EDUCAÇÃO INFANTIL - A
educação infantil recebeu um impulso muito grande com o estabelecimento, pela
Constituição Brasileira vigente, do direito à educação a partir do nascimento.
Sobre esse direito a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB),
construiu a nova concepção de educação infantil, precisando sua finalidade: o
desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos
físico, psicológico, intelectual e social, em complementação à ação da família
e da comunidade. Definida como "a primeira etapa da educação básica",
a educação infantil passou a fazer parte intrínseca do processo educacional e,
consequentemente, do sistema de ensino. A Emenda Constitucional nº 14, de
setembro de 1996, adotou, no art. 211, a expressão Educação Infantil, numa
tentativa de superar a dicotomia creche e pré-escola. O Plano Nacional de
Educação, aprovado pela Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, tem um capítulo
específico para a educação infantil a proposta de metas para a faixa de 0 a 6
anos, metas de atendimento por faixa etária e à inclusão da creche no sistema
de estatísticas educacionais. A ideia explicitada é de que a educação infantil,
do nascimento à entrada da criança no ensino fundamental, seja organizada
segundo o processo contínuo e global de desenvolvimento e aprendizagem da
criança e não de acordo com modelos históricos reducionistas por demandas
parcializadas por condições econômicas e sociais excludentes. Dessa forma,
verifica-se a importância da educação na primeira e segunda fases das dimensões
cognitivas, afetivas e psicomotora, explicitando de que forma se realiza a
Educação Infantil no Brasil.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
BEE,
Helen. A criança em desenvolvimento. São Paulo: Harper & Row do Brasil,
1977
BRASIL.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Subsecretaria de
Edições Técnicas, 1997
_______.
Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF,
1998
BUENO,
Jocian Machado. Psicomotricidade - teoria e prática, estimulação, educação e
reeducação psicomotora com atividades aquática. São Paulo: Lovise, 1998
FONSECA,
Victor. Da filogênese à ontogênese da motricidade. Porto Alegre: Artes Médicas,
1988
MACHADO,
Adriana; SOUZA, Marilene. Psisologia escolar: em busca de novos rumos. São
Paulo: Casa do Psicólogo, 1997
MUSSEM,
Paul. O desenvolvimento psicológico da criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1972
PIAGER,
Jean. A epistemologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1978
ROSAS,
M. Psicologia evolutiva. Rio de Janeiro: Vozes, 1982
WADSWORTH,
Barry. A inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo:
Pioneira, 1996
Veja mais Educação e Educação Infantil.