BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Tuesday, July 01, 2008

BRINCARTE



O QUE É?

Luiz Alberto Machado

Tudo começou assim: com uma crença no futuro. Uma crença teimosa feita de sonhos. Um sonho de criança, eureka!

Pois é, brincar com arte, brincarte.

Aí foi tomando vulto.

Primeiro com “O reino encantado de todas as coisas”, um livrinho que foi publicado em 1992, pelas Edições Bagaço.

Depois, foi a vez de “Falange, falanginha, falangeta”, inaugurando o selo Edições Nascente, em 1995, virando recreação escolar – onde eu me apresentei com meu violão, contando, cantando e teatralizando a historinha - por ser adotado em diversos educandários do Ensino Fundamental.

Veio, então, “O lobisomem zonzo”, em 1998, pelas Edições Nascente, sendo transformado, posteriormente, em peça teatral infantil que já foi premiada.

Em seguida, foi a vez do livrinho “O cravo e a rosa”, lançado em 1999, pelas Edições Nascente, virando um sucesso absoluto, a ponto de esgotar a tiragem em poucos meses de lançado.

Aí chegou “Alvoradinha:calango verde do mato bom”, em 2001, pelas Edições Nascente, traduzido para diversas línguas e se esgotando a edição com poucos meses de lançado.
Ficou a teimosia.

Não podia ser, realmente, de outro jeito: a criança insistia e fez valer dentro de mim o cultivo da ternura, igualdade, justiça e solidariedade com muita brincadeira, festa e alegria.

Não deu outra: fui juntando outros personagens e tudo foi avolumando até chegar na TURMA DO BRINCARTE, um novo livrinho que eu trago para a garotada, acompanhado de uma recreação com o Nitolino no Reino Encantado de Todas as coisas, um enxerido dum maloqueiro cheio de nove horas, cantando, teatralizando e enrolando todo mundo, que nasce MenininhoNito e vira, por fim, o SuperNito, pronto para as festas de aniversário, recreações e salas de aula da Educação Infantil e primeiro ciclo do Ensino Fundamental.

O enxerido do Nitolino se apresentará onde for convidado com o seu violão, dramatizando e brincando numa contação de história enrolada que vira uma recreação bastante criativa, com duração de 1 hora. Esta recreação pode ser apresentada em palcos, sala de aula, auditórios, aniversários, quintais, varandas, enfim, em qualquer lugar onde o intrépido Nitolino contará histórias, fará brincadeiras, dramatizará e cantará com a garotada.

Para adquirir os livros, contratar a recreação ou mesmo contactar o autor, você pode mandar um mail para lualma@terra.com.br ou ligar para 82.8845.4611.

VEJA MAIS:EVENTOS COM PARTICIPAÇÕES DE LUIZ ALBERTO MACHADO
BRINCARTE
RÁDIO TATARITARITATÁ – LIGUE O SOM & CURTA!
GUIA DE POESIA
PALESTRAS/PESQUISA & CIA
VAREJO SORTIDO
MÚSICA, TEATRO & CIA
CRÔNICA DE AMOR
ENTREVISTAS