BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Thursday, September 18, 2014

A CRIANÇA


O TEMPO NO COTIDIANO INFANTIL – O livro O tempo no cotidiano infantil: perspectivas de pesquisa e estudos de caso, organizado por Anna Bondiolli, trata de temas como contexto educativo, observação, foco, indicadores, creche, adaptação, crescimento, leitura, lactentes, desmame, pré-escola, sociabilidade, escola elementar, espaços e atividades, agrupamentos, experiência, instruções e tarefas, imagens da criança, pedagogia latente, socialização, Goffman e o jogo social, ecologia da vida infantil, envolvimento, os lugares, a comunicação, entre outros temas.

REFERÊNCIA
BONDIOLLI, Anna (Org.). O tempo no cotidiano infantil: perspectivas de pesquisa e estudos de caso. São Paulo: Cortez, 2004.

BEBÊS E MAMÃES – O livro Bebês e mamães, de T. B. Brazelton aborda temas como o bebê comum, sossegado, ativo, o equipamento do recém-nascido, estimulação, reações sensoriais e comportamento reflexo, as primeiras semanas, do primeiro mês ao décimo segundo mês, alimentação, brincar com a comida, amamentação, temperatura, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
BRAZELTON, T. B. Bebês e mamães. Rio de Janeiro: Campus, 1981.

UMA VIDA PARA O SEU FILHO – O livro Uma vida para seu filho: pais bons o bastante, de Bruno Bettelheim, trata de assuntos como as primeiras experiências, conselho de especialista, pai ou estranho, desempenho escolar, humanidade, o por quê, a empatia, a disciplina e o castigo, a infância e o adulto, filhos e pais, identidade, brincadeira, competição, fontes inconscientes, ganhar ou perder, família, comunidade, ideal e realidade, os laços, papai Noel, coelhinho da Páscoa, diabo, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
BETTELHEIM, Bruno. Uma vida para seu filho: pais bons o bastante. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

O DRAMA DA CRIANÇA BEM DOTADA – O livro O drama da criança bem dotada: como os pais podem formar (e deformar) a vida emocional dos filhos, de Alice Miller, trata do drama das crianças, psicoterapias, depressão, negação, desenvolvimento, distúrbio, auto-enganação, fases depressiva, emoções, conflitos, desprezo, humilhação, cotidiano, perversão, depravação, solidão, entre outros temas.

REFERÊNCIA
MILLER, Alice. O drama da criança bem dotada: como os pais podem formar (e deformar) a vida emocional dos filhos. São Paulo: Summus, 1997.

INVESTIGAÇÃO DA CRIANÇA – O livro Investigação da criança em interação social, organizado por Maria Isabel Pedrosa, reúne diversos autores para abordagem de temas como a pré-escola, Wallon e o papel da imitação, significados, interações infantis, papeis sexuais, atividade de brincar, adaptação do bebê à creche, a invasão dos browsers, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
PEDROSA, Maria Isabel. Investigação da criança em interação social. Recife: UFPE, 1996.

EXAME PSICOLÓGICO DA CRIANÇA – O Manual para exame psicológico da criança, de René Zazzo, traz assuntos como a gênese e formulas da lateralidade, seriação, Piaget, teste das gnosias digitais, sensibilidade, teste de Head, mão-na-orelha, sincinesias, motricidade facial, motricidade digital e membros superiores, prova de nível e estilos motores, possibilidades motoras, habilidade digital, o estilo morto, provas de ritmo, teste adaptado por Kohs-Goldstein, prova graifca de organização perceptiva, cotejo, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
ZAZZO, René. Manual para exame psicológico da criança. São Paulo: Mestre Jou, 1981.

O JOGO E A CRIANÇA – O livro O jogo e a criança, de Jean Chateau, trata de temas como novas buscas em educação, o brincar da criança, o jogo e o outro, a formação do grupo, a disciplina, a regra e a ordem, os obstáculos, o objeto, o adulto, caracteres, os jogos e as idades, o papel pedagógico do jogo, entre outros assuntos.

REFERÊNCIA
CHATEAU, Jean. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

A CRIANÇA EM CENA – O livro A criança em cena: o infantil e a perversão, de Claudia Mascarenhas Fernandes, aborda terma como derivações, sexualidade, infância inocente, a construção das zonas erógenas, fantasia, perversões, desvios do instinto, amadurecimento, espancamento, Édipo, masturbação, repressão, Freud, a criança e o adulto.

REFERÊNCIA
FERNANDES, Claudia Mascarenhas. A criança em cena: o infantil e a perversão. São Paulo: Casa do Psicologo, 2007.

Veja mais aqui.