O
BRINCAR DA CRIANÇA – O livro Psicologia
na educação (Cortez, 2008), de Claudia Davis e Zilma de Oliveira, trata
sobre as contribuições da psicologia para aprendizagem escolar, a construção
social do sujeito, a psicologia do desenvolvimento, a psicologia da
aprendizagem, a psicologia na educação, a criança enquanto ser em
transformação, o desenvolvimento cognitivo e afetivo, o desenvolvimento de
crianças e adolescentes, entre outros assuntos. Da obra destaco o trecho: [...]
Brincando, a criança experimenta novos
papeis, julga se os mesmos são ou não adequados, imagina consequências por agir
de um ou de outro modo. Com isso, acaba por internalizar regras de conduta,
desenvolvendo ainda o sistema de valores que desde já orienta seu
comportamento. [...] No jogo, pois, a
criança subordina-se a certa regras, renunciando às ações impulsivas e
contrariando a forma como agiria espontaneamente. Por exemplo, se estiver
desempenhando o papel de mãe, pode não deixar que alguém com o bolo preparado
para o lanche, porque ainda não está na hora do jantar. Renunciar ao prazer de
comer o bolo significa, aqui, aceitar o prazer de brincar. [...] O professor deve reconhecer, portanto, que,
desde muito pequenos, seus alunos, já seguem regras, explorando algumas e
inventando outras, e construindo, assim, a noção de certo e errado. O importante
aqui, é o reconhecimento de que o sistema que rege a conduta infantil nem
sempre coincide com o adulto e nem sempre se baseia nos mesmos valores. Daí a
necessidade de discutir e comparar, exaustiva e constantemente, os
comportamentos manifestos e os esperados. [...]. Veja mais aqui.
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