BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Thursday, July 25, 2013

A CRIANCINHA QUE CONSERTOU O HOMEM E O MUNDO





HISTORINHA DE ALBIGENOR & ROSE MILITÃO

Um executivo de uma grande empresa, com a necessidade de se isolar para terminar alguns relatórios de clientes, resolveu se esconder no lugar menos provável de ser encontrado: sua própria casa. Assim fez. Retornou cedo para casa, antes das 16hs e se trancou no seu escritório particular.

Estando ele tranquilo, em casa, celular desligado, sem sinal de fax ou a secretária indagando se “o senhor pode atender dr. Fulano?”, percebeu a porta do escritório abrindo, devagarinho. “Oba!” Ecoou o grito de felicidade da sua filhinha de 6 anos, ao ver o pai (figura tão difícil) àquela hora em casa. Foi logo perguntando... perguntando.... – afinal, 6 anos é a aquela fase das intermináveis perguntas.

O pai, ao mesmo tempo em que precisa continuar fazendo o seu trabalho, não poderia se furtar em aproveitar, também, aquele momento com a sua “pirrota”. Mas, estrategicamente, pensou numa maneira de “livrar-se” dela por algum tempo. Pincelou o olhar pela estante e retirou um livro – era um atlas geográfico -, abriu-o bem na página central e deu de cara com um “mapa-múndi”.

Destacou-o, pegou uma tesoura, picotou-o em vários pedaços, embaralhou-o, chamou-a e disse, satisfeito: “Filhinha, o papai tem um desafio para você.... Você vai ganhar esta caixa de chocolates (mostrou uma caixa que havia em sua parta), assim que voltar com esse quebra-cabeças (o dito mapa) todo consertado, tá certo?”

Ela aceitou o desafio do pai, saiu rapidamente e ele respirou aliviado, pois iria ficar um bom tempo sem ela perguntando.

Pouco mais de 30 minutos, após, irrompe a elétrica criaturinha na sala onde estava o pai, ainda às voltas com seus relatórios: “Painho! Painho! Terminei!... agora eu quero a minha caixa de chocolates, inteirinha!” Ao que ele retrucou surpreso (contendo a sua decepção, pois ele imaginava que ela demoraria bem mais tempo): “Muito bem, minha filha! E como foi que você conseguiu, tão rápido?” Ela mostrou uma grande folha de papel – tipo papel manteiga, meio transparente -, onde estavam os recortes do mapa, colados no seu “estilo” e disse: “Foi difícil... mas, olhando com atenção, eu vi que o outro lado de cada pedacinho de papel havia uns tr4aços que, quando eu juntava, formava a figura de um homem.... aí, eu pensei: se eu consertar o homem, eu conserto o mundo!”.

FONTE:
MILITÃO, Albigenor; MILITÃO, Rose. Jogos, dinâmicas & vivências grupais: como desenvolver sua melhor técnica em atividades grupais. Rio de Janeiro: Qualytmark, 2000.


Veja mais Histórias & Lendas.