BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Thursday, August 27, 2015

ABELHA DÁ MEL, MAS NÃO QUER SABER DE AGRADO


O MUNDO DAS ABELHAS – A abelha é um inseto da família dos Homenópteros, produtor da cera e do mel. Ela vive em média oito semanas e, nesse período, visita de quinze a vinte mil flores. Um quilo de mel representa um percurso de aproximadamente quatrocentos mil quilômetros de voo, ou seja, dez vezes a volta da terra. Os cientistas, entre ele Max Renner, assinalam que ela possui uma espécie de memoria e possui um senso de tempo que é marcado por um órgão interno, que funciona estimulado por fatores externos. A comunidade da abelha possui uma abelha-rainha que quando prepara o casulo para procriação, prepara também alguns especiais, de tamanho maior, que serviorão para os óvulos reais ou para os óvulos que germinarão em abelhas rainhas. Estas, apenas nascidas, saem para voo nupcial. Quando fecundadas, retornam à colmeia; se a colmeia está sem rainha, as abelhas comuns ou operárias, recebem-na e entronizam-na; no caso contrário, cerram fileiras, impedindo-lhe respeitosamente a entrada; nunca uma abelha operaria mata pelo ferrão, uma abelha rainha. As abelhas rainhas vivem até cinco anos, ao passo que as operarias vivem três meses no máximo. A abelha rainha é rainha é também chamada de abelha-mãe, porque na realidade é a única fecundada; sua fecundação se processa num único voo nupcial e seus resultados se prolongam por toda vida da abelha rainha.

CURIOSIDADES – A abelha simboliza em Heraldica a sabedoria, disciplina, ordem e trabalho. Na Mitologia antiga, conta que Jupiter, em pequeno, foi alimentado com mel, que lhe levava Melisa, filha do Rei de Creta; embora seja isso uma lenda, prova a antiguidade da utilização do mel como alimento.
Com base na taxonomia, dentro do filo dos artrópodes, na classe dos insetos, situa-se a ordem dos himenópteros, à qual pertencem as abelhas, existem mais de vinte mil espécies reunidas taxononomicamente em nove famílias: asdronideos, halictideos, megaquilideos, antoforideos, apideos, coletideos, oxaeideos, melitideos e fidelideos. Dessas famílias, as quatro últimas possuem somente abelhas solitárias; as demais contam com espécies solitárias e sociais em diferentes percentagens.
Todas as abelhas são agressivas, porém a africana o é mais; para tanto, existe um soro para ser usado em pessoas picadas que neutraliza o efeito de quatro a cinco picadas. Contudo, a picada da abelha constitue um recurso medicinal para o tratamento do reumatismo crônico.

PROVÉRBIO - Com o provérbio Abelha dá mel, mas não quer saber de agrado, conforme o Dicionário brasileiro de provérbios, locuções e ditos curiosos (Documentário, 1974), de R. Magalhães Junior, faz referência às mulheres astuciosas e ladinas, numa expressão oriunda de Portugal na qual se expressa Abelha dá mel, mas não foi feita para beijos, prevenindo entusiasmo contra pessoas e situações incertas e pouco conhecidas, correspondente àquele outro ditado: nem tudo que brilha é ouro.

A EXTINÇÃO DAS ABELHAS – Há uma preocupação que se aumenta nos últimos anos por causa da Síndrome do Colapso das Abelhas, que é a queda nas populações do inseto devido a fatores naturais e ação humana, por meio da destruição do ambiente das abelhas selvagens e uso massivo de agroquímicos e agrotóxicos. Por causa disso, a doutora Maria Caldas Pinto, do CCHA/UEPB, tem chamado a atenção para a importância fundamental das abelhas para a humanidade e que a sua vertiginosa diminuição tem causado prejuízos de toda ordem à vida humana, inclusive financeiro. A sua constante diminuição tem provocado a extinção de alguns vegetais que deixaram de receber a sua polinização, provocando o aluguel de abelhas por parte dos apicultures. A sua queda drástica torna escassa a quantidade de vegetais que, por sua fez, são fontes de alimentação de animais herbívoros, proporcionando a existência de um efeito dominó na cadeia alimentar, trazendo consequência que atingirá os carnívoros por causa da diminuição de alimentos, até chegar na privação humana. Com a diminuição de carnes e vegetais, passará a valer a lei da demanda e da oferta, aumentando o preço dos alimentos que geram, por sua vez, uma crise econômica que pode levar a sérios conflitos e guerras. 


Veja mais aqui, aqui e aqui.