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Thursday, January 23, 2014

EDUCAÇÃO INFANTIL


EDUCAÇÃO INFANTIL - A educação infantil recebeu um impulso muito grande com o estabelecimento, pela Constituição Brasileira vigente, do direito à educação a partir do nascimento. Sobre esse direito a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), construiu a nova concepção de educação infantil, precisando sua finalidade: o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, em complementação à ação da família e da comunidade. Definida como "a primeira etapa da educação básica", a educação infantil passou a fazer parte intrínseca do processo educacional e, consequentemente, do sistema de ensino. A Emenda Constitucional nº 14, de setembro de 1996, adotou, no art. 211, a expressão Educação Infantil, numa tentativa de superar a dicotomia creche e pré-escola. O Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, tem um capítulo específico para a educação infantil a proposta de metas para a faixa de 0 a 6 anos, metas de atendimento por faixa etária e à inclusão da creche no sistema de estatísticas educacionais. A ideia explicitada é de que a educação infantil, do nascimento à entrada da criança no ensino fundamental, seja organizada segundo o processo contínuo e global de desenvolvimento e aprendizagem da criança e não de acordo com modelos históricos reducionistas por demandas parcializadas por condições econômicas e sociais excludentes. Dessa forma, verifica-se a importância da educação na primeira e segunda fases das dimensões cognitivas, afetivas e psicomotora, explicitando de que forma se realiza a Educação Infantil no Brasil.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1977
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Subsecretaria de Edições Técnicas, 1997
_______. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998
BUENO, Jocian Machado. Psicomotricidade - teoria e prática, estimulação, educação e reeducação psicomotora com atividades aquática. São Paulo: Lovise, 1998
FONSECA, Victor. Da filogênese à ontogênese da motricidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988
MACHADO, Adriana; SOUZA, Marilene. Psisologia escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997
MUSSEM, Paul. O desenvolvimento psicológico da criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1972
PIAGER, Jean. A epistemologia genética. São Paulo: Abril Cultural, 1978
ROSAS, M. Psicologia evolutiva. Rio de Janeiro: Vozes, 1982
WADSWORTH, Barry. A inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. São Paulo: Pioneira, 1996