BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Tuesday, March 11, 2008

CANAVIAL



Foto de Justino Lucente

A LENDA DO AÇÚCAR E DA CACHAÇA

Nosso Senhor passava certa vez por uma estrada e, debaixo do solão enorme, morria de fome e de sede. Já não aguentava mais de cansaço, quando avistou um canavial. Então abrigou-se entre as suas folhas, refrescou-se do calor, descansou, chupou uns gomos e matou a fome. Ao retirar-se, estendeu as mãos sobre as canas e as abençoou, prometendo que delas o homem haveria de tirar um alimento bom e doce.
No outro dia, à mesma hora, o Diabo saiu das fornalhas do inferno, com os chifres e o rabo queimados. Galopando pela estrada, foi dar ao mesmo canavial. Vendo o verde das canas, entendeu de refrescar-se e espojar-se nas folhas. As canas, porém, soltaram pêlos, começando ele a coçar-se. Furioso, cortou um gomo e começou a chupar; mas o caldo estava azedo e, caindo-lhe no goto, queimou-lhe as goelas. O Diabo então danou-se, e prometeu que da cana o homem haveria de tirar uma bebida tão ardente como as caldeiras do inferno.
É por isso que a cana dá o açúcar, por causa da benção de Nosso Senhor, e a cachaça, por causa da maldição do Diabo.


FONTE:
BRANDÃO, Alfredo. A lenda do açúcar e da cachaça. In: O Bangüê nas Alagoas, de Manuel Diegues Júnior, na antologia “Estórias e lendas do Norte e Nordeste”. São Paulo: Edigraf, 1961.

VEJA MAIS:
BRINCARTE
CRÔNICA DE AMOR
RÁDIO TATARITARITATÁ
SHOW TATARITARITATÁ