BRINCARTE

BRINCARTE
BRINCARTE

Tuesday, January 15, 2008

MARACATU



Foto: do livro Espetáculos Populares de Pernambuco, de Carlos da Fonte Filho. Recife: Bagaço, 1999.

Ê, maracatu!
Maracatu do Baque Solto!
Maracatu do Baque Virado!

O maracatu é uma das manifestações culturais pernambucanas de origem afro-brasileira, misturando cultura indígena, africana e européia, formada por uma orquestra de percussão que acompanha o cortejo durante o carnaval.
Existem dois tipos de maracatus: o nação, que também é conhecido de Maracatu de Baque Virado; e o rural que é conhecido como Maracatu de Baque Solto. Do Maracatu Nação participam entre 30 e 50 figuras. Entre elas estão o Porta-estandarte, trajado à Luís XV (como nos clubes de frevo), que conduz o estandarte. Atrás, vêm as Damas do Paço, no máximo duas, e que carregam as Calungas, que são bonecos de origem religiosa, que simbolizam uma rainha morta. A orquestra do Maracatu Nação é composta apenas por instrumentos de percussão: vários tambores grandes (alfaias), caixas e taróis, ganzás e um gonguê (metalofone de uma ou duas campânulas, percutidas por uma vareta de metal). Hoje em dia, se usa xiquerês(instrumento confeccionado com uma cabaça e uma saia de contas). O Mestre de Toadas "puxa" os cantos, e o coro responde. As baianas têm a responsabilidade de cantar, outras vezes, são os caboclos, mas todos os dançarinos também podem participar.
O maracatu rural também conhecido Maracatu de Baque Solto tem sua origem nos cortejos africanos, sendo uma espécie de fusão de elementos dos vários folguedos populares, que vêm às ruas das cidades próximas aos engenhos de açúcar como: Goiana, Nazaré da Mata, Carpina, Palmares, Timbaúba, Vicência, dentre outras, durante o carnaval, com características e colorido próprio, garantindo sempre a presença nos carnavais do Recife. É formado por um ritmo rápido de chocalhos, percussão unissonora e acelerada do surdo, acompanhada da marcação do tarol, do ronco da cuíca, da batida cadenciada do gonguê, do barulho característico dos ganzás, um solo de trombone, e outros instrumentos de sopro que, juntos, dão ao conjunto características musicais próprias e bem diferenciadas dos maracatus tradicionais.

VEJA MAIS:
FOLIA TATARITARITATÁ