva de danar a paciência!
Chuva de sapo pedir aos céus clemência!!!

Mãe Natura endoideceu....

E se ela
Que é mãe
Que é sábia
Que é única
A cabeça perdeu....
Quanto mais eu!
Quanto mais eu!

Fonte:
CORREYA, Juarez. Poetas dos Palmares. Recife/Palmares: FUNDARPE/Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho, 1987.

Ah, sim, gentamiga, aí voltando a conversa que eu me perdi todo nessa embrulhada toda. Vamos aprumar a conversa & tataritaritatá!!!
Apois, como eu estava dizendo, Nitolino endoideceu. Depois que viu o cartaz do Circo Itinerante feito pelo artista plástico palmarense, Rolandry Silvério, ele resolveu decalcar o desenho e saiu mostrando para todo mundo que tinha tido uma idéia. Eureka! Chamou a atenção de vó Carminha, tia Conça, tia Nilda, Pai Lula e todos os meninos das falanges do Reino Encantado de Todas as Coisas. Até o Lobisomem Zonzo que tava zonzo ficou mais zonzo sem entender nada daquele espalhafato todo. Foi o seguinte: o Nitolino achou por bem de mostrar o seu desenho, como se fosse a reprodução duma maquete que ele fez com quatro paus feito estacas enfiadas no chão, com um lençol velho pendurado sobre as estacas e colocou um letreiro numa folha de papel: CIRCO BRINCARTE ITINERANTE. Uma seboseira, mas que ele começou a fazer zoada e começou a juntar gente, juntou mesmo!!!
Aí, todo mundo foi pegando gosto pelas estripulias de Nitolino e estão se arrumando para fazer parte do Circo Brincarte Itinerante.
Aguarde e verá.

Mais
Cantarau de amor por ela – O sarau dos namorados e ouça a Rádio Tataritaritatá!!!!

Veja mais:
CRIANÇA: RECREÇAÕES BRINCARTE
INFANTIL: NITOLINO & O MEIO AMBIENTE
PALESTRA: CIDADANIA & MEIO AMBIENTE
PROMOÇÃO BRINCARTE KIT LIVROS/CD
ARTIGOS & PESQUISA
CURSO: FAÇA SEU TCC SEM TRAUMAS
EVENTOS COM PARTICIPAÇÕES DE LUIZ ALBERTO MACHADO

E mais:
AS PREVISÕES DO DORO PARA 2010