BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Friday, September 12, 2008

A INFÂNCIA



A INFÂNCIA

Luiz Alberto Machado

Eu nasci entre um rio e um sorriso de mulher.

No rio, aprendi o mundo feito um peralta.

No sorriso da mulher, aprendi a vida. E como era linda!

Mas só não havia o rio e a mulher, havia muitas outras coisas que eu pude ver na minha televisão pirrototinha que mostrava paisagens de ontem, de hoje e de amanhã.
No festival de ontens, eu me via com as crianças que não apareciam nunca: só os homens e mulheres com seus castelos, tesouros e mandos. Havia festas de princesas, príncipes e dragões. Mas eu não via nenhuma criança feliz entre príncipes, princesas, reis e dragões. Só com as histórias contadas e recontadas.

Lembro quando esqueci de mamar. Não precisava mais. Já mexia com talheres e me achava um quase grandão, feito meus pais e parentes.

Foi aí que aprontei que só. Passei a sensação do momento, o artista da casa. Ah, como fui paparicado. E mais presepadas eu fazia, brincava demais. Mas eu quase me sentia um brinquedo dos maiores, quando, na verdade, eu queria era brincar com eles. Eles nunca tiveram tempo. Alguns momentos, só.

Para me livrar, brinco com meu cavalo de pau, com meu soldadinho de papel, com meu bodoque, peteca, ximbras e passo tempo virando e revirando o mundo com meus bonequinhos de barro: o indiozinho, o pretinho e o branquinho. Como eles são meus brinquedos, eles são amigos. Se estranham, mas faço eles apenas guerrear de mentirinha. Afinal, quem manda sou eu, né?

Ah, mas eu vi um Pelezinho passando com uma foice na mão.

- Ei, Pelezinho!

Eita, ele mandou um chau pra mim. Disse que vai trabalhar na cana com os pais dele. Eu queria tanto ir com ele. Dizem que o trabalho dele é longe e que ele vai amontado num caminhão sorrindo por ai.Eu queria ir, mas não deixam eu trabalhar com Pelezinho. Queria tanto trabalhar com Pelezinho. Acho que seria muito bom as brincadeiras com o Pelezinho no trabalho dele. Andar de caminhão deve ser muito bom. E brincar pelas rodagens deve ser melhor ainda, chupando cana, sorrindo pro sol.

Destá. Pelezinho quando voltar a gente brinca. Enquanto isso vou bolar umas coisas para quando ele chegar, a gente brincar bem muito.

Chau.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
REVERBNATION
ANYWHERE FM