BRINCARTE: BRINCAR PARA APRENDER – Palestra proferida
para professores, estudantes e profissionais das áreas de Psicologia, Educação
e Letras, voltada para o destaque da atividade do brincar com arte, Brincarte,
contribuindo para o desenvolvimento social da criança.
EMENTA – A criança e o brincar, o brinquedo e
o lúdico, os direitos da criança, a brincadeira na educação, bases legais da
brincadeira na educação, Brincarte, Lev Vygotsky, Paulo Freire, Jean Piaget, contribuição
da arte, o faz de conta, o reino da imaginação, a brincadeira com literatura, a
brincadeira com música, a brincadeira com teatro, o brincarte na Educação Infantil
e no Ensino Fundamental, a LDB e os PCN, o desenvolvimento da criança.
PALESTRA – Esta palestra foi realizada a convite da Universidade
Federal de Alagoas/EdUfal, durante a V Bienal Internacional do Livro de
Alagoas, em Maceió, 2011, para professores e estudantes de Letras, Pedagogia e
Psicologia. Contatos: 82.8845.4611
ou enviando mail pela HomeLAM
BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
BRASIL. Constituição da República Federativa do
Brasil. Brasília. Senado Federal,1988.
_____. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n°
8069, de 13 de julho de 1990.
_____. Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996.
______. Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SE, 1998.
CAMPOS,
Aurélia; DIAS, Bárbara; AZEVEDO, Laura; MODERNELL, Laura; KFOURI, Mariana. Ação
e aprendizagem: o teatro como facilitador da aprendizagem e da socialização na
escola. São Paulo: USP/IP, 2012.
FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. RJ, Paz e Terra,1977.
_____.Pedagogia da Esperança. RJ, Paz e Terra,
1992.
HUIZINGA,
Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.
JAPIASSU,
Ricardo. As artes e o desenvolvimento cultural do ser humano. Educação &
Sociedade, ano XX, nº 69, 34-59, dezembro/1999.
______.
Jogos teatrais na escola pública. Revista da Faculdade de Educação, vol. 24, nº
2, São Paulo, jul/dez, 1998.
KOUDELA,
Ingrid. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1984.
OLIVEIRA, Maria Eunice; STOLTZ, Tania. Teatro na
escola: considerações a partir de Vygotsky. Educar, Curitiba/UFPR, n. 36, p.
77-93, 2010.
PIAGET, J. Psicologia da criança. Rio de Janeiro: Diefel, 1978.
_____. A
construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar/MEC, 1975.
_____. Epistemologia
genética. Petrópolis: Vozes, 1971.
_____. Formação do símbolo
na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
PORTO, Andreia; KAFROUNI, Roberta. Teatro e
desenvolvimento psicológico infantil. Avances
en Psicología Latinoamericana, 31 (3), 575-585, 2013.
REVERBEL, Olga. Teatro na sala de aula. Rio de
Janeiro: José Olympio, 1979.
VYGOTSKY, L. S. Imaginação e
criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
______. Algumas ideias sobre desenvolvimento e jogo infantil. Idéias, n. 2. São Paulo: FDE, 1988.
______. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
______. Pensamento e linguagem.
Lisboa: Antídoto, 1979.
______.
O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
______.
Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L.;
LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São
Paulo: Ícone/Edusp, 1988.
______;
LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São
Paulo: Ícone/Edusp, 1988.
WINNICOTT, D. W. O brincar e
a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Veja mais Palestra.