O BRINCAR – O quinto encontro da Análise
da Criança teve a condução do Professor Silvino Ferro com a exposição da visão
clínico-interpretativa de Ana Freud e Melanie Klien, a psicanálise do espaço
potencial de Donald Winnicott, o Construtivismo de Piaget e a corrente
Histórico-Cultural com a zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, a
brincadeira de Leontiev e o jogo dos papéis de Elkonin, bem como A criança e o
seu mundo de Haslinger, Spohr e Dotto, os segredos no ciclo vital da família de
Pincus e Daré, a amamentação e a imagem inconsciente do corpo de Queiroz, o
desmame de Winicott, a psicanálise e a pediatria de Françoise Dolto e a
História Social da Criança e da Família de Philippe Ariès.
Durante as exposições, dois momentos
conduzidos pelo Professor Rogério Ferro resultaram em dinâmicas bastante
proveitosas pela turma.
Também foi abordada a brincadeira, a
fantasia aprendente, a qualidade de vida e os ambientes, as psicopatologias, os
fatores predisponentes, precipitantes, perpetuadores e protetores da doença
mental, os quadros clínicos, a síndrome de Asperger, transtornos
desintegrativos, a síndrome de Rett, os transtornos específicos do
desenvolvido, de aprendizado, das habilidades motores, do desenvolvendo de coordenação e da
comunicação, a tartamudez, os distúrbios de aprendizagem, as dificuldades
escolares, os transtornos afetivos, a depressão e a mania, os transtornos
ansiosos e psicóticos, a esquizofrenia, tendo como lição final: toda criança
que brinca será um adulto feliz.
Veja mais Análise da Criança, Donald Winnicott e Philippe Ariès.